A roda da economia deve girar e as negociações no mundo digital com a pandemia do novo coronavírus aceleraram um processo que vinha sendo desenhado internacionalmente para os próximos anos e foi concretizado em cinco meses no segmento moda no Brasil. Estou falando sobre a realização do INSPIRAMAIS 2021_II – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina –, que será realizado 100% digital, entre os dias 25 e 27 de agosto, em uma plataforma inovadora, proporcionando um outro formato de negócios, experiências sensoriais capazes de impulsionar o processo criativo para designers, empresários, profissionais da cadeia de moda de ponta a ponta, incluindo players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior.
O Inspiramais é onde a moda começa. Entre as principais atrações dessa edição digital estão tour virtual, showrooms, estandes virtuais, projetos inovadores, vitrines interativas, salas virtuais para o Projeto Comprador e reuniões e encontros com nomes fortes do mercado. Estamos vivenciando a Quarta Revolução Industrial, realidade que nos faz compreender o papel das máquinas, assim como o das inovações que elas promovem. A indústria da moda parte para novas abordagens com redução de custo e tempo. Palavras que preconizam o conceito de indústria 4.0 e em sinergia com os avanços na indústria química, pois o horizonte já aponta para a Quinta Revolução Industrial, unindo high tech com biotecnologia. Mas com tanto vanguardismo é essencial entender as novas formas de comportamento. Mais do que qualquer outro fator, o profissional da moda precisa buscar conhecimento e saber reconhecer as transformações que a sociedade vem sofrendo. Neste momento atual, os players das indústrias, profissionais inseridos em toda a cadeia produtiva e consumidores têm refletido sobre as práticas que permearão – com certeza – o produzir moda no Brasil e no mundo e já sentimos o reverberar de ações sobre economia circular, zero waste, sustentabilidade + consumo consciente, upcycling ressignificando uma nova produção.
Na live que acompanhei de lançamento oficial do “Inspiramais Digital – um novo formato de negócios na Indústria da Moda”, realizada no final de junho, com a participação de Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais; Fernando Pimentel, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit); Cândida Cervieri, diretora executiva da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel); e José Fernando Bello, presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) ficou claro que o virtual traz vantagens nesses momentos em que a logística é algo impensável, além da questão de maior abrangência. A superintendente frisou ainda que “o Inspiramais, ao completar uma década, atinge toda a indústria nacional, responsável pela produção dos mais diversos itens, estabelecendo um padrão de produtos mundialmente consumidos, “dentro de inspirações internacionais e inserindo uma cartela de cores ‘made in Brazil’, com referências de nossas culturas e elementos regionais, tudo seguindo um conceito de consumo que também fala com o mundo. Assim, levamos o Brasil para um patamar de excelência”.
O designer Walter Rodrigues deixou claro que enxerga o futuro da moda como um sistema híbrido, online e offline. Para ele, a indústria fashion já vinha flertando com esse conceito virtual há bastante tempo e a pandemia só acelerou o processo. “É muito necessário gerar negócios, principalmente agora. A plataforma digital possibilita isso de maneira interativa, muito comunicativa, fazendo com que os designers de produto de todos os setores que sempre visitaram o Inspiramais tenham chance de encontrar esses novos materiais. É muito bacana”, enfatiza. “O mais fascinante é que, no evento físico, a gente tinha uma conexão com cerca de sete mil pessoas. Hoje, o céu é o limite, com a possibilidade de falar com mais gente e colocar os conceitos do Inspiramais de forma muito mais ampla. Acredito muito que o futuro será uma combinação entre o presencial e o virtual. A moda tem que estar cada vez mais acessível, para que as pessoas possam comprar, usar e saber o que vai acontecer. E até que possamos nos encontrar e nos abraçar tudo será realizado aqui”, completa.
O tema desta edição do Inspiramais Digital é Free Spirit – ‘Sentir-se bem’ com as roupas que vestimos não é mais estritamente aparência ou conforto: trata-se de sentir-se bem em representar algo, em ter propósito. Portanto acreditamos que a ‘criatividade’, um tanto esquecida nesses tempos de grandes volumes e lucros estratosféricos, passa a ser hoje uma palavra importante. Uma reflexão sobre o momento de (r)evolução que estamos presenciando, com um sentimento criativo muito similar ao dos anos 1970, década marcada pelas contraculturas e a força street style.
