Inspiramais 2021_II: Projeto Preview do Couro dá start no ‘Free Spirit’ e leva nossa produção para o exterior


No Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, realizado no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo, as novidades 2021_II relacionadas à tecnologia e textura para a criação de estilos únicos com a identidade brasileira. O projeto, que tem grande projeção internacional, propõe encorajar o setor coureiro na criação, no aperfeiçoamento e na promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem desse produto e dos curtumes no exterior, aumentando as possibilidades de venda e valorizando toda a cadeia produtiva. Hoje há uma grande conscientização mundial do consumidor e as indústrias fazem essa sinergia investindo em processos sustentáveis

Hoje vou comentar a experiência que designers, empresários, profissionais da moda e players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior tiveram ao conferir o projeto Preview do Couro no Inspiramais 2021_I – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, realizado em São Paulo. É uma mostra incrível com uma infinidade de novas texturas e aplicações nos couros gerando um novo mundo repleto de possibilidades criativas que vão desde a escolha de materiais até a customização dos produtos finais.

Promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal),  Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian Leather, By Brasil Components, Machinery and Chemicals e apoio de algumas das principais entidades setoriais do país, o Inspiramais chegou à décima edição e atraiu 7.800 visitantes em sincronia com mais de 1 mil materiais inovadores – soluções em solados, acessórios, tecidos, laminados e couros, entre outros produtos – foram apresentados por 180 empresas durante o evento.

Se nesta edição 2021_I o tema-central foi “Sincronia”, no qual passado, presente e futuro são o agora – portanto estamos em tempos repletos de transformações da internet, das tecnologias, da robótica, mas observando mudanças de um renascer de ideias, de mindset da sociedade e foco total na sustentabilidade -, o projeto Preview do Couro antecipa as referências para 2021_II. Isto mesmo, leitor… ele já proporciona a sensação de mergulhar mais e mais nas inspirações e permeadas pelo tema Free Spirit  2021_II.

A partir de um amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores, traduzindo assim as referências para as próximas coleções para toda a indústria da moda, o Preview do Couro, que tem grande projeção internacional, propõe encorajar o setor coureiro na criação, no aperfeiçoamento e na promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem desse produto e dos curtumes no exterior, aumentando as possibilidades de venda e valorizando toda a cadeia produtiva.

Marnei Carminatti e Ramon Soares sempre acolhem todos os visitantes com muita empatia

O Preview do Couro é a união de esforços do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Assintecal, Abit, Tex Brasil, By Brasil Components  e projeto Brazilian Leather, uma parceria do CICB com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e um grande incentivo também à internacionalização do que é produzido no Brasil. Uma publicação com a série de couros fotografada e produzida para este espaço roda mundialmente nas feiras de Xangai, Milão, Paris e Nova York, entre outras cidades referência no mundo e no mercado da moda, e é um grande sucesso dessa parceria apresentada no Inspiramais. Para vocês terem uma ideia, agorinha, no fim do mês, curtumes brasileiros estarão comercializando suas produções em uma mega feira nos Estados Unidos.

No Inspiramais, em São Paulo, o Projeto Comprador, promovido pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals, uma ação de incentivo às exportações executada pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que também possui convênio com a Abrameq para representar a vertical de máquinas para couro e calçados, recebeu 30 compradores vindos da América Latina e da Índia, representando empresas da Argentina, Colômbia, Equador, Índia, México e Peru ávidas para ter acesso aos materiais para moda produzidos no país.

Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design do Inspiramais e curador do Projeto Preview do Couro

Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design do Inspiramais e curador do Projeto Preview do Couro

E vamos às novidades. Conversei com Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design do Inspiramais, coordenado por Walter Rodrigues. Curador do projeto, ele sempre aguça quase que um sexto sentido em cada visitante. Costumo pontuar que esse sexto sentido é um mix de memórias afetivas em uma vida em alta velocidade em sinergia com o visual, o tocar, o ouvir… no qual o protagonismo é o inspirar a moda nacional em sintonia o meio ambiente.

Pudemos apreciar em primeira mão mais de 60 artigos, entre couros de 16 curtumes e protótipos de calçados e acessórios feitos pela Arezzo&Co. Participaram desta edição Baby Leather, Casa Romeu, Couroquímica, Curtume Cacique, FAF Couros, Finileather, Fuga Couros, Nova Kaeru, OCM Best Brasil, Ravagnani e Cia e Curtume Andradina, Romicouros, Santa Croce, Secctrade Leather, Tre Anytry, Treat Couros e Zitty Couros.

E o que seria o Free Spirit traduzido em pesquisa de inspiração para moda? Fui ler na linda publicação do Preview do Couro: ’Sentir-se bem’ com as roupas que vestimos não é mais estritamente aparência ou conforto: trata-se de sentir-se bem em representar algo, em ter propósito. Portanto acreditamos que a ‘criatividade’, um tanto esquecida nesses tempos de grandes volumes e lucros estratosféricos, passa a ser hoje uma palavra importante. Uma reflexão sobre o momento de (r)evolução que estamos presenciando, com um sentimento criativo muito similar ao dos anos 1970, década marcada pelas contraculturas e a força street style.

