Isabela Capeto faz volta triunfal às passarelas com a benção de Iemanjá e Roberta Sá no desfile


Com apresentação enxuta de 20 looks, a designer deu seu recado e mostrou que quem é rainha nunca perde a majestade. Vem ver!

*Por João Ker

Não é de se estranhar que após quatro anos afastada da passarela, Isabela Capeto tenha escolhido como tema de sua coleção de verão 2016 “o Ano Novo”, visto pelo viés das bênçãos e oferendas à Iemanjá. O “novo” não vem apenas pelo retorno após o relativamente longo hiato, mas também pelo fato de que uma das estilistas contemporâneas mais cariocas estar se apresentando durante a Semana de Moda de São Paulo. “A inspiração veio dessa ideia de transformação que a gente tem todo dia 31 de dezembro, então logo pensei em Iemanjá. Após quatro anos sem desfilar, senti vontade de voltar”, explicou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com 20 looks na passarela, Isabela mostrou que mantém como nunca a sua identidade e originalidade, voltando aos desfiles em boa forma. O tom romântico das peças trouxe vestidos com cintura marcada, estampas de flores em tecidos transparentes, saias de cintura alta com poá e uma paleta de cores predominantemente clara, com rosa-salmão, azul suave, tons de areia e bastante branco, como pedem os rituais de adoração à Rainha dos Mares.

Búzios, conchas, miçangas, bordados e estrelas do mar eram predominantes nas peças, aparecendo nas barras dos vestidos, no comprimento das calças, no acessórios e nas mangas das camisas, que feitas em tecidos leves e silhuetas ultra femininas, carregavam o DNA carioca como só Isabela consegue. Até o cabelo desgrenhado das modelos parecia trazer em si o sal do mar, como se Iemanjá tivesse acabado de entregar as meninas na areia de Ipanema.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um dos grandes momentos do desfile foi a entrada emocionante de Roberta Sá, cantando acapella as músicas “Dois de Fevereiro”, de Dorival Caymmi, e “Wave”, de Tom Jobim. “Queria ver as roupas e o local antes de escolher o repertório, então, ontem, eu, Felipe Veloso (stylist do desfile) e Isabela fizemos essa seleção juntos”, conta a artista, que se prepara para lançar álbum novo em agosto, com exclusividade a HT.

A experiência de cruzar uma passarela não a espantou: “Cantar acapella para um público de moda, e ainda mais essas músicas, é diferente de se apresentar em um palco, mas não fiquei nervosa”, comenta. “Isabela é a Iemanjá das águas cariocas, as roupas estão lindas!”, disse Roberta, que tem uma longa parceria com a designer, responsável por alguns dos figurinos da artista.

A estilista também fala com HT sobre essa volta tão aguardada: “. Como a Roberta é minha amiga e também adora búzios, conchas e isso tudo, achei que essa seria uma oportunidade perfeita”. Odoya!