Traduzido em pesquisa de inspiração para a moda não significa apenas aparência ou conforto, mas trata-se de sentir-se bem em representar algo, em ter propósito -, os conectados ao Inspiramais irão ter acesso a diversos projetos, como o Conexão Inspiramais, Preview do Couro, Projeto + Estampa, Projeto Comprador, Conexão Criativa e Comercial, além de palestras, showrooms e pesquisas de materiais.
“O Inspiramais é respeitado em todo mundo como uma fonte de referência em atualização em moda. Já nos apresentamos em vários países e dessa forma estamos divulgando os materiais brasileiros para todo o mundo. A edição digital, que começa nesta terça-feira, vai reunir esse universo e encurtar distâncias para interação e geração de negócios, mas sempre tendo como ênfase o ser humano por trás de cada computador”, tem comentado a superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Ilse Guimarães.
Como acompanho as edições do Inspiramais há anos, destaco que ele se tornou uma referência na indústria de consumo de moda nacional, pois unifica hoje a metodologia de trabalho de pesquisa de toda a indústria, facilitando o mercado nacional a atuar com uma linguagem de referência, cartela de cores e temas únicos para gerar uma unidade de linguagem e criar produtos mais assertivos para seus negócios – além de se tornar referência de identidade no mercado internacional.
PALESTRAS COM ESPECIALISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
As palestras poderão ser acessadas de qualquer lugar do globo, por um número ilimitado de marcas a qualquer hora do dia ou da noite. Com temas variados e importantes painéis de discussões voltados aos novos modelos de negócios que estão surgindo, o Inspiramais vai apresentar pontos de vista de especialistas nacionais e internacionais nas áreas de moda, inovação, sustentabilidade, varejo e negócios – além das apresentações de cases e notoriedades mundiais. Com tradução simultânea em inglês e espanhol, as palestras vão garantir a todos oportunidades de ampliar conhecimento para o mercado atual em moda, sustentabilidade, inovação e design.
Na programação estão nomes como Juliano Felizardo (Professor de Design e Gestão de Moda da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) e, Arte, Moda e Design Têxtil da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Carol Olival, Community Outreach Director Full Sail University, Gabriel Farias Iribarren, diretor da Ripley Hong Kong, Daniela Ruano, diretora na Curta em Casa Festival, entre outros.
PROJETOS DO SALÃO DIGITAL
CONEXÃO INSPIRAMAIS DIGITAL
Desde a edição Inspiramais 2021_I, a partir vivência da mudança caracterizada pela velocidade que atinge todos os processos criativos e industriais, a setorização é uma alternativa dinâmica, funcional e objetiva para diversificar a maneira de apresentar os produtos. Portanto, o Inspiramais atualizou as etapas criativas no processo de desenvolvimento observando o movimento e a necessidade “de um olhar em 360 graus também para a exposição de produtos no Salão. Sob o tema Free-Spirit será apresentada a proposta de referências e a metodologia baseada na pirâmide de consumo proposta para a indústria da moda: cartelas de cores, produtos inovadores e soluções em design. O trabalho é resultado de uma extensa orientação junto com as indústrias brasileiras dos mais diversos polos do país – universalizando o produto nacional e ampliando a assertividade de vendas.
“No Conexão Inspiramais Digital as novas propostas de inspirações e materiais são vistos em primeira mão! Para Walter Rodrigues, o Conexão Inspiramais sempre foi um espaço de novas experiências, e nesta edição vai buscar enfatizar a beleza dos materiais, suas propriedades e suas funções para cativar o olhar dos visitantes, e proporcionar a eles uma visita agradável e produtiva. “Assim informação de moda, detalhes técnicos dos materiais e a fácil conexão com os showrooms dos expositores cria uma sinergia criativa e inspiradora facilitando a busca por materiais e também fortalecendo a criatividade de cada visitante”, explica.
