A mistura de dança, teatro, folclore e música é a aposta de Jefferson de Assis para o projeto Referências Brasileiras, apresentado nesta semana no Inspiramais, em São Paulo. Embalado pelo conceito de Resistência, que irá ditar o Verão 2019, como apontou o Núcleo de Design da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), o consultou definiu a festa de Bumba Meu Boi como a tradução das inspirações da estação. Em uma mistura de muito brilho e cor, Jefferson de Assis mais uma vez inovou e surpreendeu o público do Salão de Design e Inovação de Componentes com seu genial trabalho, que traduz na cultura brasileira as apostas mais importantes da moda internacional.
Por lá, acompanhamos um trabalho dedicado à teatralidade da festa que começou no século XVII e, como o conceito da estação diz, resiste até hoje no calendário cultural brasileiro. “Nós estamos trazendo as primeiras informações do Verão 2019 materializando a teatralidade. Então, no Referências Brasileiras estamos mostrando como uma cultura se repete ao longo do tempo e revela sua resistência na repetição de um ritual. Por isso, estamos trabalhando em cima do Bumba Meu Boi que materializa a resistência do folclore, que também é uma palavra-chave neste preview”, explicou Jefferson de Assis, responsável pelo projeto Referências Brasileiras.
Nesta edição, as pesquisas e os produtos apresentados pelo consultor do Núcleo de Design da Assintecal destacaram a exuberância tradicional da festa. Como inspiração principal, o Referências Brasileiras do Verão 2019 estudou, exclusivamente, o Bumba Meu Boi no Maranhão. Com a presença da festa em vários estados, principalmente no Nordeste do país, Jefferson de Assis explicou que concentrou suas pesquisas nesta única localidade por ser a mais tradicional e com maior primor na vestimenta. Por falar nas roupas da festa, o consultor da Assintecal comemorou o resultado alcançado à frente de seu projeto no Inspiramais.
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Entre os destaques, Jefferson de Assis destacou a nova proposta incorporada à técnica de Hotfix. De acordo com o consultor, este é um trabalho em que se aplicam cristais de vidro ou sintéticos em cima de materiais de diferentes naturezas, como, por exemplo, o couro. “Geralmente, é usado para fazer corações e estrelas. No preview, estamos fazendo franjas com essa técnica. São linhas com o material que servem para destacar a exuberância do Bumba Meu Boi”, contou.
Outra estratégia que traduz a exuberância da festa em inspirações para o Verão 2019 está em uma versão glamourosa do couro. No Salão de Design e Inovação de Componentes, Jefferson de Assis apresentou o material natural vestido de muito brilho e tecnologia. “Nos materiais, nós apresentamos um couro desenvolvido pela Couroquímica que resgata um produto que já havíamos apresentado na edição passada, mas que agora vende a ideia do bordado primoroso do Buba meu boi. Então, temos um couro que tem aplicações de canutilhos sem precisar bordar”, disse.
Com essas novidades, Jefferson apontou que podem ser produzidas botas, sapatos masculinos e femininos e até fivelas de cinto. Mas não é só. Nesta edição do Referências Brasileiras, outro produto chamou a atenção das milhares de pessoas que visitaram o Inspiramais nesta semana. “Os coletes se apresentam em duas técnicas diferentes: o bordado eletrônico e o hotfix, que são as franjas coloridas. No primeiro, nós temos a mistura de elementos porque, no bordado do Bumba Meu Boi, parece que é só um resultado floral. Mas, na realidade, é uma imagem super rebuscada e que traz o over info, que também será uma palavra-chave no Preview do Couro”, adiantou o consultor sobre a tendência de maxi informações no Verão 2019.
No entanto, apesar do encantamento unânime dos apaixonados por moda, o resultado de mais uma edição do Referências Brasileiras não é para o consumidor final, como destacou Jefferson. O consultor contou que as pesquisas apresentadas no Salão buscam sensibilizar a origem desta engrenagem fashion. “Todos os lojistas, designers e modelistas que eu recebo, eu sempre falo a mesma coisa: o que eu faço no Referências Brasileiras é para quem vai começar esta cadeia criativa”, alertou Jefferson de Assis, que emendou: “Espero que eles tenham ficado sensibilizados com os brilhos, a ideia do canutilho e todas as informações que ainda são promocionais, que nem estão na pirâmide. É algo inédito. Nada do que usamos no Referências Brasileiras é material de estoque ou almoxarifado”, contou.
Como disse o consultor, tudo o que é usado no Referências Brasileiras ainda tem o caráter de experimentação. A partir da repercussão positiva do Salão, os curtumes e empresas do setor passam a criar tecnologias e inteligências para incorporar os conceitos e traduzir as ideias apresentadas no projeto. Desta forma, o Referências Brasileiras assume o papel de embrião da cadeia produtiva de moda. “Provavelmente, na próxima edição do Inspiramais, o lojista já vai ter esses processos que apresentamos aqui, ainda de maneira manual, disponível para a produção em maior escala”, completou.
Por tudo isso, Jefferson de Assis concluiu que, de fato, este é o momento de resistirmos às nossas tradições, desejos e reivindicações. “A palavra Resistência não está à toa nesta edição”, reconheceu o consultor da Assintecal que foi além: “O Bumba Meu Boi é sobrevivente ao tempo e nós precisamos disso para continuar produzindo moda, Referências Brasileiras e até para continuarmos existindo. E eu acho que a existência é muito importante neste processo. Quando olhamos para um produto que faz parte da cultura brasileira, vemos que às vezes a gente se identifica no primeiro momento porque reconhecemos aquele ambiente e, em outros, reconhecemos e por isso nos identificamos”. Vida longa!
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