Inspiramais 2021_II – Tour Virtual e uma imersão em materiais inovadores para moda pautados pela sustentabilidade


No Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina realizado 100% digital, que vai marcar uma era de ressignificação para o setor moda em plena pandemia, o Projeto Conexão Inspiramais apresenta os lançamentos tecnológicos em sinergia com a inovação e sustentabilidade no segmento de componentes para as indústrias têxtil, calçadista, de acessórios, bijuterias, moveleira e automotiva. Todos os produtos foram desenvolvidos a partir da pesquisa e consultoria do Núcleo de Design Inspiramais. Vem com a gente!

Tem sido uma experiência inigualável mergulhar em uma belíssima plataforma na web e saber que estou conectada – assim como o mundo todo -no universo de inovações que vão enriquecer a discussão e produção nos mais diversos setores do universo moda, sempre focadas nos materiais, como tecidos, estampas, couros, saltos, sintéticos e aviamentos, e na atemporalidade, que a edição digital do Inspiramais 2021_IIÚnico Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina tem proporcionado. Nesses três dias de imersão concluímos que o evento foi capaz de marcar uma nova era na história da moda nacional por ser capaz de, em tempos de pandemia, se reinventar em cinco meses depois de 10 anos sendo presencial e reverberar para o mundo o que nossas indústrias e empresas de todos os portes do setor moda são capazes de produzir pautadas pela economia circular, zero waste, sustentabilidade + consumo consciente, upcycling ressignificando um novo caminhar da produção.

Players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário, móveis e até automotivas de Norte a Sul do país e do exterior podem acessar a qualquer momento na plataforma o tour virtual Conexão Inspiramais, guiado pelo coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, por exemplo. E, claro, converter a circulação virtual em negócios. As rodadas de negociações na plataforma têm sido constantes e você pode confirmar o que eu estou escrevendo apenas com um clique no seu mouse. “Estamos falando de um volume muito significativo. Para se ter noção, a cada 12 horas, tivemos 1.400 agendamentos de negócios, mais de 10 países presentes e um volume imenso de procura dos principais players do país em conexão com as empresas fornecedoras de insumos para moda, design e sustentabilidade”, pontua Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). Gostam de números? Querem mais? São 17 mil visitas a estandes virtuais, mais de 30 palestras nacionais e internacionais e rodadas de negociações já realizadas com 10 países. A regra principal dessa nova ordem é liberdade de estar presente, interagir virtualmente em todas as interfaces da plataforma e ter a absoluta certeza de que pode fazer diferente, com identidade, DNA o planejamento, criação e execução de ideias mil com materiais inovadores e inteligentes.

Tenho ressaltado constantemente que há uma revolução poderosíssima no mundo, no nosso país e que chega até cada um de nós. Um momento de convergência em que as máquinas não apenas levantam dados, mas passam a tomar decisões. Ou seja: os sistemas ciber-físicos são capazes de comunicação entre si e com os seres humanos. Como disse, nesse contexto, que mais parece saído de um filme sci fi, já se projeta até a Quinta Revolução Industrial com a junção da biotecnologia com a tecnologia da informação. Mas vamos ao tour pelo Projeto Conexão Inspiramais, que apresenta os produtos inovadores após estudos e pesquisas comportamentais aprofundados lançando um olhar sobre o passado, desde os movimentos globais à identidade local, e o presente, com análises de macro inspirações para, assim, adiantar o que vem no futuro na relação entre a indústria criativa e o consumidor, que vive em transformação constante.

Pense em uma pirâmide para estudar e compreender quem é e como se comporta o seu consumidor (afinal, os produtos são criados para ele e são as necessidades e os desejos dele que a indústria da moda precisa suprir). Ela representa a totalidade do mercado de moda (100%).  É a partir da Metodologia da Pirâmide: assertividade nos negócios que os consultores do Núcleo de Design trabalham em conjunto com as empresas brasileiras de materiais levando em conta sua identidade, tecnologia e volume de produção – desenvolvendo materiais de moda para vários setores. Mas, vamos pensar também que a mudança caracterizada pela velocidade que atinge todos os processos criativos e industriais, a setorização é uma alternativa dinâmica, funcional e objetiva para diversificar a maneira de apresentar os produtos. Portanto, o Inspiramais atualizou as etapas criativas no processo de desenvolvimento observando o movimento e a necessidade “de um olhar em 360 graus também para a exposição de produtos no Salão”. No tour virtual ao Projeto Conexão Inspiramais, os participantes conhecem os novos materiais criados pelas empresas e desenvolvidos a partir da pesquisa e consultoria do Núcleo de Design Inspiramais, mas organizado por áreas ou ilhas batizadas Street | Casual | Denim, High End, Performance, Sustentabilidade e Artesanal | Slow Fasion e Materiais Técnicos com uma gama imensa de novos materiais para conhecimento e criação de novas coleções e produtos.