CONEXÃO CRIATIVA E COMERCIAL
É um ecossistema de negócios voltados a moda e design que possui na inovação e sustentabilidade um valor em comum. No Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, são apresentados trabalhos tanto com tecnologia limpa quanto com todos os processos artesanais, tentando criar uma ponte e viabilizando parcerias entre empresas, com o objetivo de oxigenar o mercado de moda e design nacional, promovendo a diversidade. A coordenadora Flávia Vanelli sempre deixou claro a ênfase na preservação do meio ambiente, os produtos apresentados contribuem para o reconhecimento e valorização do ‘made in Brasil’, enaltecendo, portanto, a diversidade e a riqueza do design e do artesanato produzidos no Brasil voltados para o desenvolvimento de componentes para que possam entrar em qualquer mercado com uma chancela exclusiva e original.
Dentro do Conexão Criativa e Comercial serão apresentados portfólio de soluções em borracha amazônica para moda e design, tingimentos e estampas vegetais, laminados que regeneram plásticos de embalagens e aparas em novos produtos, biomateriais, propostas que veem na biodiversidade brasileira uma oportunidade e ainda protegem a floresta, além de explorar também o potencial dos serviços como um banco de trocas de estoques de tecidos, ou ganhos em tecnologia para a sustentabilidade e circularidade.
Segundo Flávia Vanelli, “nessa edição estamos empenhados em contar processos, mostrando quem está por trás dos produtos, para comunicar o valor agregado de cada negócio. Vamos aproveitar o formato online para mostrar vídeos e fotos que revelem a cadeia produtiva por trás das propostas”.
PROJETO + ESTAMPA
É uma plataforma de apresentação de trabalhos de estúdios de design de superfície, por meio dos quais são comercializados ilustrações, designs, padrões e estampas, ganha repercussão nacional e internacional em alta potência. Os estúdios estão em todas as feiras nos mais diversos continentes, comercializando nossas estampas com toda a identidade e criatividade “made in Brasil”.
Coordenado pelo designer e consultor Lucius Vilar, o projeto decodifica elementos da cultura brasileira para criação de novas estampas e possibilidades de novas aplicações. O principal objetivo deste projeto é de fomentar o mercado de design de superfícies, comercializando estampas com diferencial competitivo, exclusivo ou personalizado – garantindo que os produtos criados não sejam copiados ou reproduzidos tão facilmente pelos concorrentes, sendo o diferencial do projeto, que apresenta estampas exclusivas. Ao todo serão seis estúdios Atelier Lucius Vilar, Bloom Prints, Estudio Capim, Studio Lúdico, Stampa Stúdio.
Em sua 14ª edição, o Projeto +Estampa, já nos aponta o preview para 2022_I, a partir dos novos estudos do Núcleo de Design do Inspiramais, coordenado por Walter Rodrigues. Com espaço exclusivo, vai apresentar três estampas por estúdio conectados à pesquisa, que serão formatadas com imagens em movimento trazendo uma nova opção de exposição.
O tema-chave para 2022-I será Antídoto, que vem como alternativa para nos reinventarmos, e as palavras “naturar” e “Cotidiano” atuam para fortalecer a pesquisa e nos guiar com diferentes referências.
“O +ESTAMPA vem com uma nova alternativa de apresentação e comercialização. Em 7 anos conseguimos solidificar o projeto para dar oportunidades aos estúdios, de novos clientes e novos mercados. E a intenção de criar esta plataforma foi exatamente esta, de fomentar o mercado. É sempre bom salientar a importância do design de superfície para a identidade de um produto, com isso o projeto vem como uma ótima possibilidade de originalidade e personalização para cada marca”, comenta Lucius Vilar.
PREVIEW DO COURO
O projeto, que tem grande projeção internacional, propõe encorajar o setor coureiro na criação, no aperfeiçoamento e na promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem desse produto e dos curtumes no exterior, aumentando as possibilidades de venda e valorizando toda a cadeia produtiva. Hoje há uma grande conscientização mundial do consumidor e as indústrias fazem essa sinergia investindo em processos sustentáveis. É uma mostra incrível com uma infinidade de novas texturas e aplicações nos couros gerando um novo mundo repleto de possibilidades criativas que vão desde a escolha de materiais até a customização dos produtos finais. O projeto Preview do Couro antecipa as referências para 2022_I para as próximas coleções para os segmentos calçadistas, confecção, acessórios, moveleiro e automotivo. A referência já tem tema: Antídoto e já em sinergia com 2022_I.
