ID: Rio Festival – A criatividade em movimento da moda fitness da CCM em sinergia com slow fashion e zero waste


Representando a potência do polo de confecções de Nova Friburgo, a CCM, além de ser parte integrante da energia criativa do Estado do Rio de Janeiro, leva para a passarela a coleção ‘Ciclos’ produzida em conexão com práticas sustentáveis e história de alto valor social. “Para elaborar nossas coleções buscamos materiais com tecnologias de impacto ambiental reduzido em seus processos de fabricação”, frisa Kenia Cariello, diretora-criativa da label

Empreendedorismo é inspiração. É a capacidade de imaginar, criar novas conexões, investir tempo, pensamento e ação para oferecer algo agregador a uma demanda, que inspire sempre. Empreender é amor pela criatividade! E um saber que pode ser passado por gerações, como no caso da marca CCM, marca de moda fitness de Nova Friburgo, que desfila seus modelos no ID:Rio Festival, evento multiplataforma que também inspira e impulsiona energias criativas do estado do Rio de Janeiro. O festival é estímulo puro e genuíno ao trade da moda em conexão com as artes e realizado na Arena Cantareira, em Niterói. “A empresa nasceu há 32 anos, sob o comando dos meus pais, Bernadete e Cláudio Carriello. No início era uma pequena produção de lingerie em casa e, aos poucos, eu, que sempre fui apaixonada por moda, fui introduzindo  referências e novos modelos de produtos. Hoje levamos o nome da empresa – CCM: Conexão, Criatividade e Movimento – para todo o Brasil”, conta Kenia Cariello, diretora criativa da grife de moda fitness.

“Não somos uma marca de moda, mas de mood. Colocamos criatividade em movimento. A gente sabe o que te move. Por isso, criamos peças para você fazer o que precisa ser feito. A gente coloca criatividade em movimento, com você e para você. Criamos estímulos para melhorar a sua autoestima e encarar os seus desafios pessoais (…). A gente se movimenta por aqui, para que você possa transformar o seu mundo”. Esta é a filosofia da label.

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Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é um importantíssimo polo de moda, que reúne mais de 1.300 fábricas de lingerie, moda fitness, homewear, que, juntas, colocam no mercado cerca de 125 milhões de peças por ano, ou o correspondente a 25% da produção nacional. Parte dos estabelecimentos (14%) trabalha com exportação.

“Para o ID: Rio Festival, levamos a nova coleção batizada ‘Ciclos’. As peças reforçam nosso compromisso com o slow fashion. São estampas e modelagens atemporais e peças fáceis de combinar e que durem por muito tempo”. E Kenia ainda pontua: “Estarmos presentes nesse circuito se traduz em conexão. Conectar nossa marca ao público. É a celebração de um novo momento frente aos desafios pelos quais o mercado de moda passou nos últimos dois anos. A indústria criativa do Estado do Rio de Janeiro tem um imenso potencial ainda a ser explorado. Somos um estado muito rico culturalmente, com imensas oportunidades de expansão e, para isso, é necessário que a indústria fomente o mercado. Eventos como o ID: Rio Festival são uma vitrine para demonstrar esse potencial ao restante do país”.

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O Brasil tem mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras, quase metade do mercado, segundo a Global Entrepreneurship Monitor, e Kenia, que ama o que faz como missão, comenta sobre a conexão da label com as mulheres: “O público busca qualidade e identificação. A mulher brasileira é forte, inspiradora e dinâmica, além de buscar firmar sua identidade por meio do que veste. Dessa forma, as marcas precisam pensar em produtos que estejam adequados a essa necessidade”.

CCM: look comfy belíssimo e com a potência da moda friburguense (Foto: Camila Mendes)

Fazendo uma moda fitness que pode ser usada além do movimento em busca de bem-estar e saúde, a marca também está antenada e é atuante com práticas sustentáveis. “Entendemos que a qualidade não está só no produto que se entrega ao cliente, mas também no valor agregado.

Para elaborar nossas coleções buscamos materiais com tecnologias de impacto ambiental reduzido em seus processos de fabricação. Além disso, nos preocupamos com as embalagens dos produtos. Já há alguns anos, por exemplo, temos parceria com o eureciclo, que realiza a compensação ambiental dos resíduos – Kenia Cariello

O ser solidário ao próximo

Durante o período inicial da pandemia do coronavírus, diversas empresas do polo de confecções de Nova Friburgo tiveram que se reinventar com o isolamento social que nos foi imposto. O chão de fábrica da CCM foi transformado em uma grande produção de EPIs, como máscaras, aventais, capotes, jalecos, sapatilhas e toucas. As máquinas foram adaptadas para a nova demanda obtida por meio de amigos e parceiros. A empresa doou para hospitais locais e, logo em seguida, contou com o apoio da Prefeitura para a compra de novos itens em função da demanda ter duplicado.

A CCM, marca de fitwear desfila no ID Rio Festival (Divulgação)

Coleção Ciclos: modelagens e estampas atemporais (Divulgação)