“Tenho uma jornada enorme pela frente e muitos sonhos para o futuro, então quero trabalhar bastante, ser reconhecido no Brasil e ter meu próprio salão”, afirmou Lucas Vieira em uma matéria feita pelo o site HT, no finalzinho de 2015. Na época, o maquiador, hoje adorado pelas celebridades, tinha acabado de chegar ao mercado carioca e, mesmo com o pouco tempo de carreira no Rio, ele já tinha uma chancela. Três anos depois, Lucas está abrindo o seu próprio espaço de beleza na Zona Sul carioca, em pleno Leblon, e é reconhecido em todo o país pelo seu talento, já tendo trabalhado com personalidades do exterior como a cantora Dulce Maria.
Em pouco tempo, o que ele considerava um sonho distante se tornou realidade. “As coisas chegaram a mim muito rápido e sempre digo que Deus foi quem preparou tudo. Quando fazemos o nosso trabalho direito, temos foco e queremos algo, tudo acaba acontecendo naturalmente. Acho que a ficha ainda não caiu. Às vezes, a gente não tem a noção de onde o nosso trabalho vai. Fiz vários workshops no ano passado e fiquei impressionado como todos me recepcionaram bem. É muito gratificante”, contou. Assim como toda a sua trajetória, o projeto aconteceu por um acaso do destino. Lucas Vieira recebeu um convite da sócia, Adriana Calmon, que já possuía uma loja, para montar o seu próprio espaço de embelezamento. Na terça-feira, dia 30 de janeiro, na Galeria Cidade do Leblon, o público poderá conhecer de perto o salão pessoal deste artista da beleza.
O profissional espera entregar nada mais e nada menos que a perfeição para cada uma de suas clientes. A ideia é que o espaço seja uma espécie de vitrine para o trabalho do maquiador. Sendo assim, o local conta com uma equipe bem treinada que foi selecionada a dedo pelo próprio Lucas Vieira. A proposta é que a cliente possa escolher com segurança qualquer um dos maquiadores do local, pois todos entregarão a mesma qualidade do serviço feito pelo dono. “O diferencial vai ser o atendimento e a qualidade do serviço. Quero que as clientes entrem no salão e saiam prontas e deusas para qualquer evento. Vai ter, inclusive, um espaço para a pessoa trocar de roupa. Aqui no Rio não existe muito este costume como há em São Paulo e pretendo trazer isto para as cariocas. Além disso, quero que a atmosfera do espaço seja zen, para que a mulher se sinta à vontade e relaxada, sem aquele estresse e barulho”, informou. Simultaneamente à chefia do salão, Lucas continuará atendendo as clientes em casa como sempre fez.
A carreira deste profissional é resultado de alguns traços de sua personalidade como a perseverança, o talento e a sorte. Para que Lucas Vieira chegasse ao topo em menos de um ano foi necessário um combo de situações. Ele nasceu e foi criado em Governador Dix-Sept Rosado, no Rio Grande do Norte, uma cidade com cerca de 10 mil habitantes. Inicialmente, foi exercitando o seu talento maquiando a própria mãe e, em paralelo a isto, criou uma conta de humor Twitter. Este perfil ajudou o rapaz a ser conhecido no meio das celebridades, apesar de morar no interior. “É tão engraçado como as coisas acontecem que, às vezes, a gente nem entende. No Twitter, eu comentava tudo o que passava na televisão de uma forma engraçada. O Lu Comment bombou, mas quando comecei a trabalhar com beleza, acabei abandonando a rede. Talvez se eu não tivesse feito isto, hoje seria um super digital influencer”, brincou. Quando chegou ao Rio de Janeiro, ele ligou para alguns famosos e informou que estava trabalhando como maquiador. Na época, ele contou com a ajuda de Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e Nívea Stelmann.
A trajetória até chegar à Cidade Maravilhosa também vale ser lembrada. Ele se mudou para Natal onde trabalhou no salão Sinval de Souza, o melhor da região. O local funcionou como uma verdadeira escola na qual ele pode aprimorar o serviço. Depois de três anos fazendo parte da equipe, o dono do espaço enviou Lucas Vieira e mais quatro profissionais para o Rio de Janeiro, pois tinha a pretensão de abrir um salão de beleza na cidade. No entanto, devido à crise, o profissional acabou desistindo da empreitada, mas o maquiador das celebridades decidiu ficar. Inicialmente, morou por seis meses com uma senhora que estava alugando um quarto da casa. “Ela parecia uma espécie de anjo e mãe que Deus colocou na minha vida para me ajudar. Quando eu chegava em casa, as minhas roupas já estavam passadas e tinha sempre comida”, relembrou. Lucas mantém contato com esta senhora até hoje. Enquanto ainda não tinha muitas propostas de trabalho, ele aproveitava o tempo extra para procurar o nome de maquiadores conhecidos na internet e mandar o portfólio para eles. “Eu pensava que, se era para ficar no Rio de Janeiro, queria estar ao lado dos melhores profissionais”, comentou. Foi assim que começou a ter uma clientela carioca.