Segundo o designer e consultor que coordena o projeto, Marnei Carminatti, trata-se de uma reflexão sobre o presente, sobre neutralizar e converter um momento de dificuldade em inspiração para a cartela de cores e desenvolvimento de novos produtos. “Analisamos nossos hábitos através de excessos e desperdícios e descobrimos que podemos fazer mais coisas do que imaginávamos, reprogramando nossa capacidade artesanal um tanto esquecida, dando a isso um imenso valor”, destaca Marnei, sobre a orientação conceitual da coleção.
Todos os curtumes que desenvolveram artigos para o Preview do Couro terão estande no Inspiramais Digital, facilitando o contato do público com os criadores. O projeto se propõe a encorajar o setor coureiro na criação, aperfeiçoamento e promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem dos curtumes no exterior, elevando assim a possibilidade de vendas e valorizando toda a cadeia.
PROJETO COMPRADOR – RODADAS DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
O projeto é uma ação realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, que recebe buyers internacionais via Projeto Comprador. Com inscrições de mais 50 empresas de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Índia, México, Peru e Uruguai, que participarão de rodadas de negócios junto as indústrias e marcas brasileiras. As rodadas são agendadas e acontecem dentro de espaços virtuais, com apresentação de produtos em vídeos, por câmera e atendimento personalizado em salas de conferência.
PROJETO IMAGEM
O Projeto Imagem, também realizado pelo projeto By Brasil, vai contar com a participação de mais de 30 jornalistas internacionais, que estarão acompanhando e repercutindo o evento em seus países. O projeto vai levar a imagem das indústrias brasileiras para o mercado, impulsionando e fortalecendo a imagem da moda nacional e de seus produtos e atributos no exterior.
Veja a Programação completa do Inspiramais 2021_II
*Programação sujeita a alteração.
Terça-feira – 25 de agosto
10h – Abertura
11h – Palestra Conexão Inspiramais 2021_II
Walter Rodrigues, coordenador do núcleo de design do Inspiramais
14h – Visita Guiada Espaço Conexão Inspiramais
Walter Rodrigues, coordenador do núcleo de design do Inspiramais
Painel 1 Reset: Retomada de Negócios na Economia de Baixo Contato (Low Touch Economy)
13h às 14h – Relocalizacão Global de Fornecedores e Blockchain de Sustentabilidade [Internacional]
Gabriel Farias Iribarren, Diretor da Ripley Hong Kong
13h às 14h – Gestão De Estoque E Logística Digital Aplicada A Negócios De Pequeno E Médio Porte [Internacional]
Alan Gidekel, Ceo na Telectronica
13h às 14h – Logística Sanitária e Compliance [Internacional]
Laura Novik, Founder da Blink Design e Docente da Universidad ee San Andrés
14h15 às 15h30 – Branding e Comunicação
Alessandra Marins, Co-Founder Instituto Rio Moda
14h15 às 15h30 – Comportamento de Consumo
Aldo Clecius, Founder Agência Fhouse
14h15 às 15h30 – Logística Sanitária E Compliance
Felícia Assmar Maia, Presidente da Costamazônia– Associação de Costureiras e Artesãs Da Amazônia
14h15 às 15h30 – Economia de Compartilhamento
Daniela Ruano, Diretora do Curta em Casa Festival e Founder da Real Cool Sampa
14h15 às 15h30 – Marketing Digital E Engajamento
Orrana Aguiar, Founder da Agência Moda no Digital
Painel 2 – Tecnologia e Cadeia Produtiva
15h45 às 16h45 – Rede Materiom e As Apostas da Nike em Biomateriais [INTERNACIONAL] Montserrat Ciges, Cientista e Líder da Materiom
