Collab é uma abreviação em inglês do termo ‘collaboration’, ou, ‘colaboração’, em português. A ideia é combinar potências, criatividade e energia em prol de um resultado comum, bom para todos. Sabemos que combinar forças nos leva para outro patamar, não é mesmo? E foi esta a proposta do desfile Plaza Shopping Collab apresenta Sacada + Oh, Boy! + Lizie + Track&Field no ID:Rio Festival, multiplataforma que faz a sinergia entre moda, capacitação, empreendedorismo, feira de design, jornada de conhecimento, gastronomia e música impulsionando a identidade/energia criativa do Estado do Rio de Janeiro.
Apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o evento, que contempla estímulo em alta potência ao trade da moda em conexão com as artes, e é realizado e regido com maestria pelos idealizadores, Claudio Silveira e Helena Vieira Gualberto Silveira. O sucesso da primeira edição em prol da indústria criativa do Rio de Janeiro foi tão grande que o ID: Rio Festival distribuiu, agora, sua programação entre Niterói e Rio de Janeiro, valorizando lugares públicos como a Arena Cantareira e a Praça Zumbi dos Palmares, em Niterói, e, em seguida, promoverá na Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio, podcasts semanais e exposição colaborativa, em parceria com a Enel Brasil, reunindo 10 looks com ênfase no upcycling como prática sustentável.
A Sacada e a Oh, Boy! são marcas do Grupo Sacada, que está no mercado há mais de 30 anos, com importância na construção da identidade da nossa moda. “É um dos grupos mais sólidos do varejo carioca e do Brasil. Juntas têm mais de 70 lojas próprias pelo Brasil. Têm uma presença sólida no atacado também, estando presentes em mais de 700 multimarcas pelo país. A Sacada foi fundada pela mãe da Beti Speiski, diretora criativa do grupo. Ela conduz o DNA da marca com muita elegância e visão sofisticada, é uma arquiteta que tem um olhar para a estética. Muito por isso, é uma marca que dialoga com arte, arquitetura, design, e veste a mulher contemporânea para que ela possa se colocar para o mundo da melhor forma, em todos os momentos da sua vida, com versatilidade. Com shapes clássicos, atemporais, matéria-prima sofisticada, com cuidado aos detalhes. São peças especiais, essenciais no guarda-roupa e que vão durar uma vida inteira.
Luiza Tavares responsável pelo marketing do Grupo Sacada, fala do trabalho criativo desenvolvido pela labels Sacada e Oh, Boy! no momento. “A Sacada está em um movimento grande de crescimento no varejo, no atacado e vem se estabelecendo em um nicho muito especial que é esse de uma roupa premium para uma mulher contemporânea, que sabe exatamente o que quer. Então, nada mais alinhado com o DNA da marca que falar da singularidade feminina. Por isso, para o Outono 23, a coleção se chama ‘Singular’ e trouxemos como estrela Carol Ribeiro, uma modelo madura, que traz consigo essa segurança de saber onde se colocar no mundo. Segura na sua essência, com autoestima vinda de tudo o que viveu e que ainda vai viver. Uma mulher que se preocupa com a estética, mas busca principalmente se sentir bem, exatamente como é”, contextualiza. “As peças dessa coleção tem um quê de ousadia, uma pegada estética que é a cara da marca, trazendo inovação de moda, mas também a valorização dessa mulher. A ideia é falar sobre autoestima e singularidade feminina. Está presente a importância do que a gente apresenta fora, mas também dentro de nós. Que possamos nos sentir bem e belas, transpondo padrões de beleza”.
“A Oh, Boy!, do mesmo grupo, é uma marca jovem, de projetos. Então se adapta mais às demandas do tempo, das consumidoras, que são hiper conectadas e voláteis até certo ponto. Então vamos lançar a coleção de outono em março, mas, agora, a grande novidade da marca é uma colaboração, um produto que chega para o carnaval nas lojas, no dia 6 de fevereiro, apresentado com exclusividade no ID: uma collab com o Bloco Vem cá Minha Flor, que admiramos no carnaval carioca. Um bloco em que as mulheres se sentem valorizadas, respeitadas e emana positividade, cor em um momento que precisamos tanto sermos felizes! Celebra a cidade, a cultura brasileira e tem muito a ver com o DNA da marca. São peças coloridas, frescas e que vão vestir também o bloco que faz parte do calendário do carnaval oficial carioca”, acrescenta.
