Expectativa alcançada com louvor: a 25ª edição do SICC, o Salão Internacional do Couro e do Calçado, foi a maior já vista na história da feira – uma das mais importantes da América Latina. Nos corredores do Serra Park, em Gramado, no Rio de Grande do Sul, HT esteve com mais de 200 compradores internacionais – com destaque para representantes dos mercados do Japão, Letônia, Israel e Filipinas -, ávidos por levar para fora o que é feito aqui na nossa terra. A roda da economia girou, teve gente que aumentou o número de vendas em mais de 30% em relação ao ano passado, enquanto outros resolveram apostar em tecnologia e tendências fashion. Por aqui, você já conheceu a Loja Inteligente, conferiu como Ivete Sangalo animou aqueles lados gélidos na festa da Grendene, recebeu uma aula fashion de Alexandre Herchcovitch e conheceu melhor Frederico Pletsch, o grande responsável por fazer o SICC – bem como a Zero Grau e a 40 Graus – funcionar. E, por fim, HT mostra, agora, suas dez escolhas de produtos que encontramos por lá. A ideia é você fechar esse texto já tendo a ideia do que calçar no próximo verão. Vamos juntos nessa?
1 – Werner
O nobuck preto da Werner chama atenção por um handmade, mas não um qualquer. Como a gente sempre gosta de frisar, um de alto nível. Os detalhes em tiras coloridas e sóbrias no salto evidenciam o feito à mão, agregando valor ao calçado feminino. Com forro nude e napas modernas – sela e brank – e uma sola diferente, a brush é uma boa escolha para badalar pós-praia. Quem sabe ao som de Major Lazer em um balneário europeu?
2 – Ferracini
Alô, rapaziada. Seja você um adepto do estilo lenhador ou não, do militarista ou não, essa Bota Ferracini Bangkok Preta – pode chamar de um quase coturno que a gente deixa -, confeccionada em couro, garantindo maior durabilidade e qualidade, tem que estar nos seus pés na próxima estação. A palavra chave aqui é conforto, já que é uma linha de forma arredondada e larga, que juntamente com a calcanheira em matelassê, o forro total em vacum e o solado em borracha proporcionam grande conforto vinculado à tendência.
3 – West Coast
A lycra é para o movimento e o perfume esportivo e é para conferir a casualidade que todo bom produto atual tem que ter agregado. Tomando mão desses dois pontos, a West Coast entrega o calçado para os dias quentes: você pode usá-lo tanto pulando de bloco em bloco ou saltando de corrimões praticando le parkour, quando saracoteando pela urbe, já que o lifestyle urbano também aceita a mesma peça. Ah, e até na cartela de cores a dualidade aparece: preto e branco, porque ter dois pássaros na mão é bem melhor do que um voando, acreditem.
4 – Ortopé
Chama a criançada para a tela do computador, porque apresentamos agora o estica e puxa da Ortopé. Ok, o baixinho ou a baixinha aí perto já disse que conhece, né? Calma lá. Esse tem novidade: é com rodinha – e facultativa. Você pode desmontar a sola e usá-la tanto com o artifício ou não. E tudo no mesmo calçado. Em modelos masculinos e femininos – em diversas cores -, a novidade vem com um kit para que você consiga tirar a rodinha e andar por aí sem ela. E tem mais: no lugar dos cadarços, tem elásticos para que a criança brinque até nessa hora.
5 – Claudia Martinez
HT já sacramentou por aqui: ela é a rainha do phyton. Claudia Martinez, que já fabricou calçados, bolsas e acessórios para grandes marcas brasileiras como Animale, Farm, Abrand, Mara Mac e Redley, está investindo em uma carreira solo incrível e, na nossa seleção, surge com tacada em dobro: scarpin phyton pink – com salto agora também todo no phyton -, e bolsa coloridissíma, com direito a detalhes em chamois. Porque é verão, é tudo mais, é tudo quente! Vale o que vier…vale o que quiser!
6 – Cavalera
A escolha para o cavarocker preza pelo minimalismo – trend tão incensada na moda atual. O branco, com destaque para o logo preto (o slogan “moda com muito rock’n’roll!” é eterno) no encalço atrás, reforça o atributo da marca – até porque, convenhamos, são mais de duas décadas desde que Alberto Hiar conheceu Igor Cavalera, ex-baterista do Sepultura, e criou a grife mais ousada, despojada e com identidade própria da moda brasileira. Portanto, aqui, logomania é questão de estilo, presença de espírito e não apenas uma ostentação. E o total white, como as próprias ruas já mostram, será tendência forte por muito, mas muito tempo…
7 – Cavalera
Dentre as seis linhas diferentes de calçados e acessórios que a Cavalera levou para o SICC, as espadrilles – com dois modelos de estampas diferentes – chamam atenção. Além de serem leves e confortáveis, o material de lona, e a estampa floral e colorida conjugam a cara da estação. Até por que, seja de dia ou noite, o verão pede cor, conforto (a altura é ideal) e simplicidade.
8 – Kildare
O que chamou nossa atenção na Kildare foi esse da linha freewill. Com modelos que pesam apenas 220 gramas, a linha alia leveza e bem-estar a um design moderno e arrojado. Até 30% mais leves que o habitual, as novidades trazem como diferencial o solado em EVA extremamente flexível que permite a execução dos movimentos naturais da passada, evitando possíveis desconfortos. Figurando entre modelos casuais e esportivos, a linha é produzida 100% em couro, o que traz ainda mais conforto e maciez aos produtos.
9 – Valentina
Sim, mais espadrilles, o calçado-chave do seu verão. O da Valentina, que está por dentro das principais novidades da temporada fashion internacional, é costumizável – há uma linha só para elas. São modelos diferenciados, trabalhados dentro da tendência do jeans, que possibilitam que a cliente insira patches personalizados nos calçado. São nove patches diferenciados, vendidos separadamente, que deixam a espadrilhe com a cara e o estilo da cliente. Porque, haja o que houver, identidade sempre é um termo em voga na moda.
10 – Kildare
Para encerrar a seleção, um legítimo modelo com efeito ombré. Inserindo uma dose de ousadia aos calçados da Kildare, a tendência ombré surge em abotinados, coturnos, combat boots e modelos casuais que traduzem um estilo autêntico e repleto de personalidade. Cores como camel, hotred, hunter (verde oliva em um tom mais fechado) e uma ampla cartela de tonalidades terrosas fazem fundo ao sombreado que é aplicado em uma escala de preto e cinza. Além disso, o aspecto ‘natural’ aparece representando as nuances mais claras, que marcam uma presença cada vez mais imponente entre as novidades para a próxima estação.
Artigos relacionados