“Passion, você tem que amar o que você faz!”. Esta foi a frase mais enfatizada por Alexandre Birman, quando, como CEO e CCO da Arezzo&Co, falou, ano passado, para uma plateia composta pelos maiores líderes do mercado de calçados durante o “Footwear News CEO Summit”, em Miami, nos Estados Unidos, um dos mais importantes eventos reunindo CEOs e C-Levels de grandes marcas globais. Vou acrescentar aqui, um mantra que permeia a via de Alexandre Birman e nasceu de uma conversa entre ele e o pai, Anderson Birman, que tem sua chancela na História da Moda Brasileira, ao dar vida à Arezzo, em 1972: “Rumo à 2154!”. Anderson, homem de fé e de grandes valores, comentava sobre o DNA guerreiro da marca, de quantos momentos de superação teve que enfrentar e expressou o incentivo ao filho que, desde os quatro anos já adorava o acompanhar na fábrica, aos cinco montou a primeira caixa de sapato e, aos 12, desenhou o seu primeiro modelo: “Alexandre, eu nasci em 1954, vai ser um pouco difícil de eu estar aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar”. Alexandre, que se doa de corpo e alma à mesma profissão do pai disse: “Então, vamos todos juntos caminhar para 2154. E, nesse momento, essa frase, o aprendizado que eu tive com meu pai é mais do que importante”. No dia 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, Anderson Birman comemorou aniversário. E teve uma semana de pura emoção: festejou os 13 anos do chamado IPO (abertura de capital da empresa) e viu o filho concretizar mais um sonho: a fusão da gigante Arezzo&Co com o Grupo Soma, e o nascimento da Power House of Brands, que contará com 34 marcas icônicas em seu portfólio.
Escolhido “Person of the Year” (Personalidade do Ano) pela Brazilian-American Chamber of Commerce e que vai se juntar à seleta lista de líderes fundamentais para a relação Brasil-Estados Unidos, Alexandre Birman, o criador da label deluxe que leva o seu nome, e que foi pioneira no projeto de internacionalização de marcas do Grupo Arezzo&Co – seguida por Schutz, criada por ele quando tinha 18 anos, e, agora, a própria Arezzo -, celebrou ontem, em Nova York, o início da semana de moda nova-iorquina, com um coquetel intimista no Baretto, no hotel Fasano, em Nova York. Uma das vozes mais emblemáticas da MPB, Bebel Gilberto embalou a noite com um show exclusivo para os convidados.
Quando esteve mais cedo na loja da label Alexandre Birman, Bebel Gilberto conferiu uma da cenas que fazem parte do “coração” de Alexandre cada vez que entra em todas as lojas, seja no Brasil de Norte ao Sul ou no exterior. Com seus “olhos de lince” e a expertise “de sapateiro” , como adora enfatizar sempre sobre a sua profissão, ele observa cada uma das prateleiras com a exposição dos acessórios-desejo, toca em todos eles, sente o solado, observa as costuras, conversa com todas as vendedoras, sobe as escadas para ver o estoque. E que lindo é ver ele como um lorde “vestindo” cuidadosamente os pés de algumas clientes com as criações da coleção e sempre conversando com elas sobre a vida de cada uma e sentindo o feedback da consumidora-protagonista. E assim, ele o fez com Bebel Gilberto, que ganhou uma linda sandália das mãos de Alexandre. A foto de Bebel, com a mão no coração, depois desta cena, foi pura emoção.
Alexandre Birman recebeu nomes como Olivia Palermo, a fundadora da semana de moda de Nova York, Fern Mallis, influenciadoras e amigos da marca, que estão em NY para uma das semanas mais importantes do calendário da moda, reforçando o posicionamento da marca, como uma expoente do mercado de luxo brasileiro em grande ascensão global.
A marca Alexandre Birman conquistou forte presença internacional, com suas criações originais feitas à mão, que unem o melhor design, feminilidade e conforto, em peças contemporâneas que realçam a elegância e anatomia em modelos autorais como a sandália Clarita, ícone da marca.
Atualmente as coleções Alexandre Birman estão presentes no mercado internacional em duas lojas nos Estados Unidos, em Miami, no Bal Harbour Shops, e em NYC, 957 Madison Ave, além de shop in shops nas principais department stores como Bergdorf, Saks, Nordstrom, Macys, Harrods entre outras.
SINÔNIMO DE LIFESTYLE, A MARCA ALEXANDRE BIRMAN E A RELAÇÃO COM O RIO
Com um conceito arquitetônico pensado para para o Rio de Janeiro, a marca reinaugurou a loja do Shopping Leblon com a sinergia entre design e arquitetura. Partindo de dois dos principais pilares que traduzem o DNA da marca, arquitetura contemporânea e sofisticação brasileira, um nova nova experiência imersiva no universo da label foi desenvolvida especialmente para a nova loja Alexandre Birman.
Projetada pelo pelo Studio Liana Tessler, a loja possui 64 metros quadrados e mantém a essência do projeto original com elementos como o pau ferro em alto brilho e em latão, adicionados a materiais leves como o piso em grandes chapas de lâmina verde marmorizada e o mix de palhas.
O espaço é dividido por dois ambientes, sendo a entrada um local amplo e com uma grande área expositiva, decorada com mobiliários de designers brasileiros e, um segundo ambiente mais intimista, ao fundo, garantindo um espaço reservado para provas. Como um novo elemento introduzido ao projeto, o painel em palha ganha destaque e garante elegância e sofisticação ao ambiente.
Como exclusividade para a nova loja, a marca antecipa a coleção de Spring Summer 24 que será lançada globalmente em todos os canais de Alexandre Birman, no dia 15. O novo espaço conta, também, com o serviço de personalização sob medida (MTO) oferecido em todas as lojas da marca, garantindo à cliente a possibilidade de solicitar a produção de qualquer modelo já produzido, dentro de uma cartela de cores e materiais disponíveis em loja.
NO CORAÇÃO DE SÃO PAULO, A CASA ALEXANDRE BIRMAN
Em setembro passado, Alexandre Birman comemorou, em São Paulo, a inauguração da Casa Alexandre. As linhas do imóvel, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, no Jardim Europa, em São Paulo, são modernistas, assim como seu mobiliário, que inclui peças de Sergio Rodrigues e Percival Lafer, entre outros designers. Nos anos 50, o local foi residência com projeto assinado pelo famoso arquiteto Miguel Juliano, com um legado de 500 obras, no Brasil e exterior.
“Mais um momento histórico na Arezzo&Co. É um espaço que representa a alma e a essência dessa marca tão especial. A partir de hoje, os times da Alexandre Birman passam a trabalhar neste endereço”, pontua Alexandre Birman. A Casa conta um um showroom, espaço para exposições de arte, desfiles, e serviços inéditos, incluindo “um ateliê exclusivo para customização das sandálias Claritas, um hit absoluto da AB, e serviço made to order, em atendimentos com hora marcada”. Propiciará à cliente, por exemplo, a produção de um dos modelos nos mais diversos materiais, além do desenvolvimento de uma forma de sapato sob medida visando futuras aquisições.
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