Em 2013, as paulistas Paula Proushan e Michelle Lima começaram a sentir falta de flats – sapatos baixos – confortáveis e, ao mesmo tempo, estilosos no mercado. A partir daí nasceu a Blue Bird Shoes, que apostou na produção de sapatos sem salto, feitos à mão, coloridos e descolados. Cinco anos depois, as sócias as inauguraram sua sexta-feira, dia 11, sua segunda loja no Rio, no Shopping Leblon – e a sexta da marca.
A Blue Bird Shoes já foi criada com a intenção de ser vendida para fora do país – as peças já foram comercializadas, inclusive, na multimarcas de luxo Luisa ViaRoma, na Itália. A arara azul foi escolhida como símbolo pelas sócias por ser considerada um ícone tropical e o nome Blue Bird Shoes foi selecionado por ser fácil e e ajudar a transmitir uma ideia global. Mas a principal característica é que todas as escolhas são feitas em conjunto. “Eu e a Michelle temos nossas especializações, mas somos donas e empreendedoras, então cuidamos juntas de tudo um pouco. Na produção também nada é produzido sem que as duas se identifiquem”, explica Paula.
Fora de São Paulo, a capital fluminense é a única praça com duas lojas. Para começar em grande estilo, as sócias lançaram uma coleção de 12 sapatos pensados especialmente para as consumidoras cariocas. Paula explica que as mulheres do Rio têm muita personalidade. “Só ela consegue fazer a combinação de cores, texturas e volumes que faz. A carioca sabe o que ela quer, ela é única. É sofisticada mas sem ser esnobe, tem um ar boêmio”, define Paula.
O “carro-chefe” da marca é o modelo loafer, tipo de sapato muitas vezes considerado masculino. “Esse sapato faz meio um estilo ‘roubei do me namorado, do meu marido’. Mas ele é muito confortável, então a gente trouxe para o universo feminino usando muitas cores e palavras divertidas”. Paula conta que o modelo também é inspirado nos sapatos usados pelo rei da França no século XIV. “As pessoas, às vezes, acham que esse sapato é ‘moderno demais’, mas na verdade ele é muito tradicional. A gente adiciona cores divertidas a isso”, comenta.
Para o dia das mães, a Blue Bird Shoes lançou uma collab criada pela jornalista e influencer Mônica Salgado. Ainda no mês de maio, a marca inaugura a Blue Bird Lab, que, além de QG da marca, também vai testar novas coleções – se fizerem sucesso, essas peças vão ser vendidas para todas as lojas da grife. O espaço também vai receber artistas plásticos e grafiteiros interessados em personalizar sapatos da marca. Quem já está ansioso para conferir?
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