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Agora vamos dividir em três partes a pirâmide e você tem no topo os 10% do volume total, que representa o começo do processo e corresponde ao nascimento das ideias. É nesse estágio que se determinam objetivos e sistematizam a inovação e a experimentação a partir da sua criação de produtos inovadores.

FREE SPIRIT –  10% Laboratório de Pesquisa: Inovação com propósito gera valor

Portanto, se o tema desta edição é Free Spirit, ele está nos 10%, e nos faz pensar no ‘sentir-se bem’ com as roupas, acessórios que usamos. Trata-se de sentir-se bem em representar algo, em ter propósito. Portanto acreditamos que a ‘criatividade’, um tanto esquecida nos tempos de grandes volumes e lucros estratosféricos, passa a ser hoje uma palavra importante. Uma reflexão sobre o momento de (r)evolução que estamos presenciando, com um sentimento criativo muito similar ao dos anos 1970, década marcada pelas contraculturas e a força street style.

O futuro das próximas gerações significa valores seguros para consumidores alinhados com as necessidades de mudanças. Essas mudanças refletem uma nova atitude do eu em relação ao outro, seja ele um ser ou a própria natureza, enfatizando o sentido de sagrado que liga todas as coisas do universo. E esses Valores Seguros incluem dois subtemas: Modern Classicism | New Romantism.

O Modern Classicism aponta para as incerteza desse momento que vivemos e que vai determinar, a diferentes consumidores, novos padrões de desejo de consumo. Uns optarão pelo clássico pela tradição, pois não há como errar, estabelecendo uma conexão com o que é conhecido e praticado. Palavras importantes indicam esse caminho: Clássicos Atemporais; Rigidez; Valor Percebido; Joia; Monograma, 70’s Denim.

De acordo com o coordenador do núcleo, o Modern Classicism apresenta cores e modelagens mais clássicas, no sentido de beges e tons absolutamente conhecidos, o xadrez e tecidos que têm em seu DNA esta atmosfera de clássicos. “A nova maneira talvez seja misturá-los nos acessórios, roupas e moveis também. A modelagem vai receber uma aspecto rígido, durável, a ideia é que o produto mostre que pode durar muitos anos”, explicou Walter Rodrigues.

Com relação ao Couro, o Valor Percebido será um elemento importante na comercialização dos produtos. Como existem duas vertentes de preços, será necessário fornecer material para todos. O couro vai levar todo este conceito de valor percebido de maneira bastante forte. ” Já a modelagem, por sua vez vai receber, um aspecto rígido, estruturado, durável, teremos uma bolsa, por exemplo que vai durar muitos anos”, ressalta.

Dentro ainda de percepções de Valores Seguros do Free Spirit, as joias aplicadas na moda são de maneira ampla, através dos bordados, no aspecto de luxo dos acessórios. De acordo com Walter Rodrigues foram vistos também trabalhos bem interessantes com pérolas, cristais e dourados aplicados em superfícies inteiras.

De acordo também com a pesquisa do Free Spirit, a moda direciona-se para novos clássicos, baseados no sentimento de valores seguros, renovando a utilização de monogramas, um branding das marcas. “ Em um tempo de pandemia, de insegurança, é o momento de fortalecer marcas. O monograma pode ser um ponto importante neste processo. Além disso, estamos vivendo em um momento no qual há necessidade de conforto, já que ficamos em isolamento social e home office. A próxima estação vai trazer muito softs, espumas, apresentando cara de roupas confortáveis. Ao mesmo tempo o Denin vai vir com um olhar forte para o upcycling, utilizando calças que já podem ser trabalhadas, mas também para o jeans que é fabricado por empresas sustentáveis”, conta Walter Rodrigues, ressaltando que neste momento a transparência e a sustentabilidade são fundamentais para as empresas.

Em um segundo momento outros consumidores irão de forma romântica, subverter suas escolhas, embarcando em experiências sensoriais de cor, volume e formas, exaltando o diferente e o inusitado. O tempo de isolamento, a falta da natureza, a rotina de trabalho e do dia a dia no mesmo espaço – e mais uma boa dose de escapismo fortaleceram o sentido dessas palavras chave: New Romantics, Botânica e Botânica Psicodélica.

