*Com Leonardo Rocha
Se em 2015 o Elle Fashion Preview levantou voo na pista do aeroporto Santos Dummont, este ano foi a vez de mergulhar no AquaRio. Lançando as coleções de Alto Verão 2017, as grifes Lenny Niemeyer, Tryia, Cia Marítima, Água de Coco por Liana Thomaz, Osklen, Adriana Degreas, The Paradise e Vix ocuparam o novo ponto turístico carioca que só deve abrir para o público no próximo dia 9. Na passarela, um casting estrelado apresentava as criações que foram criteriosamente selecionadas para compor com o belíssimo visual do aquário. Entre as modelos que cruzaram a catwalk na noite de ontem estavam Isabeli Fontana, Carol Trentini e Renata Kuerten. Para compor a maravilhosa experiência submarina, a trilha sonora ficou por conta do nosso querido colunista DJ Zé Pedro. Como havia adiantado momentos antes do espetáculo começar, as músicas que ritmaram a passarela combinavam com o clima marítimo do espaço. “Eu preparei músicas cheias de sons e barulhos do fundo do mar que ficou bem interessante. Então, vão ter ruídos e passagens bem características dessa natureza”, contou o DJ que revelou que adora a vida marinha, mas apenas como espectador. “Eu adoro, só que de longe. Eu estou há dois dias frequentando o AquaRio e estou achando tudo sensacional”, avaliou.
*Confira o desfile na íntegra no vídeo abaixo
Assim como os desfiles por si só já seriam um deleite para os olhos, o espaço não fica para trás. Aliás, já larga bem na frente. Com o título de maior aquário da América do Sul, o novo ponto turístico do Rio de Janeiro possui cerca de 300 espécies de peixe, muitas em extinção, em tanques que somam 4,5 milhões de litros d’água. Os números grandiosos explicam a dimensão do projeto que ocupa mais de 20 mil m² da nova Zona Portuária da cidade. Responsável por administrar o funcionamento e o monitoramento do AquaRio, o biólogo marinho Marcelo Szpilman não minimizou a importância do espaço para o Rio. “A cidade precisava de um equipamento deste nível internacional e que fosse focado em educação, pesquisa e conscientização”, argumentou o biólogo que destacou a necessidade de respeitar a vida marinha dos animais do AquaRio em eventos como o Elle Fashion Preview. “Precisa existir todo um cuidado cercando eventos como o de hoje. Então, não podemos ter flashes e as músicas precisam seguir um padrão de volume, por exemplo, para que os animais, que são os donos do espaço, não se prejudiquem”, justificou Szpilman.
Mergulho feito e ambientação conhecida, é hora de ficar por dentro do que rolou na passarela desta edição do Elle Fashion Preview. Com coleções de beachwear, as grifes optaram por cores que contrastassem com o colorido azul do espaço. E o resultado foi sensacional. Abrindo a passarela, Lenny Niemeyer mostrou a tradução de uma viagem ao Japão em belíssimos modelos. “Essa é a minha coleção de alto verão e será toda em branco. Como esse lugar é um cenário inédito, eu decidi apresentar uma coleção nunca vista que abusa de texturas no tom mais claro”, sintetizou sobre o desfile que começou com os passos da maravilhosa Carol Trentini.
Seguindo o line-up, a Cia Marítima voltou aos anos 1990 para inspirar a coleção Verão 2017. Em um resgate à memória afetiva da infância, a grife assinada por Marcella Sant’Anna brincou com as estampas e os tons de verde e azul na passarela submarina do Elle Fashion Preview. “A gente reuniu tudo o que nos levava às memorias afetivas, como conchas, violão, areia e mar para criar essas padronagens. E tem tudo a ver com esse ambiente, né?”, comemorou a estilista que optou por uma cartela de cores similar para completar a relação entre a coleção alto verão 2017 da Cia Marítima e o novo ponto turístico do Rio. “Eu procurei pegar estampas que tivesses os tons verdes e azuis bem fortes para remeter a esse clima de aquário”, completou.
