O espírito é livre e o futuro é agora. Com o start da edição 100% digital do Inspiramais 2021_II – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, elaborada para conectar em um ambiente virtual designers, empresários, profissionais da cadeia de moda de ponta a ponta, incluindo players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior em um momento no qual distâncias precisaram ser encurtadas em função da pandemia do novo coronavírus, o que presenciamos foi uma total sinergia entre seres humano na frente de uma tela de computador ávidos por conhecer as inspirações de materiais inovadores – soluções em solados, acessórios, tecidos, laminados e couros, entre outros produtos – para roupas, calçados, bijuterias, design de móveis e outros segmentos ligados à moda e até ao setor automobilístico e universo dos pets. Permeado pelo tema Free Spirit, o Inspiramais 2021_II vai marcar uma nova era na história da moda nacional por ser capaz de se reinventar em cinco meses e reverberar para o mundo a criação de materiais inovadores produzidos por indústrias e empresas brasileiras pautadas pela economia circular, zero waste, sustentabilidade + consumo consciente, upcycling ressignificando um novo caminhar da produção.
Nesta plataforma vimos novos formatos de negócios, pontos de vista dos mais diversos temas abordados por palestrantes brasileiros e da América do Sul e projetos altamente criativos e no qual a sustentabilidade é o novo padrão de qualidade. As boas-vindas foram dadas a todos os participantes por Milton Killing, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Ilse Guimarães, superintendente da associação, Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Cândida Cervieri, diretora executiva da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Rafael Cervone, presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Fernando Bello, presidente-executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).
“A tecnologia não substitui o ser humano, mas está sendo uma aliada de cada um de nós ao proporcionar a conectividade para a geração de negócios pautados pela sustentabilidade e empatia. Apesar da pandemia, a decisão de promover um evento 100% digital foi primordial para a interação e conectividade entre todas as empresas e segmentos do país”, ressalta Ilse Guimarães.
“O Inspiramais virtual é uma experiência única e todos terão uma sensação diferente e de aproximação. Muita informação e tecnologia que darão condições a profissionais de participarem e terem contato com fornecedores, designers…”, disse Milton Killing, agradecendo aos parceiros do evento que possibilitaram a oportunidade de promover acesso à várias pessoas do Brasil e do mundo.
“Estamos vivendo um tempo desafiador, que demanda resiliência, paciência, equilíbrio, antecipação de tendências, percepção de novas oportunidades e de novos modelos de negócios. Foi isso que a Covid-19 antecipou: novas tecnologias e inovações que estavam por vir. E tudo isso é o Inspiramais. Um evento vencedor, dinâmico, que oferece soluções inovadoras, como essa edição online. A Abit é parceira desde o primeiro momento e o será no futuro, porque o futuro é agora”, disse Rafael Cervone.
Para Cândida Cervieri esta edição do Inspiramais para a indústria de móveis significa oportunidade única de gerar negócios, com parceiros de primeira ordem do mundo dos negócios, da moda, que têm os mesmos valores e que pensam o Brasil de amanhã.
De acordo com Fernando Bello, o setor de couro do todo o Brasil está muito bem preparado e muito motivado para esta nova edição digital do Inspiramais. “Acreditamos que vamos dar passos largos no relacionamento com nossos clientes, designers, desenvolvedores e será uma forma muito atrativa de aproximação com o público alvo e com todos que merecem trabalhar com couro. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores de couro do mundo e nós vamos mostrar nossa força. Assim como mostramos na forma física, nós vamos mostrar agora na forma virtual”.
Coordenador do Núcleo de Design, Walter Rodrigues nos proporcionou um mergulho neste universo do Free Spirit com o trabalho de pesquisa que apresenta um pensamento analítico realizado em conjunto por todos os consultores do Núcleo e que foi divulgado para cada uma das indústrias e empresas que desenvolveram os protótipos apresentados no Inspiramais 2021_II. Free Spirit está no topo da Metodologia da Pirâmide, nos 10%, que significam a inovação com propósito de gerar valor. É onde se cria um storytelling disruptivo. Os valores se unem a um contexto mundial, à pesquisa inspiracional realizada pelo Núcleo de Design do Inspiramais, formando um estudo para que o novo produto possa gerar marketing, imagem positiva e assegurar em longo prazo a presença da empresa no mercado.
