*Por Karina Kuperman
Certa vez, em uma entrevista, Karl Lagerfeld (1933-2019) disparou: “Odeio funerais. Já não gosto de comparecer neles, então não gostaria de expor alguém a algo tão horrível”. Quando faleceu, em fevereiro desse ano, sua vontade foi cumprida: apenas uma breve cerimônia reuniu familiares e amigos mais próximos e, em seguida, o corpo foi cremado em Mont-Valerien, perto de Paris. Agora, porém, o mundo da moda vai se despedir de um de seus ícones à altura. Na noite de 20 de junho, durante a semana de moda masculina de Paris, o memorial “Karl For Ever” tomará o Grand Palais – locação que o kaiser escolheu para apresentar todas as coleções da Chanel desde 2005.
O tributo celebra o legado do designer com direito a união das três marcas para as quais ele criava: Chanel, Fendi e sua homônima. Serão 56 retratos gigantes de Lagerfeld, três telas gigantes de LED, grandes tapetes exclusivos, dois pianos Steinway, criados pelo estilista pelos 150 da marca, dois grandes bares e um palco principal para receber cerca de 2.500 convidados, o núcleo da moda mundial, além de grandes estrelas do cinema e da música.
Concebida pelo diretor de teatro e ópera Robert Carsen, a homenagem terá depoimentos de 60 pessoas. Entre os convidados a falar sobre o kaiser, estão Alain Gerard, um dos donos principais da Chanel e famoso por jamais dar entrevistas, estilistas como Nicolas Ghesquière e Maria Grazia Chiuri, modelos como Gigi Hadid, Claudia Schiffer, Carla Bruni e Natalia Vodianova, as atrizes Carole Bouquet, Vanessa Paradis e Anna Mouglalis, além de figuras de negócios como Bernard Arnault da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton e Bruno Pavlovsky da Chanel, e figuras culturais como o cineasta Baz Luhrmann e a Princesa Caroline de Hanover. Todos falarão direto do estúdio de fotografia do próprio Karl – com direito aos livros e extensa coleção de arte do kaiser de cenário.
A gatinha Choupette, queridinha do diretor criativo, vai aparecer entre os depoimentos, em uma homenagem especial. “Eu queria celebrá-lo da maneira mais completa possível, com algo cheio de vida e inesperado”, disse Carsen em uma entrevista recente, afirmando, ainda, que descartou o papel de um mestre de cerimônias, preferindo editar uma série de trechos de entrevistas de Lagerfeld, para que “ele mesmo narrasse os acontecimentos da noite”. Bruno Pavlovsky, presidente de moda da Chanel, afirmou que: “O memorial será apenas sobre Karl: quem ele era, o que ele amava, o que dava aquela energia excepcional. Estou feliz que conseguimos juntar forças com a Fendi e a Karl Lagerfeld para criarmos juntos um evento à altura dele”.
O espetáculo de 90 minutos intercala imagens de vídeo com apresentações ao vivo, e terá a presença de nomes como o músico Pharrell Williams, o dançarino Lil Buck, o violinista Charlie Siem e as atrizes Tilda Swinton, Helen Mirren, Fanny Ardant e Cara Delevingne.
Artigos relacionados