Lucas Leão apresenta no SPFW N58 coleção com ênfase nas memórias afetivas do subúrbio do Rio e uma ode à autoralidade


O designer carioca nos brindou com uma “Carta Aberta” sobre sua trajetória de vida e a construção da coleção batizada “Coração Suburbano”. “Apresento duas marcantes e valiosas figuras da minha infância na Zona Norte do Rio: o bate-bola, com suas roupas luxuosas e bordadas – essência do carnaval de rua – e a noiva, que representa o glamour, o delírio e a feminilidade máxima nas lojas de vestidos de festa”. A direção do desfile ficou a cargo de Alexandre Schnabl que nos conta: “O talento em ascensão na constante dança de cadeiras da moda nacional, nesses últimos 15 anos de tantas transformações, o carioca Lucas Leão vem se apresentando a cada temporada como sopro de frescor na alfaiataria, território inóspito, tão importante quanto perigoso, na construção do estilo dada a necessidade de domínio absoluto do qual carece esse segmento. Fazer alfaiataria é para os fortes”

Lucas Leão apresenta no SPFW N58 coleção com ênfase nas memórias afetivas do subúrbio do Rio e uma ode à autoralidade

Inspirado nos bate-bolas (ou clóvis), tradicionais fantasias carnavalescas que povoam o imaginário do Rio, sobretudo na região suburbana da Zona Norte carioca, onde Lucas Leão nasceu e foi criado, o designer ressignificou a fantasia sob seu olhar, dentro de uma estética luxuosa que sempre enfatiza o encontro do handmade com a alfaiataria que faz uso de delicadas técnicas de moulage, em tingimentos manuais orgânicos desenvolvidos em experimentos únicos e executados pelo próprio estilista. Outra inspiração repleta de memórias afetivas é “a noiva”, “inspirada nas vitrines de lojas de vestidos que pululam nas esquinas do subúrbio”. Hoje, ele apresenta suas criações no SPFW N58 e nos brindou com uma Carta aberta sobre sua trajetória de vida e a essência da coleção batizada “Coração Suburbano”

Lucas Leão

Lucas Leão

 

“Um olhar pessoal sobre a nova coleção”

“Apresentada no SPFW N58, esta nova coleção é reflexo íntimo de minhas memórias, resgate de minhas raízes, um tributo ao luxo e à identidade do subúrbio carioca que sempre foram, para mim, sinceras fontes de inspiração e vivência.

Venho de uma família de alfaiates. Minha trajetória como criador à frente de uma marca que leva o meu nome sempre teve influência dessa tradição secular. Durante anos, trabalhei com elementos tradicionais de alfaiataria, de forte influência eurocêntrica, trazendo em minhas peças o desafio de quebrar essa hegemonia ao ressignificá-las com símbolos da cultura brasileira. Nesta coleção – “Coração Suburbano” – apresento duas marcantes e valiosas figuras da minha infância na Zona Norte do Rio: o bate-bola, com suas roupas luxuosas e bordadas – essência do carnaval de rua – e a noiva, que representa o glamour, o delírio e a feminilidade máxima nas lojas de vestidos de festa.

Confeccionadas em meu ateliê no tradicional bairro de São Cristóvão, as texturas handmade ganham protagonismo: típico do universo das bodas, o tule se transmuta nesta temporada em mais de três mil flores bordadas aplicadas que enriquecem diversas peças, trazendo delicadeza e exuberância à passarela. Já o crochê e o tricô, técnicas que carregam em sua natureza o caráter artesanal, se fazem presentes em abundância, refletindo meu compromisso com a originalidade dos processos manuais, fundamental para proporcionar identidade em tempos voláteis nos quais o varejo busca soluções fáceis, rápidas e replicáveis e, por isso, totalmente descartáveis. Sigo na contramão. Prefiro posicionar o artesanato brasileiro como utopia, verdadeira celebração da nossa autenticidade.

Somar é preciso em dias em que dar as mãos é a única rota para transformar. Nesta coleção, apresento a colaboração com a marca carioca MAKAI, com a qual criamos juntos três looks de passarela, conseguindo agregar a identidade feminina carioquíssima da MAKAI ao sentido de artesania que permeia a minha essência. Além disso, dessa vez pude trazer outros parceiros para colaborar nesta coleção: a Vanilla Eyewear – marca de óculos feitos 100% de tecido –, a Nath Bag, de bolsas, a Guria, de acessórios, e ainda o talento do ceramista Nathan Braga, que concebeu as máscaras dos bate-bolas.

