O mundo da moda parou nesta segunda-feira para celebrar aqueles que mais se destacaram no ano de 2016, no aclamado “The Fashion Awards” – anteriormente conhecido como “British Fashion Awards”. Assim como em suas primeiras edições, a cerimônia retornou ao imponente Royal Albert Hall, em Londres, com toda pompa e glamour que a capital inglesa pode proporcionar. Apesar da pluralidade de categorias selecionadas neste ano, os foco foi, sobretudo, Gigi Hadid, vencedora na categoria internacional de Modelo do Ano. Agora, mesmo com toda a expectativa que pairava sobre a jovem de 21 anos, a maior novidade deste ano – além do nome do evento – foi uma belíssima homenagem aos profissionais que trabalham nos bastidores da indústria e não apenas os que estão sempre à frente dos fashion shows.
Usando um look da coleção de alta-costura da Versace, Gigi subiu ao palco da 32ª edição do evento para receber o prêmio de Modelo do Ano das mãos da própria Donatella Versace. Queridinha da estilista, que recentemente declarou sua admiração pelas instamodels, Gigi vem trilhando um caminho de sucesso nos últimos anos, que incluem desfiles e campanhas para a grife italiana, e marcas como Marc Jacobs, Dolce & Gabbana e Victoria’s Secret, só para citar algumas. E, o sucesso da moça não fica apenas pelas passarelas riscadas.
Além disso, os verdadeiros gurus do universo fashion também foram anunciados como vencedores de prêmios honorários. Ralph Lauren, por exemplo, foi coroado como Outstanding Achievement, e o fotógrafo Bruce Weber recebeu o título Isabella Blow Award for Fashion Creator, por sua contribuição ao mundo da moda. Um dos destaques entre os concorrentes, foi também o estilista irlandês Jonathan Anderson, à frente da marca Loewe – o único a ser indicado em duas categorias diferentes em 2016 – International Accessories Designer e International Ready-to-Wear Designer -, mas acabou não levando nenhuma estatueta para casa.
Por sua vez, as votações do The Fashion Awards 2016 aconteceram entre mais de 1.500 influenciadores em todo o mundo, incluindo mídia, varejo e estilistas. Desviando o olhar não só para aqueles que brilham diante das passarelas, o prêmio ainda homenageou, pela primeira vez, 32 profissionais do núcleo criativo das marcas. Entre os destaques, o fotógrafo peruano Mario Testino, a editora de moda da revista “Dazed & Confused”, Karen Langley e a maquiadora e ilustradora Isamaya Ffrench.
Agora, como o glamour é um dos ingredientes principais para essa festa, nomes consagrados foram premiados como Demna Gvasalia, como Estilista Internacional; Simone Rocha e Craig Green, Estilistas do Ano; Talento Emergente ficou para Molly Goddard; Designer de Acessórios Internacional, foi para o celebrado Alessandro Michele, da Gucci; Líder internacional, com Marco Bizzarri (CEO da Gucci); e Novo Ícone Fashion foi para os irmãos Jaden Smith e Willow Smith, filhos do ator Will Smith. Entretanto, outras celebridades também surgiram deslumbrantes no tapete vermelho como as beldades Kate Moss, Karlie Kloss, Naomi Campbell e a cantora fashionista Lady Gaga.
Artigos relacionados