Moda & Beleza

Inspiramais 2020_II: Projeto Preview do Couro repleto de sincronismo fomenta a internacionalização

No Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, realizado no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo, as novidades 2021_I relacionadas à tecnologia e textura para a criação de estilos únicos. O projeto visa estimular o setor coureiro na criação, aperfeiçoamento e promoção comercial de couros acabados e autênticos, incrementando a imagem do couro e dos curtumes no exterior, aumentando assim a possibilidade de venda e valorização de toda a cadeia

Publicado em 30/06/2019 | Por Heloisa Tolipan

Inspiramais – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina a cada edição tem feito história em projetar internacionalmente os setores de componentes de moda, tecnologia, químicos e máquinas para calçados e curtumes por meio do design, inovação e sustentabilidade, posicionando o Brasil como um mercado referência em moda. As indústrias brasileiras já estão comemorando a conclusão do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. E um dos projetos conferidos pelo site HT no Inspiramais 2020_II, realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, tem grande projeção internacional. Trata-se do Preview do Couro.

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian LeatherBy Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Abrange toda a cadeia dos setores de moda, calçadista e moveleiro, apresentando mais de 1.000 materiais inovadores para as indústrias e atrai designers, empresários, profissionais da moda e players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior.

Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design do Inspiramais e curador do Projeto Preview do Couro

Ao longo dos 10 anos do Inspiramais, que estão sendo comemorados em 2019, foi construída uma nova aposta a respeito de todos os processos de criação para a moda brasileira. Desde novos olhares e inspirações, pautados em nossa brasilidade e lifestyle, até a finalização do produto final, sua comercialização e encaminhamento para as vitrines de dentro e fora do Brasil que a gente tem acompanhado em diversas palestras para o varejo em salões calçadistas de Norte a Sul do país. O Inspiramais é referência em pesquisa em couros e outros materiais para calçados, bolsas, roupas, acessórios, bijuterias e móveis, unificando linguagem e metodologia para cadeia produtiva. Mas vamos falar do mercado coureiro brasileiro que tornou-se uma das principais referências deste âmbito da moda no mercado nacional e mundo afora.

Assim como os projetos Iconografia Brasileira e Referências Brasileiras, o Preview do Couro antecipa as referências para 2021_I. A ação é promovida e realizada pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Assintecal, Abit, Tex Brasil, By Brasil Components and Chemincals e projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o CICB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros com o objetivo de estimular o setor coureiro brasileiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O consultor do Núcleo de Design do Inspiramais e curador do Preview do Couro, Marnei Carminatti, antes mesmo de conferirmos in loco o resultado dos trabalhos apresentados no Inspiramais já havia antecipado que as criações seriam permeadas pela palavra-chave “Sincronismo”. Segundo ele, “nos faz pensar sobre a influência da conectividade associada à velocidade da informação e à inteligência artificial, sugerindo o futuro como algo imediato, combinando simultaneamente referências do passado e do presente nos subtemas sinapse e ecletismo”.

O Preview Couro é referência no desenvolvimento de novas cores, acabamentos e texturas para o mercado de moda. No Projeto, 17 curtumes geraram 50 artigos, criando um mix de possibilidades para designers, estilistas e empresas. A concepção arquitetônica do espaço do couro, onde foram apresentados as inspirações e desenvolvimentos técnicos especiais elaborados pelos curtumes, foi incrível. O lounge de móveis em couro contou com a parceria da Abimóvel (com peças Gobba Leather e Salvatore).

O tom rosa foi o grande protagonista pela ideia do camping, mas, também, observamos muitas novidades em dourado remetendo à opulência. Quando as empresas traduziram o ecletismo, vimos trabalhos em couro com ponto smock – sabe aquela linda “casinha de abelha”? -, uma técnica de costura artesanal milenar e desenvolvida por artesãs do Sul do país para esta edição do Preview do Couro. “A expertise aqui é que podemos transformar qualquer material a partir do desenho e da costura artesanal, principalmente com a técnica de amarração”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As inspirações foram traduzidas em protótipos de calçados em couro com peças únicas e estilosas capazes de atrair compradores de Norte a Sul do país e do exterior. Marnei nos mostrou o resultado com a parceria da West Coast em tênis no estilo camping com a predominância da cores rosa, azul e dourado e com uma série de mistura de materiais, em botas work e 3/4 com uma variação incrível de materiais. Para arrasar mesmo.

Quando a sinapse foi abordada e traduzida para protótipos, observamos o prateado e o metalizado desenhando esse conceito em couro em bota cano curto em python, estilo militar prateada ou em pirarucu desenhando todo o calçado. Vimos como um tênis iate, por exemplo, pode ser confeccionado com três tipos de couro em um mesmo modelo, tornar-se moderno, esportivo ou clássico. Os couros desenvolvidos apresentaram técnicas de perfuração, acabamentos com toques acetinados e metalizados. O pirarucu tem grande protagonismo na Europa e empresas made in Brazil estão desenvolvendo materiais para a Burberry, marca de luxo londrina especializada em roupas e acessórios. Só para citar um exemplo.

Finalizando a visita ao espaço do Preview do Couro, Marnei frisou que a publicação Preview do Couro é reconhecida mundialmente por apresentar a riqueza dos materiais, inovação em texturas e cores, sendo capaz de levar ao exterior uma experiência que nasce no Brasil. “Temos nessa publicação toda a série de couros fotografada e produzida este espaço e ela roda mundialmente nas feiras de Xangai, Milão, Paris e Nova York, entre outras cidades referência no mundo e no mercado da moda, e é um grande sucesso dessa parceria apresentada no Inspiramais”, afirmou Marnei.

Em tempo: O que há de mais novo em ciência, tecnologia e experiências positivas na indústria do couro foi apresentado no 35º Congresso da IULTCS (International Union of Leather Technologists and Chemists Societies), em em Dresden, na Alemanha, entre os dias 25 e 28 de junho. O tema desta edição foi “Benign by Design. Leather: the future through science and sustainability” (Benigno pelo Design. Couro: o futuro através da ciência e sustentabilidade). O Brazilian Leather teve espaço para divulgação de projetos ligados ao couro brasileiro e exposição da mostra Preview do Couro e, como apoiador.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foram os seguintes os curtumes participantes do Inspiramais 2020_II:

Baby Leather

Couroquimica

Curtume Andradina

Curtume Cacique

Faf Couros

Finileather

Fuga Couros

Natur

Nova Kaeru

OCM Best Brasil

Rhoma Pelles

Romeu Couros

Romi Couros

Santa Croce

Treat  Couros

Tre Anytry

Zitty Couros

Promoção – Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Brazilian Leather.

Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sprint Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil, Aunde Brasil e Camaleoa.

Conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB),IN-MOD, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

 

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,