Fórum de Inspirações Verão 2017: cariocas conhecem as apostas para a estação e aprendem a driblar a crise investindo no diferencial


No auditório do Sebrae, no Centro do Rio, a consultora do Núcleo de Design da Assintecal, Tatiana Souza, comentou sobre as tendências que vão estimular a cadeia produtiva da moda, sintonizadas com as estratégias para superar os tempos difíceis e se reinventar

Depois de passar por polos produtivos brasileiros, que se destacam nos segmentos calçadista, confecções, couro, têxtil, artefatos e materiais, como Mato Grosso do Sul, Colatina (ES), Americana (SP), Belo Horizonte, em pleno Minas Trend (como mostramos aqui), dentre outros, o Fórum de Inspirações Verão 2017 chegou ao Rio de Janeiro, para um encontro com empresários e designers, no auditório do Sebrae, que pode ser considerado uma experiência sensorial e informativa, colocando-os em contato direto com o que há de mais moderno em indicativos de tendências para promover o desenvolvimento de produtos inovadores com base na estação abordada. Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro Calçados e Artefatos (Assintecal), o evento se baseia em estudos e pesquisas comportamentais aprofundados, fruto de um trabalho hercúleo que vem sendo desenvolvido desde março pelo Núcleo de Design, sob o comando do estilista e coordenador Walter Rodrigues, e que apresenta tanto uma palestra informativa quanto uma consultoria para fabricantes, grandes, pequenos e micro empresários.

O estilista Walter Rodrigues é também o coordenador do Núcleo de Design da Assintecal e comanda as pesquisas comportamentais para as tendências do Verão 2017 (Foto: Divulgação)

O estilista Walter Rodrigues é também o coordenador do Núcleo de Design da Assintecal e comanda as pesquisas comportamentais para as tendências do Verão 2017 (Foto: Divulgação)

O tema desta edição do Fórum de Inspirações, que culmina no Inspiramais: Salão de Design e Inovação de Materiais – o projeto master da Assintecal em parceria com o Footwear Components by Brasil e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) , que, em janeiro, ocupará o Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, é “Despertar”, e nada parece mais coerente do que tal, já que o Brasil passa por uma das piores crises financeiras dos últimos anos, com uma forte retração do mercado consumidor. Assim, a importância do evento ao promover o estímulo da indústria criativa e proporcionar soluções realistas para um crescimento em meio à situação se torna fundamental. E foi exatamente esse o mote da conversa que HT teve com a designer e consultora Tatiana Souza, responsável pela apresentação do evento no Rio.

Tatiana Souza, integrante do Núcleo de Design da Assintecal

Tatiana Souza, integrante do Núcleo de Design da Assintecal

Ao explicar as tendências do Verão 2017, Tatiana usou a “pirâmide de produtos” para as apostas em três segmentos: o topo, no qual está inserido o Conceito 03 –“Cotidiano”, e os 10% da produção que traduzem a experimentação e a busca pelo novo no que é feito, com base no que é observado nas ruas; o meio, com o Conceito 02 –“Pertencimento”, no qual há um maior investimento em tendências que já passam por uma melhor aceitação do público e começam a se inserir no mercado; e a base, chamada de Conceito 01 – “Deslocamento” e os restantes 60% da indústria, mostrando as tendências e os produtos que já alcançaram uma consagração e fabricação em série. No trabalho de observação, o Conceito 03 apresentou tendências como o estranho, a pop art e o minimalismo; o Conceito 02 trouxe como base a simplicidade, a ostentação e o retrô; enquanto o Conceito 01 mostrou um crescimento no desejo do consumidor por temas como a aventura, o novo artesanal e os anos 70 (veja mais desdobramentos dessas tendências aqui).

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Sobre a consultoria de planejamento oferecida pelo Fórum de Inspirações, já no próprio catálogo fruto do trabalho de pesquisa fica claro que é tão possível quanto necessário passar pela crise com a cabeça erguida ou, como explica a jornalista Biti Averbach, manter o heroísmo como estratégia e a noção de “Pertencimento” (tema da última edição) como base. O pensamento segue a linha de raciocínio apresentada por Jeff Bezos, fundador da multimilionária Amazon: “Você vai murchar diante de críticas ou vai seguir as suas convicções? Quando ficar difícil, você vai desistir ou ser incansável? No fim, nós somos as nossas próprias escolhas”, disse, em discurso proferido na Universidade de Princeton.

Os dados apresentados pelo Fórum de Inspirações Verão 2017 também corroboram o cenário de crise, mas com gente que arregaça as mangas e faz. Basta uma pesquisa para descobrir o que vem funcionando a todo vapor no país, “apesar da crise”: um crescimento nas salas de cinema nos últimos quatro anos; 55% das empresas nacionais pretendem contratar funcionários no segundo semestre; o setor da mineração terá um aporte de R$ 3 milhões; outros R$ 8 bilhões serão gastos em investimentos por montadoras, fruto de um crescimento na exportação de carros durante o primeiro semestre do ano. Isso tudo em meio à nuvem de pessimismo que ronda e estatísticas e, consequentemente, a imprensa.

