Psicanalista de formação, Anna Victoria Lemann, ou Toia, como é conhecida, lança a marca Anna Vic em sua loja-ateliê no Leblon. A primeira coleção faz homenagem à mãe de Toia, Tote Quental, que deixou um legado de pinturas e colagens. Das cinco estampas lançadas, quatro foram tiradas das obras da mãe. Além da ligação com a arte, a marca também traz em seu DNA os ideais de elegância e conforto. “Não quero que as mulheres tenham que escolher entre estarem elegantes ou confortáveis. Acabou a época de ter que se sacrificar para estar elegante. Anna Vic mostra que essas duas coisas andam juntas”, explica Toia. A quinta estampa, chamada de “poema”, é um fragmento de um texto do autor carioca Augusto Guimaraens Cavalcanti.
Ana Voss, estilista da Anna Vic, já trabalhou com outras marcas queridinhas do público carioca, como a Osklen e, mais recentemente, a Mocha. Trabalhar com a Anna Vic representava uma grande responsabilidade por se tratar de uma homenagem à Tote, mas Voss diz que a identificação entre ela e Toia aconteceu de forma natural e rápida. “Somos muito artísticas. O meu criativo bateu com o dela e nós unimos forças para criar as peças da melhor maneira possível”, explica. Além das estampas da mãe de Toia, a coleção também tem muitas referências do Modernismo, onde as formas não são totalmente simétricas. Entre as peças estão vestidos, paletós, calças e camisaria – tudo cuidadosamente pensado, segundo Voss. “Trabalhamos com sobreposições, formas geométricas, acabamentos perfeitos. Pensamos como cada estampa ficaria em cada peça. Usamos linho para remeter à lona da tela, musseline de seda para remeter ao papel”, conta.
Além da inspiração materna, Toia diz que o pai, o empresário Jorge Paulo Lemann, é seu modelo quando o assunto é empreendedorismo. Mesmo com o atual cenário econômico desfavorável brasileiro, Toia diz que aprendeu com o pai a persistir. “Meu pai defende muito que não podemos desistir. Mesmo em tempos difíceis, temos que tirar o que tem de bom. Temos que arriscar para poder contribuir com o que for possível. Isso me inspira a não me deixar intimidar”, explica.
De fato, Anna Vic parece manter mesmo “tudo em família”. A coleção foi inspirada na mãe e a modelo é a filha, Maria Osório. Sobre isso, Toia não economiza elogio. “Quando digo que a minha modelo é minha filha, as pessoas desconfiam. Mas ela além de linda é extremamente talentosa. Ela se interessa muito pelo assunto, está, inclusive, estudando Design”, explica. Toia completa dizendo que sempre buscou ter com a filha a relação que tinha com a mãe. “Eu e minha mãe éramos profundamente unidas, ela foi um exemplo para mim, e eu tento passar isso para a minha filha. Ela se chama Maria, assim como a minha mãe”, conta.
A loja, localizada no terraço de um charmoso prédio da década de 1950, no Leblon, é também um ateliê. Parte das obras de Tote, como colagens e telas em aquarelas, estão expostas no espaço. Como a ideia da marca é sempre unir moda e arte, Toia adianta que as próximas coleções da Anna Vic também vão ser inspiradas em obras de outros artistas. O pintor Luiz Aquila é um dos que terá suas pinturas transformadas em estampas, e as obras, expostas no ateliê. “Queremos um ‘Aquila vestível’. A ideia é usar a moda sempre como expressão da arte”, afirma Toia.
Artigos relacionados