Levi’s e Peanuts reeditam colaboração que fez sucesso com Snoopy trazendo agora Charlie Brown, Linus, Lucy e Paty Pimentinha


Coleção outono-inverno vai contar com toda a turma criada por Charles M. Schulz em peças clássicas da marca

*Por Jeff Lessa

Uma boa notícia para quem ficou com saudade do Snoopy nas peças da Levi’s: a colaboração Levi’s x Snoopy, mega sucesso no ano passado, está de volta em 2019 na coleção outono-inverno da marca. E não é só o célebre beagle que dá as caras não: toda a turminha dos Peanuts, incluindo Charlie Brown, Linus, Lucy e Paty Pimentinha, entre outros personagens, será incluída em uma linha de jeans, camisetas, moletons e jaquetas truckers. O resultado é um toque divertido e irreverente nos clássicos da gigante americana do jeans, fundada em 1873.

A collab, primeira deste ano, é considerada perfeita pelas duas marcas, ambas elevadas a símbolos fundamentais da cultura pop americana, tão importantes quanto o hino do país e ícones do cinema como Marilyn Monroe e John Wayne, entre tantos outros exemplos. Falar de uma calça Levi’s 501 tem tanta simbologia hoje equivale a uma obra de arte imortalizada por Andy Warholl no começo da década de 1960. Lembrar do Snoopy deitado no telhado de sua casinha de cachorro tem muita força evocativa.

Graças ao sucesso da colaboração Levi’s® x Snoopy no ano passado, a coleção apresenta o retorno do adorado beagle dos desenhos de Charles Schulz, mas também de todos os seus amigos de Peanuts. Charlie Brown, Linus, Lucy, Paty Pimentinha, entre outros

 

Uma característica que se reflete não apenas nas estampas da coleção, mas também em sua construção, é a atenção aos detalhes, como as tabs e etiquetas exclusivas em amarelo claro em cada peça de denim, além do detalhe da estampa Peanuts nos bolsos internos dos jeans. As estampas combinam com a tendência contemporânea do streetwear e chamam a atenção para o espírito pop pelo qual tanto os personagens criados por Charles M. Schulz quanto a Levi’s são conhecidos. Do Snoopy dormindo a cenas de Paty e Marcie falando sobre “coisas de meninas”, os jeans gravados a laser com os Peanuts têm tudo para agradar a diferentes gerações.

Será incluída em uma linha de jeans, camisetas, moletons e jaquetas com toda a turminha

– Sabe aqueles momentos em que vivemos uma experiência tão boa que queremos fazer tudo de novo? É como nos sentimos após nossa colaboração com Snoopy em 2018 e, agora, com todos os seus amigos. Nós adoramos a forma como Schulz refletia a humanidade por meio de seus personagens. Quisemos então continuar com aquela mistura de humanidade e humor e jogos de palavras com a cultura contemporâneas de memes – observa Jonathan Cheung, diretor da Levi’s Global Design que está na empresa desde 2009.

A coleção Levi’s & Peanuts já está disponível nas lojas e no e-commerce.

Um pouco da história da Levi’s

O fundador da Levi’s, Levi Strauss, nasceu na Baviera francesa e chegou aos Estados Unidos em 1847, no auge da Corrida do Ouro. No começo trabalhou para seus irmãos mais velhos no Kentucky, mas, dois anos depois, partiu para a Califórnia em busca de riqueza. Ele começou seu negócio costurando calças para mineiros com o tecido marrom resistente usado para fazer barracas e cobrir carroças. A partir de 1850, transformou as calças em práticos macacões e trocou a lona pelo chamado tecido de Nîmes, mais durável que a lona, que era tingido com o índigo, de forte coloração azul. Assim surgiu o Denim, corruptela de “De Nîmes”, que os americanos não conseguiam pronunciar. Daí para o Blue Denim ou Blue Jeans foi um pulo.

Uma curiosidade: o modelo 501 deve seu nome ao fato de ser o número do primeiro lote das primeiras calças jeans fabricadas no planeta. Na década de 1860, Levi Strauss se associou ao alfaiate Jacob Davis para patentear um modelo com rebites de cobre nos pontos de maior tensão nos bolsos das calças, onde rasgavam-se com mais facilidade. Desde então, o modelo é chamado Levi’s 501. Os rebites foram patenteados em 1873. Hoje, o portfólio da Levi’s® continua a evoluir através de um pioneirismo persistente e um espírito inovador sem paralelo na indústria de vestuário. Nossa linha líder de jeans e acessórios está disponível em mais de 110 países, permitindo que pessoas do mundo inteiro expressem seu estilo pessoal. Para mais informações sobre a Levi’s®, seus produtos e lojas, por favor visite levi.com.br.

Sobre os Peanuts

Charles M. Schulz apresentou seus personagens ao mundo em 1950, quando a tirinha Peanuts estreou em sete jornais. Desde então, Charlie Brown, Snoopy e o resto da turma deixaram uma marca indelével na cultura popular. Os especiais e as séries animadas de Peanuts são transmitidas em grandes redes e serviços de streaming, incluindo ABC, Cartoon Network e Boomerang, nos EUA; Family Channel, no Canadá; e a rede WildBrain, no YouTube, ao redor do mundo.

Antes de morrer, em 2000, aos 77 anos de idade, Schulz pediu para que suas tiras não fossem desenhadas ou roteirizadas por outros artistas. O pedido foi respeitado por sua família. As histórias publicadas pelo United Feature Syndicate após a sua morte são tiras originais já publicadas anteriormente, apenas com a data alterada e, mais recentemente, coloridas.

Os fãs também curtem Peanuts por meio de milhares de produtos de consumo, atrações de parques de diversões, eventos culturais, mídias sociais e uma tirinha diária disponível em todos os formatos, do tradicional ao digital. Em 2018, Peanuts fez uma parceria com a NASA em um acordo de colaboração plurianual (Space Act Agreement) concebido para inspirar a paixão pela exploração do espaço e o conhecimento de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática da próxima geração de estudantes.