Super inserida no melhor da beachwear, Marcella adiantou que os bodies são tendência para a próxima estação mais quente. Como nos contou, não importa o formato, mas o modelo promete ser destaque nas praias e piscinas. “Body é tudo. Seja com recorte, mais fechado ou totalmente aberto eles são uma super tendência que eu aposto muito para o Verão 2017”, concluiu.
Já a terceira grife a desfilar suas peças pela passarela da Elle Fashion Preview foi a da estilista paulistana Adriana Degreas. Apostando em peças do alto verão nas cores branco e prata e com texturas escamadas, a coleção mergulhou de cabeça nas inspirações que vieram diretamente do fundo do mar e conversaram com toda a ornamentação do novo ponto turístico carioca. “Eu procurei de fato entrar no mood da proposta que é estar dentro de um aquário. Busquei fazer uma linha totalmente diferente do que eu vinha apresentado no meu último desfile da São Paulo Fashion Week e trabalhei peças construídas com borracha e látex. Procurei neutralizar tudo com branco e prata”, revelou ela. O desfile chamou bastante atenção, já que na última SPFW, Adriana apostou em tons mais escuros e peças com cortes geométricos.
No entanto, a nova proposta da estilista vislumbra uma possível coleção do alto verão. “Todas as minhas peças de desfile viram acervo, mas essas inspirações que apresentamos começa a desenhar um caminho puxando para o new year da nossa coleção de alto verão”, comentou ela, que ainda avaliou o que tem feito para não perder seus clientes durante a crise econômica do país. “Não podemos reclamar, já que estamos em crescimento. Buscamos estar sempre inovando nas peças para que o cliente final sempre tenha vontade de estar procurando pela nossa marca. Acho que essa foi a melhor manobra para mantermos um público fiel”, avaliou.
Depois, foi a vez da Vix. Na coleção apresentada, que foi assinada por Paula Hermmany, tons claros e fortes dominaram a passarela. Em apenas três modelos, a grife passeou pelo branco, que marcou forte presença no desfile submarino, seguido por listras pretas e terminou com um amarelo bem vibrante. Como Paula explicou, esta coleção da marca aposta em muita luz e nos detalhes. Sobre tecidos de fibras naturais e materiais rústicos, a estilista optou por pontuar as peças com bordados, jutas e metais em latão.
Chegou o momento das mergulhadoras da Osklen! Depois do desfile cinematográfico apresentado durante a última edição do Rio Moda Rio, Oskar Metsavaht trouxe a linha Praia de sua grife para o AquaRio. “O que mostramos aqui faz parte daquele conceito da viagem de um casal a uma ilha imaginária, chamada por nós de Munducuri, que inspirou toda a coleção. Os modelos do Elle Fashion Preview representam o alter ego do meu alter ego, ou seja, o mergulho daquela mulher na ilha que a coloca em contato com os cosmos e as estrelas. Então, eu fiz uma mistura em relação ao estilo dessas mergulhadoras modernas”, explicou.
Em relação às cores, Oskar Metsavaht apostou em uma combinação do clássico com a paleta vibrante para compor a cartela. “Neste desfile, eu misturo o preto e branco com tons característicos dos trópicos dessa ilha imaginária. Mas a base dos modelos é essa dobradinha do escuro com o off white”, completou o designer que ressaltou a beleza do espaço que, como ele disse, “é a cara da Osklen”. “Há dois meses eu já viria para cá fazer as fotos da coleção mergulhando nesses tanques. Porém, optei em ir para o Tahiti primeiro, mas em breve estarei aqui fazendo esses cliques que, certamente, ficarão sensacionais”, contou Oskar.
