Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e até imaginada, quem sabe? Por momentos vividos, um ‘recordar é viver’. Só que o sentimento não se refere somente ao que passou. Pelo contrário. A nostalgia também pode ser uma mola propulsora do que desejamos viver no futuro. De olho nesta pegada, a BeepFit fez bonito na coleção de fitness wear e activewear levada à passarela do ID:Rio Festival, multiplataforma que faz a sinergia entre moda, capacitação, empreendedorismo, feira de design, jornada de conhecimento, gastronomia e música impulsionando a identidade/energia criativa do Estado do Rio de Janeiro -, apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O evento, que contempla estímulo em alta potência ao trade da moda em conexão com as artes, está sendo realizado na Arena Cantareira e na Praça Zumbi dos Palmares, e, em seguida, promoverá na Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio, podcasts semanais e exposição colaborativa, em parceria com a Enel Brasil, reunindo 10 looks com ênfase no upcycling como prática sustentável. A coleção da BeepFit batizada “Ginga” nos inspira na saudade do que vivenciamos e foi bom, mas também nos estimula a pensar no porvir com dias mais leves. A label mostra a potência do polo de moda de Cabo Frio. “A coleção vem justamente inspirada na conexão da nostalgia de momentos bons de nossas vidas e o futuro. São tempos de mudança, o mundo pós-pandemia está cada vez mais hiperconectado, mas nos fazendo relembrar sempre raízes familiares, memórias afetivas, tempos de comemoração e a alegria de viver. A estética das peças é urbana tecnológica, despertando sentidos de felicidade e energia. Se exercitar é o remédio e o autocuidado é preciso. Optamos por muitos pontos de cores para trazer esse otimismo, fusão de texturas, estampas fortes e marcantes”, detalha Laisa Marie, estilista à frente da label. Adoramos marcas com propósito.
Os looks desfilados lançam luz sobre os futuros (sim, no plural) com a nossa capacidade de imaginar e entender o que vem pela frente e as possibilidades envolvidas. Entre a pluralidade de gerações é vital enfatizar o que a Geração Z vem nos mostrando na sinergia entre o high tech e um olhar também para os anos 2000.(A Geração Z é composta por pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 e o início de 2010, imediatamente após os Millennials, ou geração Y. É a primeira geração completamente imersa no universo digital).
“O que nos inspira é sempre estar em movimento, contribuir não somente para o mundo da moda, mas também levantar a autoestima de uma mulher real. Estimulamos nossas atletas do dia-a-dia a se empoderarem com um look confortável e estiloso para a prática dos seus treinos. Para todas, já que a moda se direciona cada vez mais para a pluralidade: com diversidade de corpos, gêneros e padrões. Hoje a estética está caminhando para um mundo muito mais receptivo à diversidade e comportamentos”, completa.
A estilista também recorda a jornada da grife até chegar ao line up do ID:Rio Festival. Mostrando que empreender pode não ser um caminho retilíneo – e geralmente não é -, mas consegue ser altamente compensador. “Em 2011, em Cabo Frio, a Fabrícia da Costa, atual CEO da marca, criou a empresa Qart. Essa marca foi desmembrada de seu anterior negócio que comercializava artigos de praia e roupa indiana, sempre com muita cor, textura e movimento. Por já trabalhar com lycra e ter experiência em comércio desde muito nova, ela juntou sua paixão pela atividade física e seu poder transformador, criando primeiro a Qart Fitness. De 2011 a 2022, a marca conquistou públicos diversos, acompanhando as tendências do mercado e deixando sua assinatura na região. E, em 2022, a empresa foi reestruturada e relançada no mercado como BeepFit. O nome é inspirado no beep, o sinal que tanto esperávamos para a mudança, e no conceito de be epic, que estimula mulheres a buscarem uma vida épica dentro de suas rotinas, planos e sonhos”.
Ela também destaca a conexão direta com a consumidora em sinergia com o propósito da label de fazer a diferença empoderando mulheres e as inspirando ao autoamor. “Falamos sempre do nosso processo produtivo e das pessoas que estão envolvidas. Adotamos a máxima ‘durabilidade é sustentabilidade’ para manter nossos atributos de qualidade da peça. Costumamos chamar nossa consumidora à perspectiva da necessidade de reflexão sobre as peças que usam e quem as produz, fazendo um contraponto com marcas de fácil acesso”, aponta.
E completa: “Para se tornar referência é preciso trabalho árduo, posicionamento e um branding forte de marca. As pessoas estão cada vez mais associando as coisas através das marcas, então claro que um produto de qualidade faz toda diferença, mas um bom posicionamento no mercado te leva além”.
BEACH TENNIS – ESPORTE EM MEGA ASCENSÃO
BeepFit lançou também seus holofotes para um mix de opções de looks para a prática do beach tennis, esporte que mais cresce no Brasil. Ele foi criado em 1987 na província de Ravenna, na Itália, como um mix do tênis tradicional, vôlei de praia e o inglês badminton. Segundo a International Tennis Federation (ITF), a modalidade já é praticada por mais de 1,5 milhão de pessoas espalhadas em todos os continentes. O Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o criador da modalidade. A Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT) já conta com 200 mil jogadores. Para se ter uma ideia da popularidade do esporte no país, somente em 2021, o número de atletas cadastrados na CBBT cresceu 50%.
O beach tennis chegou ao Brasil em 2008 e, atualmente, se tornou uma super moda em São Paulo, com a multiplicação de quadras exclusivas. Estima-se que existam 700 quadras no estado, 250 delas na capital. Também há grande número de praticantes em Belo Horizonte, Brasília e Araraquara, segundo a Confederação Brasileira de Tênis. Entre 4 e 10 de outubro, na Praia de Copacabana, será realizado o ITF Beach Tennis World Cup. Simultaneamente à Copa do Mundo serão realizados o Circuito Nacional Infantojuvenil, o Circuito Nacional Sênior e Campeonato Brasileiro de Beach Tennis.
O Brasil já conseguiu resultados significativos no Campeonato Mundial em Ravenna (2008), na Copa das Nações em Aruba (2010), foi campeão no mundial por equipes (2013), campeão mundial na Cervia (2016), campeão Sul-Americano (2014) e campeão Pan-Americano (2014, 2015, 2016 e 2017).
A PLURALIDADE EM PROL DO BEM-ESTAR
E mais do que nunca nesses tempos que atravessamos é necessária a conexão direta com a saúde, a qualidade de vida e a condução cada vez mais essencial de práticas para o bem-estar com o seu eu interior e, consequentemente, um olhar atento de empatia, solidariedade ao se colocar no lugar do próximo e perceber que pode ser parte integrante de ações de incentivo.
Dentro dessa concepção mais abrangente, o conceito de qualidade de vida tem muitos pontos em comum com a definição de saúde. Tornou-se fundamental analisar o corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual o indivíduo está inserido para conceituar melhor o estado de saúde. De acordo com a OMS, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Ter qualidade de vida envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais (família e amigos), saúde, educação, entre outras circunstâncias da vida.
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