Desde que começou a se aventurar no universo da moda, em 2008, ele tinha a vontade de se mudar de sua cidade natal. O motivo não era a falta de trabalho. Na verdade, ele sabia que, se quisesse se tornar referência, precisaria ir para o eixo Rio-São Paulo. Além de trabalhar em um salão renomado em Natal, ele já havia feito matérias para revistas. “Chegou a um ponto que eu não tinha mais o que fazer. Ou eu continuaria no salão fazendo maquiagem para sempre ou iria atrás de mais. Acabei querendo encontrar novas opções”, informou. Apesar de ter deixado toda a família e amigos, Lucas ainda faz questão de voltar sempre que pode para o Rio Grande do Norte e a última vez foi na semana passada. “Pude ter contato com o carinho dos meus familiares. Estão muito orgulhosos”, comentou.
Além do sucesso no Brasil, Lucas já está criando uma clientela no exterior. Desde que maquiou Dulce Maria, ele recebeu propostas para fazer a Anahí e a Maite Perroni, ambas colegas de profissão da artista mexicana. Apesar de possuir esta notoriedade, o foco para os próximos anos de carreira de Lucas Vieira ainda é o Brasil. “Sonho em ir para Nova York e para o exterior, mas ainda tem muita estrada pela frente no Brasil. Quero focar no meu mercado aqui e quem sabe no futuro não vou para fora? De qualquer forma, gosto de viajar para comprar novos produtos e ver outras tendências. Por agora, só aceito trabalhos lá fora se forem campanhas ou projetos temporários”, informou. Ele ainda pretende fortalecer o mercado nacional trabalhando com alguns grandes nomes, como Daniel Hernandez. “Sempre tive uma admiração muito grande por ele. É um profissional sensacional”, comentou. Além disso, sonho um dia fazer a beleza de Ivete Sangalo. “Ela é uma personalidade marcante no Brasil e uma pessoa que admiro muito. Ainda vou ter a chance de fazer um dia”, contou.
https://www.instagram.com/p/BeMUJkuHEoH/?hl=pt-br&taken-by=lucasvieirabr
Além de trabalhar com os famosos, Lucas Vieira é uma nova referência quando o quesito é maquiagem de noivas. “Este ano de 2018, eu já tenho 45 noivas agendadas. Tento ficar tranquilo, mas sei que é uma super responsabilidade, porque são 45 sonhos. Não gosto nem de pensar nisso, mas é um meio que amo”, comentou. A grande diferença da maquiagem com este tipo de cliente é o cuidado e preocupação redobrada que possui com elas. “Passo o dia inteiro com elas. Existe uma preparação muito grande por trás, como a prova da noiva, que é o momento onde ela decide tudo. Na maquiagem, coloco produtos mais resistentes e à prova d’água, porque precisa estar impecável a noite toda”, comentou.
O talento dele vai além das maquiagens. Em sua cidade natal, ele passou um ano trabalhando para a rádio comunitária Esperança FM. Desde aquela época, sempre quis ter o seu próprio canal e acabou criando o Lucas Vieira Beauty no YouTube. O espaço conta com dicas de maquiagem e conversas para lá de interessantes com celebridades. Apesar de ter ficado um tempo parado, ele pretende voltar com o ramo de apresentador no mês que vem. “Já estou gravando novos materiais. Estou preparando um vídeo agora para o Carnaval. Sempre gostei de conversar com as pessoas, com as minhas clientes. Pretendo falar sobre beleza, moda e muito mais”, contou. Vem novidade por aí!
https://www.youtube.com/watch?v=tx5mHqq2eI8
Lucas Vieira atua em vários ramos dentro de sua profissão, faz maquiagem para noivas e para eventos sociais. Além disso, investe nas publicidades, campanhas e desfiles. E, atualmente, vai inaugurar a sua nova empreitada, o salão no Leblon. Com tantas frentes de trabalho, a palavra crise nem faz parte de seu vocabulário. “O mundo da beleza não foi muito afetado. Funciona muito bem. As mulheres querem estar bem maquiadas e com o cabelo bonito. Foi nisto o que nós pensamos, porque, por mais que a gente vá gastar um pouco mais, o meio está crescendo”, comentou.
Mesmo com a correria de uma rotina lotada de trabalhos de sucesso, o profissional ainda possui o cuidado de pensar qual a melhor maquiagem que se encaixa para cada tipo de pessoa. “Gosto sempre de observar o gosto e o rosto, porque assim vou conseguir identificar o que realmente vai dar certo. Além disso, me inspiro em videoclipe, revistas e nas mulheres nas ruas no dia-a-dia. Não existe regra, não costumo pensar muito antes de fazer, porque assim não vai sair bacana. É com o pincel na mão que vou criando”, contou. Atualmente, ele tem uma tendência de apostar em um estilo fresh, apenas valorizando os traços de cada pessoa. Seguindo este conceito, o que não pode faltar na pele de qualquer cliente é um bom hidratante e um protetor solar. “Fazem uma grande diferença. Este cuidado é essencial e torna a durabilidade da maquiagem ainda mais duradoura”, indicou.
Já que estamos falando com um profissional do ramo da beleza, não poderia faltar a pergunta chave sobre as tendências que vem por ai. “Para o Carnaval, quero fazer uma pele bem iluminada, usando bastante glitter na região das têmporas. Além disso, a boca pode ser colorida. O iluminador será o elemento curinga desta época”, garantiu. A ideia é se jogar no brilho, afinal, este é o momento onde podemos abusar daquele iluminador babado. “Para o inverno, a pele será um pouco mais matte, sem muito contorno e uma boca bem forte. Se quiser ousar, a dica é apostar no batom”, contou.
Artigos relacionados