Moda & Beleza

Fause Haten no Maravilhoso Mundo da Imaginação

Surpresa! Estilista transforma processo de backstage em ação performática e institui o desfile-pegadinha

Publicado em 24/10/2013 | Por Alexandre Schnabl

O estilista Fause Haten gosta de flertar com a arte. Em seus desfiles no line up da São Paulo Fashion Week, há sempre espaço para performances conceituais, números musicais conduzidos pelo seu próprio gogó e poesias declamadas em off. Na última edição do evento, Fause surpreendeu com uma coleção vestida por bonecas no lugar das modelos, atitude radical e poética ao mesmo tempo. Dessa vez, o enfant terrible apronta novamente: além de um desfile-surpresa (calafrios!) que será apresentado no dia 30, ele resolveu transformar o processo de elaboração do desfile em uma fábrica-conceito, onde todas as etapas da produção, do casting à prova de roupas nas modelos, são transformadas em espetáculo cênico. Ousado? Sem dúvida, mas a cara do fashion designer. Temos motivos de sobra para acreditar que Fause deve sofrer de múltiplos tremeliques de excitação cada vez que imagina uma coisa dessas, já que um simples bate-volta das modelos na passarela não seria sequer capaz de fazê-lo bocejar.

Com entrada franca, o público poderá comparecer ao Museu de Arte Brasileira e assistir durante toda a semana, a partir de hoje, a performance que transforma em arte o frenético processo de bastidores de um desfile, com direito até a visitas guiadas. Quem for confere a seleção das modelos, os testes de maquiagem e cabelos, a própria confecção das roupas pelo time de costureiras e sua prova nas modelos. E mais: personagens com nome estranhos – parecendo saídos de um livro de Lewis Caroll ou de um filme de Tim Burton – comandam as atividades: Maestro Tesoura, Ricky Mãos de Pincel e Coelho Guardião, entre outros. Como em um desfile passado da FH por Fause Haten, onde, no lugar da música, a platéia ouvia poesia: “Clarice, acooooooorda!”

No mais, frenesi: Fause já informou que o tal desfile-surpresa do dia 30 será informado aos convidados uma hora antes via emails e sms. Considerando o trânsito de São Paulo, vamos torcer para inventarem os tubos de tele transporte neste final de semana.

Fotos: Divulgação

Serviço:
MAB FAAP – Museu de Arte Brasileira
Rua Alagoas, 903
De 24 a 29 de outubro
Quinta, sexta, segunda e terça das 10 às 20h
Sábado e domingo das 13 às 17h

Pesquisas relacionadas