O sacode geral que a moda carioca tem esperado finalmente chega à cidade a partir desta terça-feira (27) sob o tema “Tempo, tempo, tempo”, através da nova edição do Fashion Business Rio. Comandado por Eloysa Simão (leia uma entrevista exclusiva com ela aqui), o evento ocupará a região do Porto até a quinta-feira, e irá contar com um salão de negócios, palestras, um desfile com novos estilistas, uma instalação na Praça Mauá e uma exposição de fotos, na simbiose perfeita entre as cadeias criativas.
Apresentando suas respectivas coleções para a temporada de Outono/inverno 2016, as novas marcas cariocas Benta Studio, Cabron, Haight, Handred e Helena Pontes realizarão um desfile a céu aberto na recém-inaugurada Praça Mauá durante a tarde de quarta-feira, a partir das 18h. Ali também estarão expostos, através de uma instalação feita pelos novos nomes das artes urbanas, manequins vestindo roupas das 50 marcas participantes da feira, dentre as quais estão Victor Dzenk, Blue Man, Cavendish, Sacada, Mary Zaide, Eclectic, Oh! Boy, Sagrada Família, Agilitá, Lucidez, Glorinha Paranaguá e Fabulous.
Próximo à Praça, o Armazém 2 do Píer Mauá irá ferver ao longo dos três dias, recebendo importantes players do cenário da moda nacional, todos dispostos a mudar e ajudar a entender a percepção de como a indústria deve se reinventar para superar a crise financeira atual. “Estamos em um período semelhante ao que antecedeu a Revolução Industrial e sentimos que tudo vai mudar: a velocidade da informação, a forma como as pessoas vivem, a forma como elas se vestem e até como amam. […] As pessoas precisam entender que a dificuldade de recursos não pode significar uma dificuldade de ação. Devemos tentar cavar as oportunidades”, comentou Eloysa Simão ao Site HT.
Eloysa, por sinal, apresentará a o seminário “Meta: Construindo através do Capital Humano”, no dia 28, falando sobre a importância do capital humano para as empresas no atual cenário econômico do país. Palestras sobre a relação entre Design e Gastronomia, como “Propostas de novas leituras da comida e do ato de alimentar-se”, que será apresentada pela chef e nutricionista Andrea Henrique (uma das responsáveis pelo Pomar Orgânico), também permearão os três dias do evento, sob a curadoria de Lou Bittencourt e a mediação das jornalistas Luciana Fróes e Melina Dalboni. Além disso, outros nomes como o estilista e presidente do Conselho de Moda do Rio de Janeiro, Carlos Tufvesson, a jornalista Flávia Oliveira e o estilista e educador Almir França também participarão de debates ao longo do evento.
A extensa programação ainda conta com a incubadora de negócios Complexcidade, dos sócios Beto Neves, Fernando Assunção e Vanessa Rivera, que pretende desenvolver novos modelos para o mercado de moda, no dia 29, dando ainda mais gás à feira que ocupará o Armazém 2. E, complementando o olhar apurado para a integração entre as diversas área criativas, a arquiteta Bel Lobo assina a curadoria da exposição “Agora sempre”, que mostrará na Praça Mauá o trabalho de jovens fotógrafos em ascensão. HT, claro, irá acompanhar todo o desdobramento do Fashion Business Rio e você poderá conferir tudo por aqui.
Veja abaixo a programação completa:
De 27/10 a 29/10
10h às 20h – Salão de Negócios – Armazém 2
AF Empório – Aba – Afghan – Aftercolor – Agilitá – Atelier Iara – Benta Studio – Blue Man – Cabron – Cavendish – Chris Silvares Camisaria – Confraria – Cotton de Fadas – Desigual – Eclectic – Estela Geromini – Fabulous – Folic – Guipire – Haes – Haight – Handred – Helena Pontes – In Set – Litt – Lofty Style – Lool – Lucidez – Mara Mac – Marcos & Rudy – Maria Fia – Maria Filó – Mary Zaide – Metalecia – Metally – Moda de Sobra – Odde – Paula Ferber – Pop Up Store – Rosana Bernardes – Sagrada Familia – Seu Puff – Shoulder – Simone Gabotto – Tempo 4 –
Ton Âge – Totem – Victor Dzenk – Victória do Scheefer – Zahvin – Zerezes
Exposição ARTE NA PRAÇA
Curadoria:
BEL LOBO – Praça Mauá
Fotógrafos:
ANNA KAHN_CAMILA MARCHON_EDUARDO MONTEIRO_LUIZA BALDAN_RAFAEL ADORJAN
Dia 28/10
17h – Desfile de Novos Estilistas: BENTA STUDIO_CABRON_HAIGHT_HANDRED_HELENA PONTES
FESTIVAL BOSSA NOVA / SEMINÁRIO DE MODA, DESIGN E GASTRONOMIA
DIA 27/10
15 h – Gestão Comercial em Moda (Construção de Marcas Vendedoras em cenário de Incertezas)
Palestrante:
Silvio Chadad – especialista em Marketing de Moda
17h – Panorama Econômico: desafios e oportunidades
Palestrante:
Flavia Oliveira – jornalista e comentarista da Globo News e do jornal O Globo
19h – A Importância do Design Gastronômico na Valorização dos Restaurantes
Mediadora:
Melina Dalboni – jornalista e coordenadora de Moda
Palestrantes:
Elia Schramm – Chef do Restaurante Laguiole no Mam
Duilio Sartori – Curador e proprietário da Galeria/Loja conceito Gabinete
Bel Lobo – arquiteta
DIA 28/10
11h – Meta – construindo através do capital humano
Palestrante:
Eloysa Simão
14h30 – Quem fizer bem o dever de casa no varejo vai superar a crise
Palestrante:
Ricardo Guinâncio – CEO da Consultoria RG Marketing e Negócios e
do Portal O Negócio do Varejo
16h – Re-start: Os novos desafios do mercado de moda global
Palestrante:
Olivia Merquior – Diretora da Dacri Deviati
19h- Propostas de novas leituras da comida e do ato de alimentar-se
Mediadora:
Luciana Froes – jornalista, crítica de gastronomia, colunista do jornal O Globo
Palestrantes:
Andrea Henriques – Chef e sócia do Restaurante Pomar Orgânico
Samantha Caldato e Conrado Squadrito – Paisagismo Comestível
DIA 29/10
11h – Mesa Redonda: A Importância da formatação de um calendário oficial de lançamentos
Participantes:
Eloysa Simão e Carlos Tufvesson convidam o setor para o debate
Local: Píer Mauá – Armazém 2 – Av Rodrigues Alves 10
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