Assim como na primeira edição da Rio Moda Rio, a The Paradise apostou em peças muito coloridas, com estamparia praiana e detalhes em veludo – marca registrada da grife. Apesar de ser uma adaptação renovada da coleção anterior, a composição inspirada no beachwear carioca saiu na frente por estar, neste desfile, totalmente imerso no sistema see now buy now. “A gente fez um recorte mais tropical possível da coleção. É uma parte do que já apresentamos anteriormente na Rio Moda Rio, mas com uma releitura nova. Com foco na praia e bem mais resort. É praticamente um see now buy now”, revelou Thomaz Azulay, que divide a assinatura da marca com Patrick Doering.
Questionado sobre as exigências do mercado, Azulay se mostrou indiferente ao novo mecanismo. “Na verdade, eu não sou a favor nem contra. Quem puder fazer é ótimo e quem não conseguir, ok. Mas acho que isso vai dar uma dividida nos grandes e pequenos produtores. É mais uma questão do tamanho da capacidade de produção. Mesmo apresentando uma coleção que recria inspirações da última coleção, Thomaz contou que não houve dificuldade no processo. “Difícil nada é porque a gente conta com uma equipe super legal e trabalhamos em família. Não tem dificuldade, e, sim, muito trabalho”, avaliou ele. Ah, e nem mesmo a crise financeira foi um desafio na produção. Assim como Adriana Degreas, o estilista também prefere valorizar o produto. Sem se ponderar por causa dos valores. “A gente se preocupa em deixar a coleção linda, e não com crise. Eu acho que ela representa a falta de oferta e de demanda”, finalizou.
Metalizada e espelhada, a Tryia cruzou a passarela do Elle Fashion Preview mostrando a sua coleção que teve inspiração nos cristais. Os bodies, vestidos e macacões que cruzaram a passarela tinham os tons de branco e prateado como unanimidade além de destacar a forma e os recortes dos cristais nas peças. A beleza das modelos também merece destaque neste desfile da grife. Assinada por Daniel Hernández, a beauty tinha as formas do elemento inspirador aplicadas na face das modelos. Um diálogo completo!
Para finalizar a noite, a grife Água de Coco por Liana Thomaz, trouxe uma coleção inspirada nas Ilhas Maldivas, totalmente conceituada em uma mulher aquática. Com o brilho de ninguém menos da top Isabeli Fontana no casting, a marca mergulhou fundo no oceano, com cores primárias e ainda trouxe um pedaço da Disney para a apresentação da coleção. “A gente apresentou uma coleção de alto verão, porque o Elle Fashion Preview é um evento que vem sempre com essa ideia de apresentar uma cápsula das tendências que ainda vão chegar. Para esse desfile, trouxemos peças que foram inspiradas na Maldivas, além de elementos lúdicos para essa mulher do aquário. Ainda trouxemos o Mickey e a Minnie para as Maldivas. Essa coleção que está bem colorida e tropical. A ideia é criar a imagem de uma mulher mais fresh e jovem, mas que não deixa a sofisticação de lado”, revelou Renato Thomaz, diretor de marketing da Água de Coco.
A passagem da grife também foi marcada pelos acessórios. Famosa por desfilar bijuterias mais exageradas, puxando para o dourado, no Elle Fashion Preview 2016, a marca surpreendeu com cores mais neutras, dando destaque absoluto para as peças da coleção. “Desta vez apostamos em bijus de porcelana branca e tudo feito a mão. Tudo muito delicado, sóbrio e artesanal”, adiantou. No entanto, é a primeira vez que a marca, que em 2006 fechou uma parceria com a Victoria’s Secret, investe no sistema see now buy now. “Esse será o primeiro ano que a Água de Coco entra nessa modalidade. Daqui a 15 dias entramos no São Paulo Fashion Week, onde 80% das peças dos desfiles já estarão à venda”, adiantou Renato, falando sobre como a grife tem feito para fugir da crise no mundo fashion. “Acho que moda é atitude e comportamento, não é só consumo. Há menos de um ano também estamos investindo na linha de casa e decoração, então a gente acabou não sentindo tanto essa crise, porque decidimos investir em outros segmentos”, comentou ele.