15h45 às 16h45 – Novos Materiais E Economia Circular: Soluções Saídas Dos Laboratórios [Internacional]
Bruna Petreca, Cientista do Burberry Materials Future Reserch Group na Royal College Of Art
15h45 às 16h45 – E-Fit: Gestão Da Escassez Com Zero Waist
Juliana Pirani, Gestora na Efitfashion
Painel 3- Comunicação e Ativação de Consumo
17h às 18h – E-Styling E Campanhas Com Recursos Digitais [Internacional]
Andrea D’andrea, Fotógrafa de Moda
17h às 18h – Retailnment: Showbizz No Varejo
Carol Olival, Community Outreach Director Full Sail University
17h às 18h – Comportamento De Consumo E Adequação De Branding [Internacional]
Chia Jaramillo, Diretora Criativa na Mercadeodemoda
17h às 18h – Desafios De Integração Latina ao Contexto Pós-Covid
Juliano Felizardo, Professor De Design e Gestão de Moda da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (Upc) e, Arte, Moda e Design Têxtil da Pontificia Universidade Católica do Peru (Pucp)
Painel 4 – Materiais Sustentáveis, Saúde e Bem Estar
18h15 às 19h15 – Validação Científica De Tingimento Natural Com Flora Brasileira
Rayana Santiago de Queiroz, Pesquisadora Assistente do Instituto De Pesquisas Tecnológicas – Laboratório de Técnlogia Têxtil
18h15 às 19h15 – Projeto Mabe: Aproveitamento Integral De Erva Daninha Em Produção De Novos Materiais E Tingimentos [Internacional]
Marina Belintani, Founder do Mabe Project
18h15 às 19h15 – Saúde Como Vetor De Desenvolvimento De Novos Materiais
Sílgia Aparecida Da Costa, Pesquisadora do Curso De Bacharelado em Têxtil E Moda da Universidade De São Paulo Each/Usp e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda Each/Usp
18h15 às 19h15 – Nanotecnologia Aplicada A Novos Materiais Com Certificação Sanitária: Potencial E Riscos
Sirlene Da Costa, Pesquisadora do Curso De Bacharelado em Têxtil E Moda Da Universidade De São Paulo Each/Usp e Orientadora no Programa De Pós-Graduação em Têxtil e Moda Each/Usp
Quarta-Feira – 26 de agosto
11h – Palestra Preview do Couro 2022_I
Consultores e Coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais
14h – Visita Guiada Espaço Conexão Inspiramais
Walter Rodrigues, Coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais
Temática – Palestras Técnicas
13h às 13h30 – Encontro com Rhodia
Marcello Bathe. Administrador de Empresas com Especialização em Comércio Exterior, Atuando Há Mais de 20 anos nos diversos segmentos da Cadeia Poliamida, com experiência no Brasil e no exterior. Atualmente é responsável pelo Têxtil da Solvay/Rhodia, E tem como principal desafio identificar novos mercados e aplicações por meio do desenvolvimento de uma nova geração de fios Fibras Inteligentes e Sustentáveis de Poliamida, que proporcionem Alta Performance e Funcionalidade ao Produto Final. Mayra Montel é Marqueteira Nata, sua formação também inclui Moda, Especialização em Branding, Pós- Graduação Em Gestão Estratégica. Atuando há mais de 16 anos na construção do Posicionamento de Marcas e Produtos. No Marketing da Unidade de Negócios Fibras da Rhodia, aprendeu como a Ciência Produtos Inovadores, são capazes de revolucionar a vida pas Pessoas.
13h45 às 14h15 – Chinelo em PU: Conforto, Design e Inovação
Rudnei Assis, Expert de Mercado no Segmento de Calçado da Basf e Hamilton Dinarte; Diretor, Comercial e Desenvolvimento de Produtos (Tecpol)
14h30min às 15h – Nesse Novo Momento, Como Ser Sustentável, Ser Rentável e Ser Verdadeiro no Mundo da Moda?