“O New Romantics se manifesta a partir de materiais muito delicados, como renda, cetim, tecidos luxuosos relacionados a ideia da noiva, o que não ocorria há anos nos desfiles de Prêt-à-Porter. Outro ponto importante é a Botânica, que invade as casas, com paredes verdes, o mobiliário revestido com materiais com efeitos de botânica, vai para as roupas, em total look, e com um efeito muito interessante na roupa masculina, sendo programadas com uma única localizada estampa, bem evidente”, ressalta Walter, acrescentando: “Por outro lado, quando eu falava de escapismo, nós temos uma vibe no ar muito importante sobre os anos 70, a partir do segundo semestre do ano passado, quando vários filmes relembraram de forma nostálgica os anos 70. Nos buscamos muito esta afirmação quando brincamos com a Botânica Psicodélica, enfatizando o uso de cores e uma maneira completamente diferente, impactando com as combinações de forma inovadora.

Finalizando a apresentação do Free Spirit, Walter Rodrigues pontuou que a cartela de cores da pesquisa se concentra em três cores:  vermelho coral (Psicodélico), bege (Classicismo) clássico e verde oliva (Botânica).

SINCRONIA – 30% Estratégia: Planejamento e processo gera assertividade

A pesquisa do Sincronia ratifica que o passado, presente e futuro são o agora – portanto estamos em tempos repletos de transformações da internet, das tecnologias, da robótica, mas observando mudanças de um renascer de ideias, de mindset da sociedade. O Sincronia, apresentado em janeiro, volta agora como 30%. Seu ponto de partida foi a sinergia entre o ser humano, a automação, a inteligência artificial e também à sustentabilidade. Nosso ponto de partida foi tentar estes pontos fundamentais da nova mentalidade de negócios, da nova mentalidade de se produzir moda, através dos influxos tecnológicos, não esquecendo, o poder do sentimento, da história, de como o humano sempre se relacionou com tudo isso e com as práticas sustentáveis cada vez mais exigidas pelos consumidores”, diz Walter Rodrigues.

Outro ponto importante abordado no Sincronia é que os Processos de Negócios que eram “B to B” ou “B to C”, passam a ser “Human to Human”. Cada um da sua maneira, buscando expressar seus sentimentos, buscar e compartilhar as ideias, de uma forma interativa e tecnológica como estamos fazendo aqui no Inspiramais”, ponta.

A palavra-chave Sincronia foi subdividida em dois temas: Sinapse e Ecletismo. Dentro da percepção da foram imaginadas linhas digitais e pontos de referências que se convergem para desenhos de linhas, estampas, bordados e texturas. Num outro ponto, dentro de inteligência artificial, falou-se da robótica e da importância da cor prata neste momento. “Trouxemos aqui também uma um aspecto bem interessante da moda com atenção para os solados, que lembram boots que era usado no space age, nos anos 60, e estão voltando agora num momento de um novo fluxo de naves indo para o espaço. Um tema bastante interessante para os consumidores que não viveram esta expectativa e experimentar produtos do space age”.

Outro ponto importante são os módulos, que lembram Paco Rabanne, estilista super importante nos anos 60 e que hoje influencia a partir da ideia sustentabilidade, dos resíduos menores, que podem ser transformados em módulos e criar roupas acessórios, tipos de acabamentos, texturas, a partir destes efeitos.

O segundo subtema do Sincronia é o Ecletismo, onde encontramos artificialidade, opulência, o Barroco. “Ainda estamos muito influenciados sobre a questão da exposição “Camp”, que aconteceu no Museu Metropolitan, de Nova York, no ano passado. Isso ainda respinga em muitos desfiles de moda e encontramos muitas referências desta exposição extremamente importante dentro de artificialidade e opulência. Vamos perceber que os tecidos ganham, de certa forma, aspectos adamascados, além de tratamentos de fios metálicos, mostrando serem opulentos e luxuosos. Nas bijuterias existe um impacto muito grande do ouro, com formas arrojadas e grandes. Por outro lado, o Denin recebe estamparia, tirando-o do lugar comum e transformando-o numa base de experimentação de estampas”, completou.

