Criado em 2021 por Helena Silveira e Cláudio Silveira, responsáveis pelo multicultural DFB Festival (CE), o ID: Rio Festival tem como missão atuar diretamente em prol do impulsionamento da energia criativa do trade da moda e da artes do Estado do Rio de Janeiro. E foi exatamente isso que o evento nos proporcionou em sua segunda edição, sendo também celeiro de novos talentos e inovação, como pudemos conferir no desfile Firjan SENAI Espaço da Moda, de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. “Desafiados a pensar no futuro, os alunos dos cursos de Técnico em Vestuário, Modelista, Assistente de Produção e Costura da Firjan SENAI Espaço da Moda participaram do Projeto Integrador Novos Talentos, no qual desenvolveram peças a partir do tema ‘A moda pós-pandemia‘. Os estudantes usaram o cenário da pandemia para propor uma reflexão urgente sobre novas tendências de consumo, a cultura do slow fashion e tecnologia sustentável de uma ponta a outra da cadeia produtiva. Todas as peças foram pensadas essencialmente no branco, como uma folha de papel, na qual se pode escrever uma nova história”, contou Milena Cariello, coordenadora educacional da instituição, em conversa ao site.
Há mais de 75 anos, a Firjan SENAI atua formando e qualificando profissionais para atender às necessidades da indústria do Estado do Rio, em diversos segmentos, e através do projeto Novos Talentos, dá a oportunidade para que as empresas conheçam os novos profissionais da cadeia produtiva, como nos explica Milena: “Estabelecemos uma forma de comunicação entre aluno e empresa. Ao todo, 19 grupos produziram a coleção Vida, visando design, saúde, tecnologia, handmade e sustentabilidade com técnicas de tingimento natural, reaproveitamento de tecidos, bordados feitos à mão, aplicação de técnicas em 3D, entre outros resgates da desaceleração da produção em massa, focando na qualidade e inovação”.
Testemunhando e estimulando o nascimento de novos nomes do segmento nacional, ela também observa a relevância de uma moda feita aqui, valorizando o melhor em criá-la, lançando mão das nossas matérias-primas, handmade, tecnologia e criatividade que vêm se destacando. “Quem manda no mundo e cria tendências são os indivíduos, a partir de suas próprias demandas. E por isso temos visto que a moda autoral brasileira tem caminhando cada vez mais para uma moda consciente, personalizada e inclusiva”.
O Novos Talentos envolveu mais de 60 alunos da Firjan SENAI Nova Friburgo. Além do desfile no ID: Rio Festival, o projeto inclui exposição das peças na unidade e produção fotográfica embalando o gradil do Espaço da Moda em Friburgo. “É preciso revolucionar a moda, dentro da ‘nova normalidade’. Nosso objetivo é preparar o aluno para pensar ‘fora da caixa’ e desenvolver produtos que contribuam para o futuro do planeta, considerando que esse futuro já começa agora”.
Milena também salienta que o conhecimento que a instituição oferece está em sinergia com os novos tempos, em que a conexão direta com o consumidor se faz mais necessária que nunca: ele deseja saber quem produziu a peça que usa e de que forma ela foi produzida. “Os recursos tecnológicos podem e devem favorecer a comunicação da moda por meio da interatividade com o consumidor. E a moda também conecta seus usuários. Os consumidores estão preocupados com o impacto das atividades no planeta e cada vez mais conscientes sobre a necessidade de um uso mais racional de suas roupas. O projeto tem como base a confecção de produtos multifuncionais, que foram desenvolvidos para atender um novo jeito de viver, onde o ser humano questiona escolhas e define seu jeito de levar a vida”, diz.
“O tag com QR Code atende à necessidade desse usuário que deseja interagir e ‘conversar’ com sua roupa. A rastreabilidade contribui para relações transparentes na cadeia produtiva e permite que o consumidor faça escolhas mais conscientes, que tenham impacto positivo nos três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social”. E completa: “Sonhamos por aqui com uma moda diversa e inclusiva, com peças que possuam como matérias-primas produtos sustentáveis, com cadeia produtiva justa e transparente, que respeite tanto o meio natural quanto o contexto sociocultural na qual está inserida”.
Confira mais criações dos alunos do Firjan SENAI Espaço da Moda:
Artigos relacionados