E completa: “Já a Oh, Boy!, é a marca jovem do grupo, tem mais de 25 anos e é mais casual e depois, vira uma marca com mais estampas, de acordo com o desejo da consumidora. Agora, estamos fazendo um novo reposicionamento de ‘levinho’, tentando levar a Oh, Boy! para o core casual, jovem, levando-a um pouco mais para a cidade. Mas as cores, o jeans durável, as bases e a criatividade ainda são o forte da marca. Hoje, além das duas grifes, temos outra marca, a Yoboh, que é teen e possui um DNA muito parecido com o da Oh, Boy!”.
“O grupo cada vez mais tem buscado ações de produtos institucionais, e nos últimos dois anos a gente vem laçando coleções upcycle, com sobras de tecidos nas campanhas de black friday, então não vira uma coisa do consumo pelo consumo. Lançamos coleções feitas a partir de upcycling com os shapes que as nossas consumidoras mais gostam. O intuito é mudar o mindsite da cliente e também gerar menos impacto para a moda”, divulga Luiza.
Sabemos que o mundo almeja e consome a criatividade made in Brazil na moda. Somos inventivos, plurais, originais, ousados e estamos antenados com novas tendências e tecnologias mundiais. “Nossa moda é diversa e dá espaço para propostas de todo tipo e estilo. E a moda que fazemos na Lizie é atemporal, versátil e encontrou seu público que segue aumentando. Ou seja, existe um desejo para esse produto, assim como existe para outras marcas do mercado que não possuem a nossa essência”, observa Talita Agueda, diretora criativa e sócia da Lizie que desfila pela primeira vez no ID:Rio Festival, em collab do Shopping Plaza com outras marcas como Sacada, Oh, Boy! e Track&Field, na Arena Cantareira, em Niterói. “As peças são minimalistas e sofisticadas. Representam um estilo elegante, que exalta construções simples e descomplicadas, mas sempre com um toque da bossa carioca e muita cor”, destaca.
e cada momento da vida deve ser bem vivido e que as mulheres devem estar confortáveis e exalando bem-estar. “Acho mesmo que na moda existe espaço para propostas bem distintas co-habitarem. A nossa moda atemporal, com cores, alfaiataria, encontro seu público-alvo. Acredito que por ser uma moda que vai da roupa do dia a dia e trabalho, até looks mais fashionistas, sensuais e noturnos”, frisa, sobre a grife que possui 17 lojas físicas e a loja virtual que vende para todo Brasil. E salienta os propósitos envolvidos no business: “A gente faz moda para transformar o armário da mulher. No caso da empresa, a maior parte do time é feminino e bem diverso independente de cargo. A diversidade é algo que acontece de forma muito natural pra gente”.
Ela também celebra a estreia da label no evento que é uma multiplataforma – sincronia entre moda, cultura, capacitação, empreendedorismo e música. “A Lizie é uma marca jovem, tem seis anos de vida, e está em plena expansão. É uma honra e um prazer estar em um evento desse tamanho e representatividade. A gente acompanhou e acompanha as semanas e plataformas de moda, e vê a sua evolução indo além da moda, né? Arte, música, comportamento, tudo nos interessa e nos inspira a pensar a mulher da marca e vesti-la em suas diversas ocasiões”.
Quais as dores e as delícias de continuar se dedicando ao cenário da moda brasileira? “Falar que empreender no Brasil é um desafio é meio que ‘chover no molhado’, né? (risos). Prefiro pensar que fazemos o que amamos. Esse diálogo nosso com as clientes é incrível e cada vez mais encontramos mulheres que falam que adoram a marca. Para mim ouvir isso é um prazer insuperável. Estamos crescendo, abrindo loja fora do Rio de Janeiro. Fico feliz com o que está por vir. Desejamos transformar o armário da mulher brasileira com uma moda que gere muito desejo. E levar a Lizie para todo o país”.
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