Inovação é uma das palavras mais importantes do Inspiramais -Salão de Design e Inovação de Materiais. No evento que ocorreu na última semana em São Paulo, os estudos e ações incentivam empresas e designers a buscarem o novo e agregar possibilidades inéditas ao mercado da moda. Afinal, estimulando o topo da pirâmide, os 10% criativos dos estudos da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), em algumas temporadas, a base massificada também terá status de novidade. E, mais do que fomentar essa busca, o Inspiramais também reconhece o trabalho de empresas associadas.
No Prêmio Transformadores, por exemplo, inovações do Verão 2019 foram destacadas em dez categorias. Para a temporada, as empresas criaram sob o conceito da Resistência, que é a palavra da estação. No entanto, como já contamos por aqui, a partir da próxima edição, o Inspiramais ganha nova nomenclatura e passa a ser 2019_II, abolindo o termo Verão ou Inverno. O que não muda é o desejo pelo novo – que segue dando certo. Entre tecidos, saltos, metais e couros, o objetivo foi atendido mais uma vez na semana passada com o Prêmio Transformadores. “O que a gente quer é que as empresas sejam motivadas a estarem sempre inovando. É esse topo que vai garantir algo novo até o final da pirâmide, por isso é muito necessário”, defendeu Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal.
Nesta iniciativa, empresas associadas ao Salão de Design e Inovação de Materiais são instigadas a manterem o padrão de inovação inscrevendo novos produtos da temporada no concurso. “Eles vão nos contar o que criaram de novo dentro de cada uma das dez categorias”, explicou Walter sobre o regulamento do Prêmio que define os vencedores através dos votos de um júri especializado. “Nós reunimos designers, jornalistas e estilistas para votar no que eles consideram mais interessante. Eles recebem um papel com as informações, inovações e funções daquele produto, sem identificar o nome da empresa, e escolhem o melhor”, contou.
Nesta edição, estes expoentes da inovação apresentaram novas técnicas e texturas em diversas formas. A Couroquímica, por exemplo, venceu a categoria Couro com um trabalho de canutilhos aplicados sobre o material natural. Mas, Walter Rodrigues destacou o engajamento em criar novos materiais de todos os associados. “Eu não posso comentar o trabalho de um ou outro, porque muitos vão ficam com ciúmes”, brincou. “De forma geral, foram todos muito interessantes e cumpriram a sua função”, reforçou o coordenador no Núcleo de Design da associação.
Desta forma, Walter acredita que, mais uma vez, a Assintecal e parceiros como ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICB, Brazilian Leather e Apex-Brasil com apoio de diversas empresas no Inspiramais atenderam a demanda por novidades. Em sua estrutura, o Salão de Design e Inovação de Materiais trabalha para fazer com que a cada edição, novos conceitos cheguem aos três níveis da pirâmide, seja com o ineditismo no topo ou uma interpretação na base. “Eu acho que estamos vivendo um período em que os produtos precisam ser cada vez mais encantadores. E fazer com que os 10% se sintam desafiados motiva as pessoas a buscarem algo novo também. Temos que mostrar que a inovação está sendo procurada”, concluiu Walter Rodrigues sobre a importância do Prêmio Transformadores para a moda e o mercado criativo nacional.
PRÊMIO TRANSFORMADORES VERÃO 2019.
VENCEDORES.
Categoria Saltos, solados, palmilhas e Forração.
VACCARO
Categoria Couros:
COUROQUIMICA
Categoria Couros exóticos:
TRE ANYTRY
Categoria Metais e ABS:
PLASTCROMO
Categoria Laminados:
CIPATEX
Categoria Tecidos e tramas:
PALAGI
Categoria Enfeites:
GETON LAZER
Categoria Aviamentos:
HAK AVIAMENTOS
Categoria Sustentabilidade:
TATI E ARTE
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