“A reflexão sobre a corrente de conectividade, conteúdo e tecnologia, na qual vivemos ligada à sustentabilidade, a compreensão de um novo comportamento do consumidor, as estratégias de posicionamento e, principalmente, a criatividade são as principais diretrizes da pesquisa, que a cada temporada produz materiais com antecipação de tendências”, pontuou Marnei, acrescentando: “É como se estivéssemos fazendo uma leitura do que aconteceu no mundo. Principalmente pelas manifestações a respeito do clima e da questão da sustentabilidade. O espírito livre está sendo jogado para a roda. Dentro do universo do couro, precisamos utilizar materiais mais limpos, com menos metal e menos agressão à natureza. Entendemos a necessidade de gerar um conjunto que contemple o futuro e o presente simultaneamente, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e comercialização para os curtumes”.

E Marnei nos mostra dois pontos fundamentais para entender mais ainda o contexto do tema:

FREE SPIRIT:  jovens ávido por mudanças, que contestam a maneira como a sociedade e o mercado está organizada, buscando uma significação de novas práticas com propósito, através de um caos criativo, e manifestam suas intenções e reconstroem um mundo com mais responsabilidade e inclusivo, com valores mais humanos e sempre conectados ao coletivo.

BCBG: sigla que significa Bon Chic Bon Genre, expressão que nasceu na França para definir um grupo de pessoas que segue o mesmo estilo de vida. Diante disso e com um mercado com uma oferta saturada, as marcas sentem a necessidade de focar nos seus valores, e redefinir seus fundamentos.

Portanto, as empresas que materializaram em protótipos as inspirações para 2021_II deram ênfase total à sustentabilidade, respeito, empatia e gentileza compreensão do comportamento do consumidor e estratégias de posicionamento.

“Conversamos sobre criatividade, sobre inclusão e comunidade, longevidade e sustentabilidade, respeito e gentileza – sobre o que acreditamos e o motivo. Esses valores tão importantes hoje estão sendo expressos e demonstrados em ação por marcas internacionais há muito estabelecidas e por novas marcas em todo o mundo – que influenciam o mercado gerando tendências de consumo. Assim, para 2021_II, mostramos não apenas tendências estéticas, mas a compreensão do comportamento do consumidor, estratégias de posicionamento, e, principalmente, muita inspiração”, frisou Marnei Carminatti.

A botânica também se insere nesse universo do Free Spirit. “Quando falamos em estampa em couro, a botânica foi um elemento importante de inspiração para criação de novas texturas e desenhos que se fundem sobre o couro. Um recorte bacana para o couro por fazer uma fusão com a natureza. Buscamos na natureza imagens para fotografar a botânica com uma identidade verdadeiramente brasileira, inspirada em Burle Marx”, contou Marnei. Assim, vimos imagens fotográficas digitais impressas no couro, proporcionando uma analogia com a natureza também nos acabamentos, nas texturas e nas cores terrosas.

O Free Spirit traz a valorização de camurças, nobuck, napas: “Materiais mais tradicionais e reconhecidos. Lógico, dentro deste tema, a ideia é seguir uma prática de sustentabilidade ambiental nos processos de curtimento de couros, termos menos agressão sobre o couro, menos processos, menos gastos de energia. É toda uma linha baseada em processos mais limpos, como, por exemplo, o chrome free, sem aplicação de metal”, afirmou Carminatti, lembrando novamente que o Preview do Couro é referência no desenvolvimento de novas cores, acabamentos e texturas para o mercado de moda.

A cartela proposta tem 10 cores, entre tons pastel, caramelo, naturais puxando para os terrosos e verde natureza. “A ideia foi de uma cartela maior que pudesse também agregar cores que vão permanecer mais tempo dentro das coleções. Tons terrosos, o verde…, mas incluindo também o rosa, o  azul do tema “Sincronia”. Observamos os movimentos do mercado e entendemos a necessidade de gerar um conjunto que contemple o futuro e o presente simultaneamente, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e comercialização para os curtumes”, explica Marnei Carminatti. É a moda sem ser datada e vista e com ação em 360 graus.

Materiais clássicos com base em vegetalizados, com toque e acabamento tradicional, também estão em alta. “É lindo, você consegue enxergar um valor percebido a partir da utilização do material. Camurças superlisas, singelas, mas com uma cor perfeita. Materiais firmes, rígidos… Textura de croco sendo aplicada sobre uma pele sedosa, macia e acamurçada”, mostrou Carminatti.

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A parceria com o grupo Arezzo&Co proporcionou a criação de protótipos de tênis, botas e bolsas fazendo uma analogia com a natureza nos acabamentos, nas texturas e nas cores mais terrosas. A partir daí, foi criado um novo modelo de aplicação de estamparia através da gravação de folhas naturais sobre a matéria-prima. Nos protótipos de sandália e tênis com a label Schutz, foram utilizados o pirarucu e vacum também.

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O Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (ASSINTECAL), da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (ABIT), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio de algumas das principais entidades setoriais do país, como ABEST, ABIACAV, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber. Conta também com apoio Institucional do Sebrae e ainda tem o patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Sprint Têxtil, Caimi&Liaison, Brisa/ Intexco, Cofrag, Advance Têxtil, Endutex, Colorgraf, Componarte, Branyl, Aunde Brasil, Suntex Brasil, Camaleoa, Top Shoes / Pettenati e Soares Materiais para Calçados.