Depois de passar por lugares como Gramado e Minas Gerais levando um leque de inovações e referências que vão nortear o mundo da moda na próxima temporada de lançamentos, o projeto Conexão Inspiramais desembarca desta vez no Sul do país para mais um ciclo de palestras ministradas pelo pesquisador e designer Walter Rodrigues nesta segunda-feira, 2, às 14h. Realizadas na Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo (ACI-NH), Palestras de Inspirações 2019_II apresenta as principais inspirações que serão vistas na próxima edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais, que será realizada nos dias 17 e 18 de julho na capital paulista no no Centro de Eventos ProMagno.
`Promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICB, Brazilian Leather e Apex-Brasil, Inspiramais tem como objetivo promover por meio dessas palestras e exposições discussões relacionadas ao mundo da moda no Brasil e ao redor do mundo, englobando desde o desenvolvimento de materiais até a forma com que os consumidores se relacionam com a marca e os produtos a fim de impulsionar parcerias e novos negócios em busca de transformações. Além disso, o projeto, que é formado por uma equipe de profissionais e designers extremamente capacitados em diferentes áreas de atuação, oferece consultorias para as empresas participantes, de modo que as tornam mais competitivas no mercado.
Inspirado no tema Alquimia, cuja discussão é focada na tecnologia e natureza, a próxima edição do Inspiramais 2019_II, que promete trazer mais de 900 materiais inovadores para a indústria da moda, segmentos calçadista, têxtil, vestuário e moveleiro, abandona as estações do ano como nomenclatura (Inverno ou Verão) e passa a utilizar numeração I. ou II, que sempre serão acompanhadas do ano em questão, para identificar as novas coleções. Sempre antenados às transformações do mundo e dos indivíduos, a equipe do Assintecal e do projeto optaram pela mudança ao perceberem que os consumidores caminhavam pelas estações sem nenhuma distinção, de modo que a vida útil do produto torna-se mais longa. De acordo com Walter, que assume a coordenação do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, a abolição dessa nomenclatura abre um espaço de maior liberdade criativa para as marcas, que podem focar mais na beleza e funcionalidade do produto do que em como ele será interpretado de acordo com o tempo de lançamento, por exemplo.
Além disso, como contou o coordenador exclusivamente em conversa com o Site HT durante o Minas Trend, a ideia é trazer o foco mais para a matéria, como tecidos, couro, laminados, do que para a modelagem. Walter ainda completou dizendo que, por meio dessas palestras e exposições feitas no Conexão Inspiramais, é preciso que o mundo empreendedor da moda enxerga os materiais como renovadores, da mesma forma que pessoas vão ter que possuir tecnologia e novas informações.
No mundo da moda tudo é rápido. E a próxima edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais vai olhar para os 100 anos de Bauhaus. Com a forma e função como bases, grandes questões do design, o projeto já planeja produzir bolsa que vira duas, calça que muda e blusa que se desmonta, mostrando mais uma vez o seu talento para se destacar neste âmbito. Segundo o pesquisador, a temática é de extrema relevância não só pela comemoração do centenário como também pelo fato de ter estabelecido uma interligação de todo tipo de arte, atitude considerada revolucionária até os dias atuais.
Com mais de 300 associados, Assintecal, que está no mercado há 35 anos, já se firmou como referência. Fundada em 1983, a empresa levanta as bandeiras da inovação, sustentabilidade e design de qualidade, que culminam no Inspiramais, transformando-o no que é hoje considerado o salão de moda de maior prestígio na América Latina.
Artigos relacionados