Moda & Beleza

Inspiramais 2020_II: Projeto +Estampa e a sincronia e influência da conectividade com a velocidade da informação

No Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina, que será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo, o visitante vai conferir as criações dos estúdios de design Estúdio Capim, Estúdio Icertain, Estúdio Ludico, Nomad Studio, Original Estamparia Digital, Studio Flamant, Studio Hayete Prints, Textrend A!Estúdio, e Luv Studio que desenvolvem as estampas que o mundo adora

Publicado em 31/05/2019 | Por Heloisa Tolipan

Esta edição será histórica para o Inspiramais 2020_II – Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina. São 10 anos de novas propostas a respeito de todos os processos de criação para a moda brasileira firmando a nossa chancela de Norte a Sul do país e no exterior. O Salão é referência em pesquisa em couros e mil e um novos materiais para calçados, bolsas, roupas, acessórios, bijuterias e design de móveis, unificando linguagem e metodologia para cadeia produtiva. Um dos destaques é o Projeto +Estampa que atrai todos os holofotes do mercado internacional. Os traços e a originalidade dos desenhos brasileiros criados por estúdios vanguardistas dos mais diferentes estados são amplamente desejados em todos os continentes.

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), Brazilian LeatherBy Brasil Components, Machinery and Chemicals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)  e será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo.

O Projeto +Estampa é voltado para o setor têxtil e em sua 11ª edição com curadoria de Lucius Vilar, designer e consultor do Núcleo de Design do Inspiramais, coordenado por Walter Rodrigues e contempla diversos estúdios de design de diferentes regiões do país. São eles: Estúdio Capim, Estúdio Icertain, Estúdio Ludico, Nomad Studio, Original Estamparia Digital, Studio Flamant, Studio Hayete Prints, Textrend A!Estúdio, e Luv Studio.

Lucius Vilar, coordenador do Projeto +Estampa 2021_I

Lucius Vilar, coordenador do Projeto +Estampa 2021_I

Os produtos desenvolvidos decodificam elementos da cultura brasileira por meio de motivos exclusivos, novas texturas e diferentes aplicações, baseados no conceito da pesquisa e da cartela de cores da temporada. “O projeto surgiu para atender uma demanda por inovação. Com o +Estampa estamos oferecendo o trabalho dos melhores estúdios, suprindo essa necessidade do mercado, com mão de obra qualificada e autoral na estamparia”, afirma Lucius Vilar.

Já mostramos diversas vezes para você aqui, leitor, o resultado bárbaro do projeto que garante ainda que as ilustrações, designs, padrões e estampas criados e comercializados não sejam copiados ou reproduzidos tão facilmente pelos concorrentes, contribuindo inclusive para reduzir a cultura da cópia e a compra de estampas internacionais por parte de empresas de confecção.

O projeto é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (ABIT) e, na edição passada, já traduziu em criações antecipadamente o tema “Zen”, que permeia a edição 2020_II, portanto propos um olhar sobre o vínculo e o tempo na relação do homem com a natureza. estúdios de criação que compuseram a edição do projeto apresentaram novidades em texturas, estampas e técnicas baseadas em tecnologia que pensa o futuro do mundo, o homem e seu elo com a natureza. O projeto acompanhou todo o processo de criação e desenvolvimento, além de apoiar a internacionalização, que já leva seus resultados e materiais para o exterior, em um mercado de estamparia que só cresce repleto de brasilidade e inovação. O projeto desenvolveu com cada estúdio uma série de estampas através da aplicação da metodologia da pirâmide de produtos em sintonia com a tecnologia e DNA da empresa sempre pensando nos mercados nacional e internacional.

De acordo com Lucius Vilar é vital uma reflexão que vai além das peças em si. “Nós temos que repensar o nosso relacionamento com a natureza, com o planeta e tudo que está ao nosso redor. Como designers estamos refletindo sobre essa relação e, principalmente, o legado que a gente vai deixar para as próximas gerações sob o ponto de vista da sustentabilidade. A partir de uma palavra-chave, “Zen”, que permeia todas as inspirações, queremos mostrar nossa interação com o mundo. Nos estúdios, criamos as estampas a partir de duas palavras: o vínculo e o tempo, pensando a correlação do tempo e do vínculo com a natureza. Qual é, a partir da questão do pertencimento, o nosso vínculo com esse mundo?”, comentou à época Lucius.

Com essa força cada vez mais crescente, o próprio projeto já desembarcou em lugares como Índia, Nova York e Paris, grandes pólos referências do mundo da moda. Em meio a tantas marcas, que dominam a moda ao redor do globo, a estamparia brasileira tem se destaque por trazer originalidade e representatividade. Hoje, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking do setor na Índia, por exemplo, mostrando que pode, sim, se internacionalizar com sucesso, criatividade e, acima de tudo, inovação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“No espaço do +Estampa no Inspiramais, eu vi pessoas perguntando se podia contar com uma produção exclusiva de um estúdio de design. Portanto, se um cliente comprou determinada estampa, nós vamos produzir outras diferenciadas com agilidade e uma cartela de cores diferente. Nós temos que ser cada vez mais rápidos e aumentar nossa gama de clientes e campo de atuação. Participar de salões, feiras e qualquer iniciativa que nos inspire a trabalhar. Todos os estúdios do projeto ficam empolgados com as palestras, com os projetos do Inspiramais, que está garantindo visibilidade à criação”, comentou Lucius.

Designers, empresários, profissionais da moda e players das indústrias de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis de Norte a Sul do país e do exterior que estiverem no Inspiramais 2020_II do Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina já vão conferir a proposta antecipada e inspirada na palavra-chave “Sincronia”. Passado e presente, ensaiando vislumbrar o futuro e buscando conexões. Como nos contou o consultor do Núcleo de Design do Inspiramais Marnei Carminatti, designer e consultor que coordena a execução do projeto Preview do Couro, “a sincronia nos faz pensar sobre a influência da conectividade associada à velocidade da informação e à inteligência artificial, sugerindo o futuro como algo imediato, combinando simultaneamente referências do passado e do presente nos subtemas sinapse e ecletismo”.

Serviço
:

Inspiramais 2020_II

Data: 4 e 5 de Junho de 2019

Local: Centro de Eventos Pro-Magno (Avenida Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo)

Horário: 9h às 19h

Entrada gratuita para profissionais do setor.

Inscrições e informações: www.inspiramais.com.br

Promoção – Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

Pesquisas relacionadas

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,