O “Despertar” do Fórum de Inspirações não chama atenção apenas para o reconhecimento da dificuldade econômica, mas também para o enfrentamento da mesma, baseado nas principais qualidades dos respectivos negócios. Como Tatiana Souza explicou ao longo de sua palestra, “é importante criar com estratégia, porque não há possibilidade de erro no mercado atual, que está tão efêmero”. Durante a conversa com HT, ela comentou sobre a importância de rodar o país no auxílio desse planejamento a todos os empresários. “As empresas que estão com a gente já fazem parte dessa parceria há muito tempo. Então, elas já vêm recebendo consultoria. Nós estamos colaborando com esses empresários para questões como essas há várias edições. A abordagem sobre o pertencimento é muito forte. Há três perguntas fundamentais para ter essa noção: ‘Quem eu sou? De onde vim? Para onde vou?’. Quando você tem uma estrutura e uma consciência a respeito do que você sabe produzir com qualidade, até onde você consegue ir e quais são os seus limites, é possível pensar em estratégias mais realistas”, apontou.

Tatiana Souza apresenta as tendências para o Verão 2017 durante o Fórum de Inspirações (foto: Heloisa Tolipan)

Tatiana Souza apresenta as tendências para o Verão 2017 durante o Fórum de Inspirações (foto: Heloisa Tolipan)

Após o reconhecimento dos pontos fortes e fracos, a próxima etapa da consultoria do Fórum de Inspirações é desenvolver essas qualidades da empresa: “A partir do resultado, nós colaboramos com esse empresário para atuar no meio em que ele está inserido. Porque também não podemos oferecer algo intangível para esse cliente, sem ele estar preparado para isso”. Essa é, por sinal, uma das falhas mais comuns e fatais na administração de um negócio: “Sim, dar um passo maior do que a perna e seguir apenas o modismo são alguns dos erros mais cruciais que um empresário pode cometer. ‘Ah, agora estão vendendo vestido de bandagem, então eu também vou produzir’. Isso não existe! A pessoa precisa saber se ela consegue fazer esse tipo de trabalho, se é o que o público alvo está procurando etc. Esse tipo de administrador não olha para dentro de si, para o seu mercado, para a sua capacidade produtiva. O que acaba acontecendo é que ele vai perder a credibilidade, vai comprometer a entrega, a entrada em vitrine… Essa visão imediatista faz com que os empresários queimem etapas e o resultado não reflete apenas na venda, mas a longo prazo pode influenciar também a marca, a sua identidade e a sua sustentabilidade”, afirmou Tatiana.

Tatiana Souza oferece conultoria para pequenos e médio empresários superarem a crise: "Dar um passo maior do que a perna ou ir no modismo são alguns dos erros mais cruciais que um empresário pode cometer" (Foto: Heloisa Tolipan)

Tatiana Souza oferece conultoria para pequenos e médio empresários superarem a crise: “Dar um passo maior do que a perna ou seguir apenas o modismo são alguns dos erros mais sérios que um empresário pode cometer” (Foto: Heloisa Tolipan)

Mas o trabalho desenvolvido pelo Fórum de Inspirações e o Inspiramais ainda vai além: ele promove um alinhamento da cadeia produtiva e, após mostrar as tendências do mercado e promover a consultoria com as empresas, é chegada a hora de um acompanhamento dos produtos criados pelos fabricantes de componentes. “O nosso foco é fazer essa ponte. Nós perguntamos: ‘Você sabe onde foi parar o seu componente?’. Muitos empresários não sabem! Qual empresa o procurou? Em qual mercado ela atua? É necessário conhecer o seu cliente. No momento em que você entende onde ele atua, é possível oferecer novos produtos, do tipo: ‘pensando na sua história, eu criei isso aqui’, o que gera uma via de mão dupla. O trabalho não se torna apenas uma espera de demanda, mas uma criação dela. Esse é o nosso conselho e estímulo para os fabricantes de componentes: não fiquem parados esperando o cliente bater à porta. E só é possível fazer isso ao saber aonde está indo o seu componente. Algumas pessoas acham que o Inspiramais acaba ali, com o evento, mas não. Tudo o que é apresentado ainda vai para uma fábrica, até parar na vitrine e chegar à casa de alguém”, descreve.

Durante o Fórum de Inspirações Verão 2017, Tatiana Souza explica como o evento promove uma integração da cadeia produtiva (Foto: Heloisa Tolipan)

Durante o Fórum de Inspirações Verão 2017, Tatiana Souza explica como o evento promove uma integração da cadeia produtiva (Foto: Heloisa Tolipan)

Tatiana finaliza o bate-papo com HT frisando a melhor estratégia para o pequeno e micro empresário que têm o desejo de se reinventar, mas sem correr grandes riscos. “Olhar para dentro, definitivamente. Conhecer e despertar uma essência. Desenvolver o sentido de ‘pertencimento’. Além disso, é preciso entender que o crescimento começa no pequeno. Não adianta querer já chegar grande no mercado, porque é tudo parte de um processo de evolução, que requer paciência. Principalmente no cenário atual”. Despertaram?