Moda & Beleza

Fluvia Lacerda lança coleção com marca plus size e fala sobre body positive: “Degrau rumo à libertação emocional”

Uma das mais consagradas tops plus size, Fluvia conta que o desejo de trabalhar com criação de moda surgiu de uma demanda do mercado

Publicado em 07/12/2019 | Por Heloisa Tolipan

*Por Karina Kuperman

Moda plus size com confiança e qualidade é a grande missão da marca fitness Wonder Size. Suas idealizadoras, Amanda Momente e Marioli Oliveira, definem a Wonder Size como moda para “gordas de verdade”, não se tratando, entretanto, de apologia à obesidade, e sim de representatividade. As roupas fitness são desenvolvidas por mulheres fora do padrão imposto, especialmente pensadas e confeccionadas, revolucionando o bem-estar desses corpos que, por muitas vezes, acabam negligenciados pelo mercado de moda. Buscando justamente isso em uma marca parceira, a top Fluvia Lacerda, que sempre teve a imagem diretamente ligada ao mercado de moda praia plus size, por conta das diversas campanhas que desenvolveu no decorrer de sua carreira, mergulhou de cabeça na jornada de desenvolver uma coleção 100% voltada ao público plus size, carência que via existir no mercado, e, quando conheceu a Wonder Size, o “match” foi imediato. “Fiquei admirada pela qualidade de acabamento e modelagem da Wonder, a comunicação direta com o público foi fator decisivo para firmar esta parceira”, conta.

Fluvia Lacerda se une à Wonder Size para criar peças de moda praia e fitness para corpos GG (Foto: Divulgação)

Top consagrada no meio da moda, Fluvia já tinha o desejo de estar “do outro lado”: o da criação. “Exercitei várias outras aptidões sendo modelo plus size. Muitas vezes eu queria peças que não encontrava, mas nem por isso deixava de tê-las! Logo criava e mandava fazer”, diz ela, que recebia, em suas redes sociais, diversos depoimentos com histórias parecidas: de mulheres que enfrentavam dificuldades para encontrar esse tipo de roupa. “Eu tento ser o mais ativa possível nas minhas redes sociais. Confesso que não me escravizo quanto a ideia de postar todo santo dia, mas mantenho um contato saudável com meus seguidores”.

Para a collab, Fluvia se inspirou na Amazônia e fotografou plantas e insetos de sua fazenda em Roraima, onde mora atualmente, para desenvolver as estampas dos modelos. Todo esse processo, claro, foi acompanhado de perto e chancelado pelo conhecimento técnico e expertise das meninas da Wonder para apresentar ao público uma coleção que promete revolucionar a moda praia plus no Brasil. “Conhecia a marca e tive o prazer do contato com Amanda e Mari depois que iniciamos nossa parceria. Criei as peças diante dos anos de exposição à moda praia plus size de diversas partes do mundo. Absorvi um universo de conhecimento com relação à moda praia diante dos erros e acertos de marcas do mundo inteiro e dali criei peças funcionais com um estilo bem meu”, pontua.

A inspiração para a coleção foi a Amazônia (Foto: Divulgação)

“Cresci no estado de Roraima, a região amazônica faz parte da minha história de vida. Tive uma infância fantástica lá e hoje voltei a morar no Brasil na mesma região. Não só as memórias positivas que guardei, mas também a vivência atual, me influenciaram muito nas escolhas das estampas”, diz. Diante dos problemas ambientais, Fluvia também deseja voltar os holofotes para a causa: “Acredito, sim, que a moda pode e deve ter um impacto positivo em movimentos da evolução da humanidade para o melhor”.

“Acredito sim que a moda pode e deve ter um impacto positivo em movimentos da evolução da humanidade para o melhor” (Foto: Divulgação)

Para ela, a palavra “gorda” deixou de amedrontar tanto as pessoas depois do crescimento do movimento body positive. “Hoje, eu percebo que esse tabu está se desfazendo. O processo de desconstrução de posicionamentos negativos como esse levarão ainda um bom tempo para serem desfeitos, mas graças a essa revolução feminista que vivemos podemos ver que as pessoas estão se libertando de muitos estigmas. O movimento body positive certamente iniciou um processo impactante na mente das pessoas. Como todo processo evolutivo, vejo como um dos degraus valiosos rumo à libertação emocional de tantos”, acredita.

Para Fluvia, podemos ver que muitas pessoas estão se libertando estigmas (Foto: Divulgação)

Apesar disso, pressões estéticas isoladas ainda acontecem, como foi o caso da atriz Cleo, que deu uma entrevista lamentando sofrer com comentários maldosos por conta dos quilos a mais. “Nunca vivi isso, pois sempre fui gorda. Acredito que ela tem em mãos uma magnífica oportunidade de ajudar as muitas mulheres que a seguem e que sofrem da mesma forma por todas as suas vidas”, diz Fluvia, que, depois da collab com a Wonder Size, tem grandes planos para 2020. “Estou trabalhando em vários projetos que certamente estão envolvidos em novos setores do mundo da moda”. Mal podemos esperar.

Pesquisas relacionadas