Desde a edição passada, guardei uma frase importantíssima dita por Walter Rodrigues e que, claro, vale in totum para o hoje e amanhã. “A palavra sustentabilidade adquiriu uma importância gigantesca uma vez que deixou de ser conceito para tornar-se uma prática cotidiana com grande impacto na escolha do produto final pelos consumidores conscientes”, frisou, acrescentando que, com a Inteligência Artificial, conectividade, redes… o futuro é agora e a evolução das ciências torna o homem atual um questionador sem limites. “Tivemos um tempo onde fortaleceram-se as relações B To B, e B To C, mas de agora em diante deverá ser Human to Human”, pontuou. No start deste edição digital do Inspiramais, Walter foi além e afirmou: “A sustentabilidade é o novo padrão de qualidade”.
O Free Spirit partiu do impacto pela polaridade que acontecia em todo o mundo e por todos os eventos com relação às manifestações nas ruas, como os movimentos ambientais, raciais, além dos próprios desfiles fazendo alusões claras sobre as preocupações com o nosso planeta. “Naquele momento do início das pesquisas do Free Spirit podíamos assistir a uma série na Netiflix sobre pandemia e, de repente, nos vimos dentro de uma real pandemia. De certa forma, o setor moda reagiu rapidamente; as revistas trocaram as capas de modelos por médicos e pesquisadores, os grandes influenciadores do momento. Na verdade, mesmo antes deste processo, a moda já previa a necessidade de construção de uma performance mais sustentável”, afirma.
As conversas dos integrantes do Núcleo de Design passaram a ser longas, profundas e repletas de emoção. Em pauta: a criatividade, inclusão e comunidade, longevidade e sustentabilidade, respeito e gentileza – sobre o que acreditamos e porquê. Os pesquisadores partiram do ponto de vista de que estamos vivenciando uma reconstrução do pensamento da moda, que está gerando novos modelos de negócios conectados com os valores da próxima década.
Free Spirit é ‘sentir-se bem’ com as roupas que vestimos não é mais estritamente aparência ou conforto: trata-se de sentir-se bem em representar algo, em ter propósito. Portanto acreditamos que a ‘criatividade’, um tanto esquecida nesses tempos de grandes volumes e lucros estratosféricos, passa a ser hoje uma palavra importante. Uma reflexão sobre o momento de (r)evolução que estamos presenciando, com um sentimento criativo muito similar ao dos anos 1970, década marcada pelas contraculturas e a força street style.
“Essas demandas refletem no surgimento de uma outra maneira de consumir, enfatizando a experiência, priorizando práticas sustentáveis, pesquisa por materiais com princípios éticos, reuso através do upcycling, revenda e aluguel de produtos de moda, incorporação de serviços. Algo que ninguém imaginava há uma década atrás”, frisa Walter Rodrigues.
Para chegar a uma conclusão sobre as inspirações foram analisados o momento sócio-político atual refletindo uma reorientação em torno de valores seguros, fortalecendo uma imagem ora de classicismo ora de romantismo.
Segundo as pesquisas, o Free Spirit mostra também jovens ávido por mudanças, que contestam a maneira como a sociedade e o mercado está organizada, buscando uma significação de novas práticas com propósito, através de um caos criativo, e manifestam suas intenções e reconstroem um mundo com mais responsabilidade e inclusivo, com valores mais humanos e sempre conectados ao coletivo. Ele cita o exemplo de Greta Thunberg, a sueca, ativista ambiental, considerada personalidade do ano em dezembro pela revista americana Time.
A pesquisa apontou ainda para a sigla BCBG, que significa Bon Chic Bon Genre, expressão que nasceu na França para definir um grupo de pessoas que segue o mesmo estilo de vida. Diante disso e com um mercado com uma oferta saturada, as marcas sentem a necessidade de focar nos seus valores, e redefinir seus fundamentos.
Portanto, as empresas que materializaram em protótipos as inspirações para 2021_II deram ênfase total à sustentabilidade, respeito, empatia e gentileza compreensão do comportamento do consumidor e estratégias de posicionamento.
