Isabelli Fontana lança linha infantil para Lilica Ripilica, que volta às passarelas


Grife infantil retorna às semanas de moda, no SPFW, em desfile que foi uma doçura

Esta 36ª edição da São Paulo Fashion Week marcou o retorno da Lilica Ripilica aos grandes eventos de moda, após cerca de quatro anos de ausência. Afinal, a grife marcou presença durante anos no Fashion Rio, com desfiles grandiosos, assim como o Bicho Comeu costumava fazer quando o evento ainda se chamava Semana Barrashopping de Estilo e a Giovanna Baby no finado Morumbi Fashion. E, embora nem sempre a crítica especializada costume dar muita atenção aos segmentos infantil e juvenil, é importante fomentar o setor, pois é um mercado importante que, sem dúvida, tem o seu espaço, emprega milhares de pessoas e precisa de aumentar sua visibilidade.

Existem polos no Brasil que praticamente vivem da confecção infantil, gerando empregos e movimentando a indústria, como São João Nepomuceno, próximo a Juiz de Fora, em Minas, e Birigui, em São Paulo, conhecida como a  Capital Latina do Calçado Infantil. Os empresários do setor sempre se queixam de que não recebem a mesma atenção e subsídios do governo e que, pelas suas características peculiares, merecem políticas de incentivo diferenciadas. “É um mercado complicado, pois a roupa adquirida acaba tendo pouca vida útil, já que o seu consumidor está em fase de crescimento e, se não houver forma de facilitar a manutenção – e o fomento – das marcas nacionais, é possível que a moda infantil acabe se restringindo a produtos chineses à venda em magazines, o que seria uma pena”, contou para a gente Solange Meneghel, irmã da Xuxa e diretora criativa do Bicho Comeu. “Não que também não seja importante termos esta opção, mas temos grifes infantis tão boas no Brasil, criativas e atuantes, que seria uma lástima o país perdê-las por falta de leis de mercado que incentivem o setor”, completou Solange, afirmando que é preciso dar espaço às grifes infantis nas semanas de moda.

A Lilica já havia aproveitado o mesmo dia para lançar, mais cedo em almoço exclusivo para a imprensa, sua nova linha infantil desenhada pela super top Isabelli Fontana, que se inspirou no estilo boho e em elementos da vida praiana para criar uma coleção que também contemplou a linha masculina da grife, Tigor T. Tigre, com forte levada navy e também em soft colors, como os looks das meninas. Isabelli comentou que era muito moleca e que usou lembranças suas para inspirar a criação. Sua mãe, a incansável Maribel, super presente na carreira da moça desde o início e, hoje em dia, gastando parte do seu tempo para ajudar a linda na criação dos dois filhos, Zion e Lucas, completou: “Não é difícil para ela desenhar roupas para meninos, porque conhece bem ambos os sexos. Como ela era muito levada e tem dois irmãos, fazia coisas de garoto na infância, tipo subir em árvore, e me deu muito trabalho”, revelou, dizendo ainda que estava muito feliz, porque será avó de menina, pela primeira vez, já que Eric, irmão da top model, vai ser pai.

Com essa estratégia de chamar atenção, além do desfile a Lilica montou backdrop bacananinha, composto por paredão 3D feito com bonecos de pelúcia de sua koala-amuleto, incluindo um exemplar tamanho gigante em fibra de vidro. Nem é preciso dizer que esse painel acabou sendo o point principal da turma alegre que frequentou o evento. Todos parando para dar uma pinta animada junto da bicharada (as koalas!). Temos forte motivo para acreditar que, durante essa semana, os instagrams da rapaziada devem ter praticamente se transformado em uma filial de loja de pelúcia, não é mesmo? Mas a verdade é a bonequinha de pelúcia é uma graça mesmo e acabou se tornando quase um item de colecionador, sendo disputada a tapa pela galera que estava no desfile, pois, não satisfeitas com o brinde que estava em sua própria cadeira, as crianças – e as mães! – queriam duas, três, quatro! Nós mesmos aproveitamos para por a nossa ao lado do computador, na sala de imprensa, na nossa área de trabalho. Veja as fotos. A mão cheia de pulseiras que balança o berço, ops!, tecla o computador, é, obviamente, de nossa abelha-rainha, Heloisa Tolipan.

O desfile da marca teve como tema balas, doces, cupacakes, brigadeiros. O tema em passarela infantil sempre funciona, fica lindo e todos adoraram! E o assunto permite novas interpretações. Dessa vez, a Lilica usou o tema para apresentar peças que transitaram entre aquela moda serelepe que as crianças curtem (já que seu sonho é se tornarem adultas) e os looks estilo “criança-bombom”, que os pais preferem, para não incitar a sexualidade desde cedo. Essa última é aquele gênero de roupa infantil fofíssimo que a gente só vê as crianças vestidas assim se estiverem em um casamento ou se forem netos da Rainha Margrethe Alexandrine, da Dinamarca, ou da Rainha Beatrix Wilhelmina, dos Países Baixos. A Lilica mandou bem e soube perfeitamente conciliar as duas vertentes, cumprindo o dever de casa com nota dez.

Crianças com vestidinhos fofos rodados, mas também com botas de montaria em couro matelassado até os joelhos, divertiram os convidados, entre eles, a própria Isabelli com os filhotes, Maribel,  Sabrina Gasperin, o estilista Dudu Bertholini, o cantor Luciano, da dupla com Zezé Di Camargo, com a prole a tiracolo. Luciano, que estava na companhia das duas gêmeas fashionistas, Helena e Isabella, e da mulher Flávia, disse para a gente que é uma alegria participar de um evento como esse: “Sou super pai e faço tudo para agradar minhas filhas. Elas querem fazer moda em Paris”. Vamos ver.

Tendo como elementos de styling divertidos chapéus em forma de rosquinhas e brigadeiro na forminha, a petizada exibiu com graça uma coleção de teve desde jaquetinhas cropped até saias plissadas com estampinha de chocolate granulado, recursos também usado em botinhas com miçangas remetendo aos confeitos. Os mini trench coats com laçarotes nas costas eram lindos, assim como os bonés de pelúcia com aba metalizada e as saias com forro em tule, tipo tutu de bailarina, imitando forminha de doce. No mais, bons cardigãs, ótimos tricôs e peças que devem abalar nas festinhas infantis ou no shopping, sempre em cores como rosa, bordô, marrom e azul-anil. Tudo uma graça!

No final, era possível ver a cara de felicidade das mães na plateia, como a de Marcia Pieropan, analista de negócios que foi conferir a filhota no catwalk. Toda boba, comentou: “Minha filha é aquela, a Ana Clara, não está uma graça? É tão boa quanto a Sophia”, se referindo à atriz-mirim Sophia Valverde, estrela do desfile e integrante do elenco de Chiquititas. Coisa de mãe, não é mesmo?

Fotos: Vinícius Pereira