Kusama Feelings: na onda do orientalismo deixada pela artista japonesa, Chilli Beans dobra os óculos de sol


Pós-Yayoi Kusama, nova coleção da Chilli Beans, Origami, chega às lojas com formas inspiradas nas tradicionais dobraduras

*Por Rafael Moura

Sabe aquele ícone da arte contemporânea, Yayoi Kusama – a performática artista plástica japa conhecida por sua obssessão por bolinhas – que desembarcou mês passado no Rio de Janeiro e lançou uma catapora fashion no Centro Cultural Banco do Brasil, onde expõe sua “Infinite Obsession” até janeiro? Pois bem, a expô da musa artsy continua de vento em popa, em exibição no CCBB até janeiro seguida de montagem em Brasília e terminando em São Paulo, mas não é só este tipo de legado que a venerável diva psicodélica tem deixado pelas terras tupiniquins. Afinal, a Senhorita Polka Dots tem influenciado, direta ou indiretamente, os designers de moda brazucas, que, não importa por onde ela passe, aproveitam o boom oriental-pop causado pela sua meteórica passagem para investir no orientalismo.  A Chilli Beans, de Caito Maia, por exemplo, acaba de lançar uma coleção de óculos chamada Origami.

Inspirada na tradicional e secular arte japonesa de dobrar o papel, a marca, que tem o design como foco central de seus produtos, explorou todas as possibilidades que as dobraduras permitem para criar formas inusitadas para os óculos dessa linha.

Os origamis começam com os óculos da coleção passando por um processo que envolveu a impressão de cada modelo numa moderníssima impressora 3D até chegar ao formato final desejado, dando destaque às hastes, ponto forte nas peças e que representam as dobraduras dos origamis.

A marca, com 15 anos de existência, se consolidada cada vez mais como a maior rede de óculos escuros da América do Sul (são 600 pontos de venda – Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru e Israel). Com forte presença na Califórnia, nos Estados Unidos, a marca abriu recentemente seu primeiro ponto de venda também em Nova York, na Grand Central Station, e usa constantemente elementos de ponta na moda para renovar seu sortimento. As linhas assinadas por designers como Isabela Capeto, Ronaldo Fraga e Alexandre Herchcovitch, por exemplo, são parcerias de sucesso absoluto.

 O fast fashion, portanto, é a grande plataforma de negócios da Chilli Beans, que lança semanalmente dez modelos de óculos de sol, cinco de relógios e três de armações de grau. Agora, a inspiração embarcou nessa forte influência da estética oriental, tão em voga. A coleção Origami terá três itens com quatro cores cada, todos solares, como o modelito com armação monocromática ou aquele em tartaruga degradê, já nas lojas. Sayonara e arigatô!

Fotos: divulgação

Serviço:

SAC Chilli Beans 0300 555 0300

www.chillibeans.com.br