Na ciranda da moda, o ritmo é frenético. Enquanto o Minas Trend corre a pleno vapor na capital mineira, a edição verão 2015 do Fashion Rio começa na cidade-maravilha, agora de volta à Marina da Glória. Patricia Viera deu início ao line up desta temporada, inspirada pelos balneários sofisticados. Bom, trata-se de uma redundância porque, obviamente, ninguém imagina a mulher da marca dando um rolé pelo calcadão no miolão-povão de Copacabana ou se espreguiçando e comendo manjubinha em um dolce far niente deslocado na Praia do Gonzaga, em Santos. Felizmente, a moda que a estilista faz permite sonhar e, sobretudo, viajar por praias mais idílicas e lugarejos bem mais paradisíacos.
E, como sempre, a grife deu seu showzinho habitual no que se refere ao beneficiamento do couro, brincando com estampas e mais estampas e com texturas arretadas. Acabamentos em juta e miçangas, além de crochês e aplicações em linha, conferem uma aroma étnico à marca, que já vem flertando com o folk desde quando trouxe o Novo México ancestral na coleção passada. Assim, esses tratamentos diferenciados do couro, mais as cores fortes – como amarelo gema e um verde quase azeitona, assim como um animal print estilizado em roxo e grelôs localizados -, imprimem uma certa poeira nesse caminho, embora o resultado final seja cosmopolita, é claro. E, se ela dessa vez abriu mão dos florais que tanto parecem pegar neste verão, seduzindo todos, ela envereda por belos listrados em cores luminosas, outro hit certeiro da estação.
Fotos: Agência FotoSite | Divulgação
Vídeo: Divulgação
Alessa já vinha namorando a arquitetuta desde a edição passada do evento, quando surpreendeu a todos com uma coleção sóbria, em preto, branco e cinza, com estampas de fotografias arquitetônicas e muita alfaiataria. Dessa vez, ela não chegou a tanto e, sem resistir, voltou aos vestidos esvoaçantes que lhe conferem identidade. Designer gráfica de formação e odara em atitude, a estilista não encontra dificuldade em transpor o tema dessa vez – o barroco – para sua efusão de cores e prints. Quase como um Aleijadinho da moda, ela verte para o tecido anjinhos, afrescos, cúpulas, volutas, lustres e arabescos, trazendo para os looks a riqueza de contrastes que caracteriza este estilo artístico. Mas, se este era marcado pelo sentimento de repulsa às tentações da carne, a coleção não encontrará dificuldade em seduzir – como um bom Lúcifer – aqueles que valorizam o espírito, que poderão circular todos serelepes neste estilo que tão bem faz à alma de quem quer se sentir exuberante, mas liberto de pecadilhos fashion, tal qual o interior de uma igreja barroca.
Fotos: Vinícius Pereira
Vídeo: Divulgação
Já a Auslander abriu mão da zona de conforto, fazendo desfile no dia de abertura do evento, ao invés de fechar a semana e emendar com festinha badalada, quando todos já estão para lá de Marrakesh e doidos para relaxar, menos a fim de analisar passarela e afoitos para se entregar ao tititi dos badalos. Dessa vez, a marca de Ricardo Brautigham bebeu na fonte dos preppies, a turma do estilo college americano que se tornou clássico da moda a partir dos anos 1950/1960, quando o baby boom e os estudos comportamentais sobre a adolescência transformaram a juventude na cereja do sundae. Listras, barras, shorts, camisetas de telinha, tubinhos-suéter e outros elementos esportivos situam a grife no momento atual em que o esporte engole a moda, trazendo essa verve com jeito de seriado da Sony para seu estilo descolado, atualizado pro ótimas estampas. Deve vender feito plano de saúde baratinho.
Fotos: Agência FotoSite / Divulgação
Vídeo: Divulgação
Sem desfilar sua coleção principal na SPFW, semana passada, Oskar Metsavaht desvia seu olhar para esta nova empreitada – a Osklen Praia -, que já tem loja aberta em Ipanema, no cruzamento das ruas Prudente de Moraes com Maria Quitéria. Na seção Gente & Badalo, é possível conferir o novo empreendimento da grife em detalhes, além de rápido bate-bola com empresário-criador-elucubrador e embaixador do Rio. Confira abaixo as fotos e vídeo do desfile realizado na Maison Philippe, a mansão da Condessa de Barral, onde o austero Dom Pedro II costumava por as barbas de molho.
Fotos: Vinícius Pereira
Vídeo: Divulgação
Artigos relacionados