Como não poderia ser diferente, diversas celebridades e figuras importantes da moda carioca passaram pelo tapete vermelho montado na entrada do AquaRio. Reenergizada e com aquele sorriso radiante e encantador, Luiza Brunet brincou que não tem como se distanciar da moda, por mais que a correria do dia-a-dia atrapalhe. “Hoje em dia eu tenho ido a muito pouco evento de moda. Mas eu não poderia deixar passar essa oportunidade de conhecer esse novo espaço. Tem tudo a ver com a nossa cidade. Fora que hoje vão desfilar marcas que eu adoro, como Lenny e Vix”, justificou. Definindo-se como clássica na rotina diária, a atriz e modelo contou que não gosta de inovar muito no guarda-roupa. “No dia-a-dia eu uso sempre a mesma coisa. Nos meus looks sempre vão ter saias lápis, calça pantalona e de alfaiataria, jeans mais flare e blazers. Ah, e para a noite longos vaporosos que eu amo”, contou Luiza.
No ar em “Malhação” e no musical “Garota de Ipanema, o Amor é Bossa“, no Teatro Riachuelo, o ator Thiago Fragoso aproveitou o evento para poder conhecer o AquaRio ao lado da mulher, a também atriz Mariana Vaz. Apesar de ter um estilo mais despojado, Thiago revelou ter suas marcas favoritas. “Engraçado, porque eu fico muito mais ligado na moda quando eu viajo, por exemplo. A Mariana lê muito sobre isso, entra em sites e me dá todas as dicas. Aqui no Brasil eu costumo ter uma certa fidelidade com algumas marcas: gosto muito da Osklen, Ellus e Reserva“, revelou ele, que ainda falou sobre os crescentes eventos na Cidade Maravilhosa. “Aqui no Rio a gente tem poucos eventos de moda, agora com as Olimpíadas a cidade parece que voltou a bombar. Eu acho ótimo, porque a gente consegue conciliar os eventos e a família, tanto que esta noite conseguimos fazer um programinha a dois” contou, aos risos.
Mais um destaque no tapete vermelho foi a atriz Maria Joana, que está no ar como a vilã Carol de “Sol Nascente”, novela das 18h da Globo. Defensora do conceito moda-democrática, ela disse que é seguidora e apaixonada pelas novas tendências. “A moda é muito doida porque ela se recicla constantemente. A saia midi, por exemplo, que hoje eu sou viciada e uso loucamente, era sucesso na época da minha mãe e eu achava cafonérrimo. Assim como o corte pantacourt”, pontuou a atriz que acha que é costume a adoção das novas tendências mas ressaltou que não precisa ser seguida por todos. “Eu acho que, de fato, nós temos que ver o que combina com a gente e com o nosso corpo. Não adianta colocar uma roupa só porque está na moda e se sentir feia ou desvalorizada. Eu acho que uma produção deve ressaltar o que temos de mais bonito. Por isso, eu acho interessantes estarmos antenada nas tendências da moda, mas sem ficarmos enlouquecidas com isso. A moda está em todo lugar e somos nós quem a fazemos”, argumentou Maria Joana.
Já a consultora de moda Gloria Kalil, que está prestes a lançar mais um livro sobre comportamento, comentou sobre o que mais gosta nos desfiles da Elle. “Esse conceito me chama muito a atenção, porque é uma maneira da gente ter um bom panorama das tendências que estão por vir, além de juntar boas marcas. A Elle tem um bom olho para isso, é um passo adiante da informação que eu me interesso muito. É ideal porque busca o olhar do consumidor para as novas tendências”, disse ela. Agora, não poderíamos deixar de falar com Gloria sem perguntar para ela sobre o que é pode ou não pode no alto verão. “Na estação mais quente do ano, chique é a gente se sentir confortável, o que se torna uma missão muito difícil. O importante é se sentir bem. É hora de a gente usar as coisas mais simples e as roupas mais peladas. Claro que tudo com muito bom gosto”, alertou.
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