Letícia Gomes relembra as reações de Ian Somerhalder e Ed Westwick às suas transformações com make e ganha o mundo


A make up artist e tiktoker conhecida pelas transformações incríveis em personalidades famosas e personagens não demorou a cativar um público de mais de 11 milhões de seguidores nas redes. Perto de completar 30 anos, a maquiadora detalha os mais importantes momentos da carreira. “No caso do Ed, de ‘Gossip Girl’, estava no Tik Tok pensando em quem poderia me transformar quando vi que ele havia criado uma conta na rede e estava fazendo duetos com alguns de seus seguidores. Pensei ‘nossa, vou me transformar nele! Vai que ele vê!’. E o Ed viu no mesmo dia que postei. Foi surreal. Demora para cair a ficha que aconteceu porque a gente sonha, mas quando acontece é muito doido”, diz

A influenciadora Letícia Gomes relembra da trajetória como maquiadora na internet

*por Luísa Giraldo

A beauty influencer e tiktoker Letícia Gomes acumula milhões de curtidas e compartilhamentos de seus vídeos nas redes sociais. Além do trabalho como maquiadora, no qual compartilha dicas com os seguidores sobre o mundo da beleza, a criadora de conteúdo se destaca por reproduzir rostos de pessoas famosas com os efeitos da maquiagem. Ian Somerhalder, galã da série The Vampire Diares, e Ed Westwick, o sedutor e polêmico Chuck Bass em Gossip Girl”, foram algumas das celebridades que conferiram o resultado e curtiram as transformações impressionantes da profissional de 29 anos. Em conversa exclusiva com site Heloisa Tolipan, a makeup artist relembra os episódios de sucesso da carreira na internet, a relação com a maquiagem e fala sobre como que lida com o hate.

No caso do Ed, de ‘Gossip Girl, estava no Tik Tok pensando em quem poderia me transformar quando vi que ele havia criado uma conta na rede e estava fazendo duetos com alguns de seus seguidores. Pensei ‘nossa, vou me transformar nele! Vai que ele vê!’. E o Ed viu no mesmo dia que postei. Foi surreal. Demora para cair a ficha que aconteceu porque a gente sonha, mas quando acontece é muito doido”, descreve com animação.

“Sempre gostei de maquiagem, desde pequenininha. Em 2015, comecei a trabalhar e atendia clientes a domicílio, na minha casa e no salão. Um dia, buscando referências de maquiagem na internet para poder aprimorar minhas técnicas, vi um vídeo de uma italiana chamada Lucia Pittalis, que se transformava em várias pessoas. Achei aquilo incrível e surpreendente e falei ‘vou tentar também’. A primeira transformação que fiz foi até uma inspiração de uma maquiagem que ela tinha feito do Jack Sparrow, de ‘Piratas do Caribe’, e deu certo para a época. Comecei ali e não parei mais”, descreve.

O primeiro grande boom de Letícia nas mídias foi a partir da reprodução do rosto do Capitão Jack Sparrow, protagonista da franquia de filmes “Piratas do Caribe”, interpretado por Johnny Depp. Ela fez a maquiagem em 2017, mas colhe os louros do sucesso até hoje. Após Jack Sparrow, foram inúmeras pessoas públicas e personagens que passaram a compor o feed nas redes da maquiadora. Inspirados pelas transformações, os fãs a ajudam com ideias e sugestões diárias de novas pessoas para serem reproduzidas e desafios.

Segundo a tiktoker, os trabalhos com a maquiagem começaram em 2015. Na época, a moça havia acabado de trancar os cursos de “Design de Moda” e “Administração” e decidiu concentrar esforços na carreira no mundo da beleza.

Vou começar a trazer algo diferente. Quero diversificar o meu conteúdo neste ano. Porque quero mostrar que sei fazer as transformações (acho que esse é o meu grande diferencial e foi o que me trouxe todo o grande retorno), mas que também sei fazer outras coisas e que consigo abordar outros universos dentro da maquiagem — Letícia Gomes

Letícia Gomes fala sobre a relação com o hate na internet

Letícia Gomes fala sobre a relação com o hate na internet (Foto: Divulgação)

Letícia admitiu estar se esforçando para “vincular mais a imagem” dela como influencer ao seu rosto, já que muitos dos seguidores ainda não a associam ao trabalho. Ela sente que o público esquece de quem ela é de verdade quando está maquiada. Em consonância, por um desejo de aprofundar a conexão com os fãs, a maquiadora cada vez mais se arrisca com a produção de conteúdos que evidenciem o próprio rosto dela através da maquiagem.

“Sempre pego a foto da pessoa em que vou me transformar. Pego algumas referências e fotos e analiso cada uma. Às vezes, muda um pouquinho a luz e tudo mais, aí vejo qual [referência] me ajuda mais naquele momento. Pego, até mesmo, fotos em preto e branco porque ali consigo enxergar bem onde está a luz e a sombra e analisar cada detalhezinho. Porque, no final de tudo, para fazer a transformação, a técnica é o uso da luz e da sombra, com o contorno e a iluminação, só que tudo bem forçado. Também gosto de incorporar o personagem, então estudo não só a foto da pessoa, mas os trejeitos dela. Normalmente, quando faço pessoas que já acompanho, tenho um pouco mais de facilidade de trazer o personagem. Quando é algo novo para mim, vou lá e dou uma estudada. Pesquiso os vídeos, assisto filmes do personagem para entender como a pessoa age e fala e, finalmente, trago [ela], para a transformação”, pontua.

