No inverno da Reserva, índios literatos renegam o apito em prol da verdadeira língua brasileira. Confira!


Em campanha clicada na Biblioteca Nacional, no Rio, Rony Meisler quase incorpora o Barão Langsdorff e leva à moda questões como: “E se os índios tivessem colonizado o Brasil?”

Quem disse que o povinho da moda não pode ser literato? Bom, nem só de Jimmy Choo vivem os fashionistas, e basta se lembrar da lendária Diana Vreeland – a antológica editrix-master da Harper’s Bazaar e da Vogue – que, mesmo sem um diploma de curso superior na clutch, passou os últimos anos de vida dando sentido ao Costume Institute, do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, não só pelo exímio domínio do estilo, mas por sua cultura geral surpreendente. Pensando nesse viés, a Reserva lança esta semana sua coleção de inverno batizada  de Língua Brasileira”. Hum, engana-se quem pensa que Rony Meisler, o cérebro por trás da grife, resolveu transformar o catálogo de inverno da marca em um compêndio psicografado por Antonio Houaiss. Nada disso.  Mas as fotos de look book estão lindas e foram clicadas na deslumbrante Biblioteca Nacional, no Rio.

Ele partiu de questões-cabeça como “E se o Brasil não tivesse sido colonizado?” E ainda: “E se os índios houvessem tomado conta do pedaço?” No caso, haveria uma língua brasileira, e não portuguesa. Bom, como ele não deve necessariamente ter levado essas perguntas para sua sessão de psicanálise, certamente resolveu transformá-las em conteúdo desta coleção outono-inverno, repleta de peças em verde-floresta, caramelo, cáqui e cores fortes em tecidos como jacquard, sarja, veludo e jeans. Só faltou mesmo incorporar o histórico Barão Langsdorff, que resolveu explorar a Amazônia e acabou pirando na batata. Bem mais centrado que o alemão naturalizado russo, o empresário carioca se manteve lúcido e ainda convidou Lisandro Landell para desenvolver prints que passeiam pelo camuflado, trocadilhos com o idioma e o universo indígena, provando que os nativos já não se contentam mais com chocalho, apito e espelhinho.  Confira as fotos de Fernando Young (Fernando, chéri, não Fernanda!) com o modelo Francisco Gassen.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos (Divulgação)