O futuro da moda brasileira passa, sempre, pela abertura das portas do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais – que chega a mais uma edição a partir 17 de julho, no Centro de Eventos ProMagno, em São Paulo, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICB, Brazilian Leather e Apex-Brasil. Mas até conhecermos o resultado final do único Salão de Design e Inovação de Componentes da América Latina e que abrange toda cadeia têxtil e calçadista, apresentando mais de 900 materiais inovadores para a indústria da moda, segmentos calçadista, têxtil, vestuário e moveleiro, muita água vai rolar. E, por isso, fomos atrás de Walter Rodrigues, nome que é uma das principais engrenagens do setor – e da Assintecal -, que acumula as funções de consultor na área de design de produto, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, consultor do Instituto By Brasil e curador do projeto Focus Design Visions – Moda & Arte, para abordar não só os meandros do Inspiramais, como, também, para dissecar todas as questões da moda contemporânea, no Brasil e no mundo. “O Inspiramais é um espaço inspirador criado para proporcionar novas experiências para os visitantes, com exposições, projetos especiais, palestras mostrando o melhor da moda hoje, e ainda proporciona o encontro das empresas com seus compradores facilitando a busca de soluções e impulsionando parcerias e gerando negócios”, explicou.
Com o tema Alquimia, o Inspiramais 2019_II deixa de lado as divisões Inverno ou Verão, como era feito até então, para que a nomenclatura passe a ser numerada em .I ou .II, precedida pelo ano em questão. Atentos aos movimentos do mundo, a equipe da Assintecal e do Inspiramais, identificou que, como nos disse Ilse Guimarães, superintendente da associação, em papo com o site HT, o mundo, definitivamente, mudou. “Hoje nós estamos totalmente interligados e, por isso, acreditamos que não exista mais essa separação de Inverno ou Verão. O consumidor de moda transita por todas as estações quase que periodicamente. Não existe mais essa separação”, explicou Ilse em entrevista exclusiva ao site HT.
Walter, por sua vez, amplia a discussão e decodifica o que está por trás da mudança. “Produtos de moda, na atualidade, não precisam ter data de validade. Entendemos o mercado como camadas onde um produto pode ter uma vida mais longa, dependendo de que segmento de consumo ele está sendo oferecido, e mais: com as novas formas de pensar produtos, construindo coleções quinzenais, mensais ou bimensais, um material precisa ter mais tempo de atuação e quando sinalizávamos sua estação era como se decretássemos sua ineficiência imediata. Portanto ao abolir essa nomenclatura estamos indicando um maior tempo de uso, e mais reverberamos uma liberdade criativa, possibilitando as marcas e aos designers o uso dos componentes partindo da premissa de sua beleza, funcionalidade e não de sua fugaz interpretação do tempo”, analisou Walter.
E já que Alquimia vai estar no topo da pirâmide de produtos do Inspiramais, perguntamos ao estilista qual a principal alquimia que a moda ainda pode propor? A resposta foi clara e assertiva: “Quando iniciamos a busca por elementos que nos conduzissem para uma melhor compreensão do momento em que vivemos, ficou claro para todos os envolvidos no Núcleo de Pesquisa Assintecal, a necessidade de buscamos compreender dois fatores importantes que são a base desta nova moda – Sustentabilidade e Tecnologia. O que propomos com a palavra Alquimia é a combinação destes dois conceitos para instigar a inovação, e provocar uma ação para tirar da zona de conforto os produtores de materiais de moda”.
Enquanto não chega a hora de apresentar as novidades no Salão de Design e Inovação de Materiais, os consultores da Assintecal estão rodando o Brasil levando e trazendo informação por algumas dezenas de polos de moda, com o Conexão Inspiramais – no qual Walter e a equipe do Núcleo de Design expõem todas as tendências e os caminhos que vão guiar os materiais para calçados, bolsas, vestuário, acessórios e móveis para as próximas temporadas. O projeto conta com uma equipe de profissionais amplamente capacitados em suas áreas de atuação, que realizam consultorias com a finalidade de orientar as empresas participantes do projeto para o desenvolvimento de produtos que contenham elementos únicos e ao mesmo tempo globais, dessa forma, tornando-as mais competitivas no mercado.
“Nós somos o início da moda, os materiais são os primeiros atores da cadeia de produtos, sendo assim é no Inspiramais que a moda começa. É também onde estão os principais fornecedores de inovação, e principalmente aqueles que entendem produtos de moda como um negócio e não apenas como commodities”, contou Walter, em entrevista ao site HT, antes de completar: “Uma das principais caraterísticas da “nova moda”, é saber vender e não apenas ser comprado. Saber vender está fortemente relacionado na criação de valor de um produto. Valor este que está refletido na inovação, na qualidade, no desempenho, e no conhecimento das necessidades de seus clientes que vêm a ser a principal riqueza de uma empresa. Eu sempre entendi que moda é 50% de provocação, entusiasmo, emoção e os outros 50% são baseados na engenharia de fabricação do produto, na venda e na continuidade das relações entre fornecedores e clientes. Portanto, aqui neste espaço, pensamos moda como geradora de prosperidade, através de planejamento, inovação e atendimento”.
Por falar em provocação, o tema é, também, um dos pilares da próxima edição do Inspiramais. De acordo com Walter, depois de só se pensar no aspecto comercial dos produtos, a moda passa, agora, por um período de provocação. Para quem cria e para quem usa. “Hoje, portanto, são os materiais que impulsionam essa provocação, aliás nessa estação a palavra “provocar” tem um enorme significado para nós do Núcleo de Design da Assintecal. Como não queremos mais falar de “crise”, pois temos que avançar e provocar novas ideias e novos rumos, essa provocação, será, portanto, uma saída para buscarmos nos materiais uma nova interpretação do nosso tempo e, mais, buscarmos encantamento para conseguir vender”, enumerou.
Apesar de não querer falar de crise, a gente não conseguiria não incluir o tema neste momento, com milhões de desempregados, economia com crescimento ínfimo e uma aceleração industrial ainda tímida. “Fomos, sim, impactados negativamente, como todos os projetos estabelecidos no Brasil, mas entendemos que somos mais fortes do que isso. A metodologia aplicada na criação dos produtos mostrados no Inspiramais transmite ideias de planejamento e inspiram as empresas a trabalharem com estratégias muito claras, incentivando a inovação e a melhoria dos processos e também a compreender a massificação através da ampliação dos volumes, tudo isso segmentado em etapas produtivas, guiando-as através da crise. Tenho uma boa sensação de que no cenário dos componentes há mais sobreviventes do que em outros setores, e isso se dá pela união e pela força gerada pela Assintecal, impulsionando sempre seus associados a pensarem, além dos problemas, buscando assim sempre soluções possíveis. O Inspiramais é o reflexo dessas ações positivas”, finalizou Walter.
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