Tatiana Ritzel, Consultora de Moda e Estilista de Calçados e Fernando Brandão, Químico da Cipatex
15h15 às 15h45 – Kind Leather: Moldando o Futuro do Couro Através da Sustentabilidade Conheça o conceito que está quebrando paradigmas e transformando o couro no material ideal do futuro
Kim Sena, Gerente de Sustentabilidade na Jbs Couros
16h às 16h30 – COIM TPU- Compromisso com ASG
Alexandre Frank Savignani, Gerente de Negócios Tpu
17h às 17h30 – Palestra COVOLAN
17h45 às 18h30 – Cerimônia de premiação do vencedor do Acesso – 3º Desafio Kisafix de Design Calçadista
Milton Killing, Diretor Presidente, Jean José Pinheiro, Diretor Comercial, Guilherme Medaglia, Gerente De Marketing Da Killing S.A. Tintas e Adesivos; Tatiana Ritzel, Consultora De Moda e Estilista de Calçados; Nelson Batista Zimmer, Jornalista e Pesquisador de Moda com foco no setor Calçadista; Walter Rodrigues, Coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais; e Arnaldo Calixto, Designer vencedor do Acesso 2019
18h45 às 19h15 – Palestra Twiltex
Quinta-feira – 27 de agosto
11h – Palestra Conexão Criativa e Comercial
Flávia Vanelli, Consultora do Núcleo de Design do Inspiramais
14h – Visita Guiada Espaço Conexão Inspiramais [Nacional]
Walter Rodrigues, Coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais
13h às 14h – Novos Caminhos para o Mercado da Moda – A Economia Digita l[NACIONAL] Renata Fontan, sócia Fundadora da Caleidoscópio, Robson Nascimento, Diretor Financeiro da RR Componentes, Josiane Minuzzi, Gestora de Projetos do Sebrae, Eli Martins, sócia Fundadora da Miss Peck Ind Textil e Confeccoes, Gisella Simões de Almeida, Diretora do Idit
14h às 14h30 – Personal Branding: Protagonismo e Propósito como Pilares de Marcas Sustentáveis
[Nacional] Anny Santos Almeida, Coordenadora Nacional Moda do Sebrae
14h30 às 15h – Vista-se com Propósito. A Borracha da Amazônia Virou Roupa [Nacional] Manu, Designer de Moda Sustentável na Paimm
15h às 15h30min – Entre Contrastes da Indústria ao Artesanato Catarinense [Nacional] Simone Amorim, Coordenadora do Programa de Artesanato do Sebrae/Sc
15h30 às 16h – Digitalização para aumentar os negócios – Sebrae RS
Stéphano Pelc Amarante, Analista De Competitividade Setorial do Sebrea RS e Fabrício Magayevisk, Sócio da Dutra Aceleração Comercial
16h15 às 16h45 – A Sustentabilidade do Algodão Brasileiro [Nacional]
Márcio Portocarrero, diretor executivo da Abrapa
17h às 17h30 – A Importância da Internacionalização e da Marca no Mercado Externo [Nacional]
Esther Schattan, Diretora da Ornare Indústria de Móveis
17h45 às 18h15 – Dona Rufina e Aurora: O Resgate do Fazer Manual e da Cultura Local, Através da Reinserção da Lã Gaúcha no Mercado de Moda e Design[Nacional]
Luciana Bulcão, Ceo e Fashion Designer da Dona Rufina Design e Érica Arrué, Ceo e Diretora Criativa da Aurora
18h30 às 19h – Seringô®: a Marca da Borracha Extrativa Orgânica que Coloca a Amazônia nos seus pés [Nacional]
Francisco Samonek, Ceo da Cooperativa de Produção dos Ecoextrativistas da Amazônia
19h15 às 19h45 Como Conectar? [Nacional]
Lu Bueno, sócia Fundadora do Banco de Tecido
O INSPIRAMAIS conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, ABDI, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear e Abrafati . Conta com o patrocínio de Cipatex, Altero, Bertex, York, Caimi&Liaison, Brisa/Intexco, Grupo Cofrag, JBS Couros, Colorgraf, Camaleoa, Suntex, Twiltex, Macias, Soares, Basf, Rhodia, Sprint Têxtil, Sculp Leather by Krumenauer e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
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