Em parceria com a ONG Spetaculu, Levi’s lança coleção-cápsula de olho na Copa e revela um Brasil real


Através de parceria com a ONG Spectaculu, a Levi’s ajuda jovens artistas a criarem estampas para uma coleção que celebra o Brasil pelo que ele é

*Por João Ker

Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, a Levi’s tem DNA universal. Mas, agora, a nova coleção lançada pela Levi’s é mais brasileira do que muitas marcas criadas e produzidas em solo nacional. Em parceria com a ONG Spectaculu e o grafiteiro Speto, a marca de jeans mais tradicional do mundo dá início à campanha #EquippedToDreamde abrangência mundial, mas em levada mais verde-e-amarela.

A #EquippedToDream celebra a brasilidade na raiz, aquela que faz o brasileiro acordar todos os dias, ler as notícias e ainda assim encontrar forças para continuar lutando. Em aliança com a ONG, a marca ajudou quatro estudantes da Spectaculu – uma espécie de celeiro de talentos para as artes cênicas comandada por Gringo Cardia e Marisa Orth – a desenvolverem estampas para seis t-shirts, calças da coleção 511, leggings, jaquetas e pólos. Todas as peças foram inspiradas na cena urbana do Rio de Janeiro e patrulhada pelo olhar atento de Speto, que já havia trabalhado com a marca, apresentado por um amigo comum: o artista plástico Vik Muniz. O próprio grafiteiro dirigiu os estudantes Pedro, Ana Paula, Leo e Herbert  na confecção das camisas e ficou encantando com o processo de criação que presenciou: “É maravilhoso ver como esses jovens enxergam sua rua, comunidade, cidade. Em diferentes ângulos, eles conseguiram captar sua própria essência”, conta.

Fabiana Santana, gerente de marketing, PR e eventos da grife, acentua a importância do projeto: “Queríamos marcar a forte presença da marca no Brasil, já que a Copa do Mundo tem tanto significado por aqui. Ainda mais neste ano específico, com o evento mundial sendo realizado aqui. Por isso, criamos o projeto e levamos para a matriz americana há dois anos. E, apesar de a empresa priorizar projetos de alçada mundial, o pessoal de lá entrou de cabeça junto com a gente, dando uma ou outra dica que eles consideram vitais, mas apoiando a iniciativa com entusiasmo”.

A gestora comenta que questões cotidianas daquilo que é ser brasileiro foram abordadas nesses prints desenvolvidos em parceria com a Spetaculu, como a landscape carioca não do ponto de vista dos cenários turísticos, mas  a partir da olhar das janelinhas de uma comunidade. “Ou a imagem estilizada de um carrinho, daqueles de venda de cafezinho em garrafa térmica, que pululam pelo Brasil afora. Uma coisa tão comum, tão pitoresca, mas tão nossa e sincera “, completa. E, claro, o colorido da bandeira nacional dá a tônica desta coleção-cápsula, que será vendida em todo o país.

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Fotos: Divulgação

Outro aspecto que vale a pena mencionar, segundo a Levi’s, é o fato de esta linha ter menos programação visual do que de costume. “As calças jeans – a base de toda a nossa linha – têm botões esmaltados em verde-bandeira e alguns pespontos na mesma cor. Isso dá um aroma nacional, bem condizente com o momento da Copa, mas o produto não perde a contemporaneidade após a celebração futebolística”, afirma Fabiana, ainda enfatizando o tag criado especialmente para a linha e o destaque para as polos: “Outra coisa tão enraizada nos hábitos do consumidor por aqui”.

No evento de lançamento da coleção, estiveram Marisa Orth, o artista Vik Muniz, Speto e a jornalista Leilane Neubarth, entre outros. Os criadores da coleção, que serão as estrelas da campanha, também marcaram presença no evento ao lado de Marisa  Orth. A Gerente de Marketing da Levi’s no Brasil comenta sobre a escolha dos estudantes: “Eles representam o brasileiro sonhador, lutador, que quer fazer um mundo diferente com as ferramentas que tem. São jovens artistas que desejam vencer na vida com a profissão, gente que a Spectaculu ajudou a construir. E a Levi’s agora dá um empurrãozinho. São jovens se equipando para um futuro melhor”.

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Fotos: Divulgação

No vídeo de divulgação da campanha, repleto de samba de rua e batuque, eles aparecem pela capital fluminense buscando e explicando suas inspirações. Ana Paula, por exemplo, ressalta: “Eu estava formando as coisas na minha cabeça com a geometria das casas que são irregulares”. O vídeo, as peças e a iniciativa como um todo valem a pena, não só pela chance que dão aos jovens, mas pelo modo realista com que retratam o país. Quem dera se todas as campanhas tivessem a mesma visão que a Levi’s mostra.