Animada, a criadora de conteúdo ressalta que tem uma grande inclinação para a expressão artística. Portanto, ela entende que a encarnação dos personagens, sobretudo para os vídeos com áudios das cenas, compõe uma importante parte do processo da transformação. Fã da interpretação de papéis desde os oito anos, Letícia brinca que a sua “criança interior deve estar se sentindo bem realizada” com a profissão atual dela.

Letícia Gomes compartilha um pouco da sua rotina de beleza e skincare

Letícia Gomes compartilha um pouco da sua rotina de beleza e skincare (Foto: Divulgação)

Quero inspirar as pessoas que me acompanham a seguir seus sonhos e entender os sinais da vida. Porque, hoje, o que faço e a realização de um sonho que tenho desde pequena. É algo que sempre esteve dentro de mim, que estimulei quando pequena e a vida acabou me levando a entender que alguns caminhos não eram para mim e [tive] coragem de abandonar algumas coisas para poder seguir aquilo que meu coração atava mandando. Sei que não é tão simples, mas, na medida do possível, devemos entender realmente o que faz nosso coração quentinho, que nos deixa felizes realizados como pessoas e profissionais — Letícia Gomes

Feedbacks nas redes

Para Letícia, a participação do público é determinante nos processos da maquiagem. Afinal, ela busca ouvir e atender a pedidos dos seguidores de representar determinados personagens e personalidades públicas. Até hoje, a maquiadora se emociona e se empolga com o alcance de seu trabalho. Ainda no tema, Letícia confessa ter se admirado com o primeiro feedback público que recebeu. Em 2019, Huda Beauty republicou a transformação de Letícia como Michael Jackson (1958-2009), o que fez com que ela ganhasse cerca de 50 mil seguidores em poucas horas.

Influenciadora de beleza de sucesso na web, Letícia Gomes relembra do sucesso com galãs internacionais

Influenciadora de beleza de sucesso na web, Letícia Gomes relembra do sucesso com galãs internacionais (Foto: Divulgação)

Ela conta ainda sobre o episódio acontecido com o intérprete de Damon, em “The Vampire Diares”, durante o início da Pandemia da Covid-19, em 2020. “Tinha muita gente me pedindo e eu já acompanhava a série e gostava, então decidi fazer. Foi até que tranquilo e fácil para mim porque já acompanhava a série e entendia os trejeitos dele. Dois anos se passaram desde que publiquei o vídeo e ele notou a minha transformação em 2022. Nunca é tarde. Fui em um evento de cultura pop e o encontro lá, consegui tirar uma foto com ele e deu tempo de falar com ele [sobre o vídeo]. E ele lembrou”.

 

Hate

Quando perguntada sobre a relação com o hate do público e comentários maldosos que permeiam a web, Letícia Gomes frisou ter uma comunidade “tranquila”, que apoia e adora o trabalho dela, mas que “às vezes, faço uma transformação e não fica tão parecida. E o pessoal comenta sobre, né? Confesso que, acabo me pegando um pouquinho chateada com alguns comentários nada a ver, tipo ‘ela já foi melhor!’, ‘o que está acontecendo com ela? Ela acertava todas e agora não acerta uma’. Esse tipo de comentário me pega, mas é o máximo. Nunca tive haters falando de mim, por exemplo, porque acho também que não dou tanta abertura assim, não mostro minha vida a fundo. Tento mostrar mais o meu trabalho com a maquiagem e o meu dia a dia com ela”, pontua.

A maquiadora Letícia Gomes faz sucesso pelas transformações em celebridades e personagens famosos

A maquiadora Letícia Gomes faz sucesso pelas transformações em celebridades e personagens famosos (Foto: Divulgação)

Relação com a maquiagem

A beauty artist Letícia tem uma opinião bem definida em relação aos comentários machistas de que “apenas mulheres inseguras usam maquiagem”.

“Nunca enxerguei a maquiagem dessa forma, só realmente para me sentir ainda mais bonita. É muito gostoso [usá-la] porque a nossa autoestima aumenta muito. Eu mesma acordo, às vezes, meio apagadinha e penso em fazer uma maquiagem porque sei vou me sentir melhor.

A maquiagem é para realçar mesmo. Acho legal que a gente pode usar a maquiagem a nosso favor. No momento que a gente está se sentindo de uma forma, isso reflete na maquiagem. Acho que a maquiagem e para que a gente se ver como quer e não esconder o que a gente não gosta, mas trazer aquilo que a gente tem de melhor — Letícia Gomes

A artista reitera, por outro lado, que se considera “muito básica no dia a dia” e diz que prioriza deixar “a pele respirando”, principalmente nos períodos da manhã e da noite. Ela também diz ser fã de uma rotina assídua de skincare, passo essencial antes de qualquer maquiagem.

Letícia detalha um pouco da sua beleza de dia a dia. “Cuido bastante da pele. No dia a dia, tenho preguiça de me maquiar para sair, confesso, mas fico pensando que tenho que sair bem apresentada por gosto de me sentir bonita. Faço o básico. Preparo bem a pele com hidratante e protetor solar, passo corretivo nas áreas que mais me incomodam, dou uma ajeitadinha na sobrancelha, coloco uma máscara de cílios, um blush e um batom e vou embora. Mas já muda. Tira aquela carinha de sono ou palidez e traz a saúde. É tipo estar maquiada, mas não estar maquiada. É algo discreto”.