Os apaixonados por moda autoral, por intelectualidade por trás de peças de roupas e e por Ronaldo Fraga já podem começar a comemorar. O motivo? No próximo sábado, dia 3 de dezembro, o estilista mineiro que emocionou os espectadores da SPFWTRASN42, com um desfile-manifesto repleto de modelos trans, inaugura seu mais novo empreendimento em Belo Horizonte. Intitulado de Grande Hotel Ronaldo Fraga, o espaço surge em um antigo casarão de 600 m², de arquitetura normanda do século XX, com o intuito de democratizar a moda na cidade. Agora, a ideia de batizá-lo com o nome de “hotel” veio do fato de que, além de expor as roupas de sua autoria, ainda haverá espaço reservado para outras marcas hospedarem suas peças por lá. Na contramão da tendência do varejo, que busca centros comerciais como garantia de segurança e capital, Ronaldo volta à beira da calçada, desta vez no bairro de Funcionários, para estimular novas experiências e maravilhosos encontros culturais.
O espaço contou com um longo processo de restauração, assinado pelo escritório do arquiteto Alex Rousset, que conseguiu recuperar o piso de parquet, assim como os belíssimos afrescos decorados desde 1920. A partir deste fim de semana, o resultado deste trabalho poderá ser conferido logo nas primeiras três salas que servirão de espaços para exposição das roupas, mas a cereja do bolo fica mesmo na varanda: uma espécie de lounge de hotel promete proporcionar uma verdadeira viagem no tempo, a uma Belo Horizonte de cem anos atrás.
Como o Grande Hotel é um lugar para hospedar tando ideias, como pessoas e marcas, a agenda segue recheada de deliciosas atrações. Tanto que aos sábados, acontecerá uma feira de orgânicos com chefs de cozinha – mineiros e de outros estados do país – serão convidados para servir almoços, que serão temperados com saraus, workshops, exibições de filmes e pocket shows.
Agora, logo no dia de estreia, haverá, ainda, a inauguração da primeira barbearia Cavalera fora do Estado de São Paulo. O local oferecerá aos fashionistas um espaço dedicado à moda masculina do estilista, que faz roupas sob medida. Uma “redação-viva” do Site ND, da jornalista Natália Dornellas, também fará parte dessa grande celebração, onde diversas atividades com clientes e convidados se estenderão dia afora. E voltando às delícias gastronômicas, o café Dona Diva, tradicional do Mercado Central e famoso pelo seu pão de queijo, e o Clube do Vinho Rex Bibendi, com uma pequena livraria incluída, reserva um local perfeito para degustar vinhos mineiros e manter a leitura em dia.
Artigos relacionados