Desejo que todos possam compartilhar comigo deste momento tão especial, nesta edição da SPFW, mergulhando nas águas profundas que são essas memórias transformadas em moda.

Com afeto,

Lucas Leão

Lucas Leão

 

O legado de uma família de alfaiates refletido na moda autoral de Lucas

A direção do desfile ficou a cargo de Alexandre Schnabl, que nos conta que o talento em ascensão na constante dança de cadeiras da moda nacional, nesses últimos 15 anos de tantas transformações, o carioca Lucas Leão vem se apresentando a cada temporada como sopro de frescor na alfaiataria, território inóspito, tão importante quanto perigoso, na construção do estilo dada a necessidade de domínio absoluto do qual carece esse segmento. Fazer alfaiataria é para os fortes; não é qualquer um que consegue se aventurar nesse âmbito sem esturricar desejos, sem gratinar sonhos além do ponto. Felizmente, o estilista está sempre atento aos detalhes, capricha na modelagem, é fera na costura e nos acabamentos. Faz e refaz até tudo estar perfeito sob seu crivo apurado, depurado e refinado.

Bem verdade que seu legado familiar, de ter nascido em berço de alfaiates, é crucial para o resultado daquilo que ele oferta ao público a cada coleção: um cardápio fashion a ser degustado como fina iguaria. Lucas é mesmo bamba no manuseio dos tecidos, sente na pele o caimento dos materiais, sabe o que cada matéria-prima pode oferecer. No final, tudo soa arquitetônico, mas a rigidez não vem sozinha: surge acompanhada de poesia. Aliás, é a dualidade entre o rigor e o lirismo que torna a sua trajetória tão especial. Desde cedo, isso contribuiu para que o designer, com seu olhar moderno, pudesse introduzir novos elementos à alfaiataria clássica, tornando-a contemporânea a seu bel-prazer, mesclando técnicas tradicionais com o tesão de querer impregná-las de brasilidade sem cair na cilada do caricato, mas conservando o afeto de quem cresceu nas rodas de subúrbio, onde a espontaneidade impera sem glacê. Autenticidade define.

Coração suburbano

Por isso, natural que escolhesse, nesta estação, dois elementos que fascinam o universo suburbano em dois momentos onde a vida se faz festa: o bate-bola, no carnaval, e a noiva, na festa de casamento. Fantasia tradicional da folia popular, o bate-bola (ou clóvis, dependendo do lugar) surge reinterpretado através de peças luxuosas e bordadas que refletem o espírito lúdico e opulento dessa figura. Já a noiva, inspirada nas vitrines de lojas de vestidos que pululam nas esquinas do subúrbio e tanto encantam os transeuntes, codifica o esplendor e a sofisticação femininos que, juntos, se traduzem em elaborados detalhes elaborados e requintadas texturas.

Highlights: a coleção é marcada pelo uso intensivo de flores de tule – mais de três mil flores aplicadas em diversas peças – além de crochê e tricô inteiramente manuais, que reforçam o caráter slow fashion da marca. Um dos pilares do designer ao lado do corte preciso, do acabamento impecável e dos tingimentos artesanais, o handmade destaca o artesanato brasileiro como uma única alternativa viável ao varejo massificado, apostando na originalidade das peças produzidas em pequena escala. Dessa forma, faz presença o equilíbrio entre os volumes repolhudos e rebuscados, fruto desses trabalhos, e o corte seco da alfaiataria, cujas peças levam cerca de duas semanas para ficarem prontas. Já um vestido de flores pode significar três meses de trabalho árduo. Exemplo disso são os tricôs-armadura drapeados, que levam mais de mil flores.

Cores: gamas pastel, bege amarelado, creme, azul glacial, rosa claro, laranja, verde e marrom.

Parcerias:

– com a MAKAI, marca carioca inicialmente de swimwear, que explora seus designs através do mundo fashion e faz agora a sua entrada em semana de moda através dessa colaboração com Lucas Leão. A parceria rendeu em três looks de passarela que combinam a essência feminina e carioca da MAKAI com a verve criativa artesanal de Lucas Leão, criando peças únicas como as calças jeans bordadas manualmente e os tops decorados com miçangas.

– No acessórios, saíram do forno uma linha de óculos feitos 100% de tecido em parceria com a Vanilla Eyewear; acessórios desenvolvidos com a marca Guria; e as bolsas exclusivas da marca Nath Bags.

A nova coleção estará disponível exclusivamente sob encomenda através do e-commerce oficial da Lucas Leão. Já as peças criadas em colaboração com MAKAI e Vanilla Eyewear poderão também ser adquiridas nos e-commerces dessas respectivas marcas parceiras.