*Por Karina Kuperman
Aproximar marcas e grandes influenciadores a projetos e instituições sociais de todo o Brasil. Essa é a proposta da Dadivar, start up criada por Enzo Celulari, Lucas Fox e Danilo Tiisel. O filho mais velho de Claudia Raia e Edson Celulari uniu amigos para trabalhar em um conjunto de iniciativas sociais que têm como missão estimular o engajamento no Brasil através da tecnologia, comunicação e gestão eficiente. “Eu sempre quis empreender com o social. Digo que eu vim ao mundo com a missão de fazer o bem e ajudar aqueles que precisam. Quando eu reencontrei o Lucas Fox, meu amigo de infância e atual sócio, conseguimos encontrar uma linda sinergia empreendedora. Ele, sempre demonstrando sua paixão pela tecnologia, tendo vivido boa parte da sua vida no Vale do Silício. Juntos, conseguimos trazer o novo para o mercado do terceiro setor brasileiro. Unimos nossas forças e nossas vontades para revolucionar o mercado de doações no Brasil, encontramos nosso terceiro sócio, o Danilo, que é advogado especializado em consultoria social, começamos a traçar o nosso objetivo de reunir as maiores vozes do país para fazer o bem”, explica Enzo, que, desde 2017, quando criou o projeto, já promoveu ações com nomes como Anitta, Fernanda Gentil, Fernanda Souza, Paulo Gustavo, a mãe, a atriz Claudia Raia, e o restaurante Paris 6. Tudo em prol de instituições como Retiro do Artistas, Solar Meninos de Luz, Hospital Pequeno Príncipe, Aldeias infantis SOS, entre outros.
Agora, o passo é ainda maior. O estilista Ricardo Almeida uniu-se aos jovens empreendedores para lançar uma coleção de inverno de cunho social. É a moda engajada. São quatro peças da coleção inverno 2019 criadas exclusivamente para a campanha. A iniciativa celebra os 35 anos da grife e as peças já estão disponíveis nos 20 pontos de vendas da marca. Vale lembrar que o estilista paulistano é um dos maiores nomes da moda no Brasil, referência na alfaiataria e conhecido por alinhar matéria-prima de alta qualidade ao design. “Conheço o Ricardo desde pequeno através dos meus pais. Ele esteve sempre muito próximo a mim e a minha família. Ao pensar em possíveis ações da Dadivar em parceria com marcas do mercado da moda, logo me veio o nome dele na cabeça. Não só pela proximidade com o Ricardo, mas principalmente pela qualidade das peças e minha identificação pessoal com a marca”, explica Enzo. “Escolhemos quatro peças da coleção de inverno em conjunto para compor esta ação. Nessa parceria, nós fizemos questão de opinar e decidir tudo juntos, assim como em todas as iniciativas que promovemos. Por gostar muito de moda, tive sim participação na seleção das peças em si e suas variantes de cor. Procuramos montar uma coleção que atingisse todos os públicos e trouxesse versatilidade para o vestuário cotidiano”, conta.
Do total das vendas, 5% serão revertidos para a Dadivar. A ONG beneficiada será o lnstituto Fazendo História, que desde 2005 acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Chegamos ao lnstituto Fazendo História realizando o mapeamento da persona social de Ricardo Almeida, ou seja, avaliando, através de uma metodologia criada por nós, da Dadivar, qual causa o mobiliza e, portanto, gostaria de apoiar. Além disso, outro critério que adotamos para o apoio às ONGs é a transparência. Um dos critérios é que elas tenham o selo do lnstituto Doar, responsável por certificar instituições do Terceiro Setor comprovadamente idôneas em todos os seus processos”, diz Enzo, que, agora, divide seu tempo entre os estudos e o trabalho. “Posso dizer que hoje, visto literalmente a camisa Dadivar full time e fico muito feliz em ter participado da construção de um projeto cheio de propósito em uma busca constante para fazer a diferença. A Dadivar tem como missão fomentar o engajamento em causas sociais, auxiliando na definição da essência social de marcas pessoais e institucionais, visando as melhores práticas para o investimento social no Brasil, com a força da comunicação”.
A meta da campanha da Dadivar com Ricardo Almeida é atingir 50% das vendas de cada produto. De acordo com uma métrica levantada pela Dadivar, com o valor arrecadado será possível garantir, por exemplo, o equivalente a cinco anos e meio de leite em pó para as crianças atendidas pelo lnstituto Fazendo História.
E Enzo já pensa nos próximos passos: “Acreditamos muito em aproximar cada vez mais as marcas e empresas ao posicionamento social relevante. Isto é uma tendência. E é importante conscientizar as empresas sobre isso. São muitas as organizações a serem beneficiadas, assim como o número de empresas que demonstram um interesse genuíno em fazer cada vez mais por aqueles que realmente precisam”, comemora. “A ideia é seguir nesse caminho dando continuidade às iniciativas que promovemos para tornar a Dadivar uma referência nacional na promoção de causas sociais, mobilização de recursos e em inovação dentro do terceiro setor”. A gente aplaude.
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