ZEN – 60% Know-how: Segurança gera: Preço e competitividade

O tema Zen vinha sendo trabalhado pela equipe do núcleo em duas vertentes há cerca de 18 meses, com uma percepção clara do movimento que a moda vem fazendo em relação às práticas sustentáveis. ” Hoje no mercado brasileiro este conceito tem uma aceitação muito grande em relação aos consumidores e também de marcas do setor de calçados, confecção e mobiliário trabalhando práticas sustentáveis e entendendo que isso não é apenas um modelo de marketing, mas que vai durar, ressaltando que os seguidores de Greta Thunberg, ativista ambiental, têm hoje cerca de 9, 10, 15 anos e serão os novos consumidores. É pra eles que estamos construindo o futuro, e é muito importante que todos compreendam isso dentro da sua linha de produtos”, detalhou Walter Rodrigues.

O movimento zen não é relaxamento. É uma filosofia de estar presente, conectado em tudo o que está acontecendo no mundo nesse momento. Como impacta o produto, o insumo, a criação, a venda. “A informação está tão rápida e tão fluida, que é importante entender a posição do ser humano em relação ao tempo e ao espaço. Por outro lado, é vital entender como ressignificar o lucro. Pois o consumidor está recebendo várias informações. Ele está consciente e vai buscar selos de origem, empresas transparentes, utilizando a melhor maneira de se estabelecer contato com marcas que têm propósito”, assinala o coordenador do Núcleo de Design da Assintecal.

Zen tem dois subtemas: vínculo e tempo. Quando observamos as influências do tema vínculo, tratamos do valor das conexões entre produtos e consumidores, exaltando a essência das matérias. O respeito à matéria, sua qualidade e sua origem são fundamentais. Nesse contexto, a madeira se torna protagonista e é referência para o desenvolvimento de texturas e acabamentos. É incorporada em saltos, acessórios e detalhes no design de mobiliário. As palavras mais importantes para o desenvolvimento de produto no tema vínculo são: madeira, encaixe, pragmatismo e trama. Completando as inspirações de pesquisa vamos falar agora sobre o tema tempo, pois acreditamos ser urgente repensar processos descobrir novas formas de aproveitamento do que já existe, fortalecendo a ideia de que sustentabilidade é um novo padrão de qualidade. Palavras como ‘corrosão’ são inspiradoras para o desenvolvimento de acabamentos de produtos nos quais texturas e padrões têm aspecto irregular, como se sofressem ação do tempo. ‘Orgânico’ também nos inspira ao permitir explorarmos seus detalhes na criação de acessórios, joias, calçados e roupas que parecem ser organismos em transformação. É fundamental colocar em prática também a palavra ‘pós-fóssil’, que abre caminho para pensarmos a utilização de materiais descartados que mudem o contexto da matéria-prima e mascarem sua função original. ” Isso é muito evidenciado no jeans, onde o Denin absorve a cor bruta, a cor pura, trabalhando na cartela mais escura e com peças de uso diário. Outro ponto importante apontado no Zen é a trama (malha), que mesmo sendo criada com aspectos industrias, deve ser fortalecida com os aspectos artesanais e pensar na mão humana como instrumento artístico”.

No tempo, a pesquisa, por exemplo, percebe como os materiais sofrem a ação do passar dos anos. ” Num primeiro momento vamos perceber a aparência de orgânicos. Tecidos com fios reciclados, por exemplo, vão apresentar formas irregulares e poderão ser aproveitados nas bijuterias, nos tecidos de móveis, que dão uma ideia de inovação com reciclados”. Falamos em “graxa” o uso de materiais reciclados acabam recebendo sempre um aditivo de preto para unir todas as cores, surgindo uma nova cartela de cores de preto diferentes. Outro ponto importante nos 60% é uma referência muito forte de uma tendência remanescente”, onde a franja e os tecidos matelassados aparecem como dois pontos importantes no setor da moda.

O Conexão Inspiramais sempre foi um espaço de novas experiências. Nele, as novas propostas de inspirações e materiais são vistas em primeira mão!  Esta edição digital busca justamente enfatizar a beleza dos materiais, suas propriedades e suas funções para cativar o olhar dos visitantes, além de proporcionar a eles uma visita agradável e produtiva.

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O INSPIRAMAIS conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, ABDI, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear e Abrafati . Conta com o patrocínio de Cipatex, Altero, Bertex, York, Caimi&Liaison, Brisa/Intexco, Grupo Cofrag, JBS Couros, Colorgraf, Camaleoa, Suntex, Twiltex, Macias, Soares, Basf, Rhodia, Sprint Têxtil, Sculp Leather by Krumenauer e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).