O consultor do Núcleo de Design do Inspiramais, Marnei Carminatti já havia apontado, em janeiro, no Projeto Preview do Couro, que antecipa as referências para as próximas coleções para os segmentos calçadistas, confecção, acessórios, moveleiro e automotivo, que as conversas sobre o Free Spirit giravam em torno da criatividade, inclusão e comunidade, longevidade e sustentabilidade, respeito e gentileza – sobre o que acreditamos e o motivo. Esses valores tão importantes hoje estão sendo expressos e demonstrados em ação por marcas internacionais há muito estabelecidas e por novas marcas em todo o mundo – que influenciam o mercado gerando tendências de consumo. “Assim, para 2021_II, mostramos não apenas tendências estéticas, mas a compreensão do comportamento do consumidor, estratégias de posicionamento, e, principalmente, muita inspiração”, pontou à época.
Segundo Walter Rodrigues, nos últimos tempos, estivemos ligados ao procedere/processar, cujos resultados são: uma vida baseada em excesso, velocidade, resultados e desperdício. Na leitura procedere/procissão, o importante é respeitar cada etapa, absorvendo a experiência, criando narrativas consistentes, com empatia e repletas de propósitos.
O futuro das próximas gerações significa valores seguros para consumidores alinhados com as necessidades de mudanças. Essas mudanças refletem uma nova atitude do eu em relação ao outro, seja ele um ser ou a própria natureza, enfatizando o sentido de sagrado que liga todas as coisas do universo.
E Walter Rodrigues nos apontou os Valores Seguros com dois subtemas: Modern Classicism | New Romantism
Modern Classicism
A incerteza desse momento que vivemos, vai determinar, a diferentes consumidores, novos padrões de desejo de consumo. Uns optarão pelo clássico pela tradição, pois não há como errar, estabelecendo uma conexão com o que é conhecido e praticado. Palavras importantes indicam esse caminho: Clássicos Atemporais; Rigidez; Valor Percebido; Joia; Monograma, 70’s Denim.
New Romantism
Num segundo momento outros consumidores irão de forma romântica, subverter suas escolhas, embarcando em experiências sensoriais de cor, volume e formas, exaltando o diferente e o inusitado. O tempo de isolamento, a falta da natureza, a rotina de trabalho e do dia a dia no mesmo espaço – e mais uma boa dose de escapismo fortaleceram o sentido dessas palavras chave: New Romantics, Botânica e Botânica Psicodélica.
Dentro de toda a pesquisa e apresentação do Free Spirit ficou claro que a palavra sustentabilidade adquiriu uma importância gigantesca, deixando de ser conceito para tornar-se uma prática cotidiana com grande impacto na escolha do produto final pelos consumidores mais conscientes. Estamos vendo uma nova cultura de pequenos empreendedores éticos ao redor do mundo, que estão julgando o que o sucesso significa para eles de maneira completamente diferente. Eles estão mais conscientes da crise ecológica, criando assim novos modelos de negócios e começando a olhar para os novos consumidores da geração Z .
As conclusões dos estudos do Núcleo de Design apontam ainda que, “se por um lado ainda teremos o mercado de fast fashion com sua voracidade um tanto diminuída hoje, temos também designers que estão no centro das atenções, produzindo um trabalho exuberantemente criativo, com forte apelo ao tradicional, ao trabalho manual, adicionando aos produtos um senso de valor e atemporalidade, indicando uma vida mais longa a esses objetos”. Desta forma, segundo a apresentação do Free Spirit, a “criatividade” um tanto esquecida nesses tempos de grandes volumes e lucros estratosféricos, passa a ser hoje uma palavra extremamente importante.
TOUR VIRTUAL AO CONEXÃO INSPIRAMAIS
Uma ótima novidade deste Salão Digital do Inspiramais 2021_II é que os participantes também têm acesso à visitas guiadas pelo Projeto Conexão Inspiramais, que conta com a coordenação de Walter Rodrigues e oferece, às empresas expositoras do projeto, uma curadoria para criação e desenvolvimento de materiais inovadores em design e tecnologia.
Neste tour virtual, os participantes conhecem todo os materiais de pesquisa do Conexão Inspiramais inseridos na plataforma digital e podem fazer download e acessar conexões com empresas para negócios.
O INSPIRAMAIS conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, ABDI, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear e Abrafati . Conta com o patrocínio de Cipatex, Altero, Bertex, York, Caimi&Liaison, Brisa/Intexco, Grupo Cofrag, JBS Couros, Colorgraf, Camaleoa, Suntex, Twiltex, Macias, Soares, Basf, Rhodia, Sprint Têxtil, Sculp Leather by Krumenauer e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
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