Uma série de vídeos publicados nas redes sociais da grife Dolce & Gabbana gerou polêmica por serem considerados de cunho racista. A fim de promover o desfile marcado para a noite desta quarta-feira em Xangai, as publicações tomaram um sentido contrário e provocaram o cancelamento do evento por parte da D&G.
A grife italiana usou os perfis nas redes sociais Weibo (similar ao Twitter) e no Instagram para divulgar a campanha com a hashtag #DGLovesChina. Um vídeo, em especial, publicado há três dias mostra uma mulher chinesa tendo dificuldades para comer comida italiana com hashi – palitinhos utilizados como talheres nos países asiáticos. Em outro vídeo, uma voz masculina pergunta à modelo: “É muito grande para você?”, se referindo ao cannoli que ela está prestes a comer, que muitos interpretaram como uma piada de teor sexual.
As abordagens foram consideradas racistas e ofensivas pelos internautas, que reagiram com comentários contrários à campanha nos perfis oficiais da empresa. Na rede social Weibo, por exemplo, o assunto “Boicote Dolce” foi discutido por mais de 18 mil vezes. Os vídeos foram apagados e substituídos por mensagens de aviso sobre o cancelamento do #DGTheGreatShow.
Para piorar a situação constrangedora da grife, alguns print-screens de conversas privadas do cofundador Stefano Gabbana com a fashionista Michaela Phuong foram revelados. Nas mensagens o estilista se refere com desprezo à China, chegando a dizer: “um país de merda” e “ignorante”. Entretanto, logo depois, Gabbana desmentiu e disse que sua conta pessoal e da Dolce & Gabbana foram hackeadas. “Nós lamentamos os inconvenientes causados por estas publicações não autorizadas. Respeitamos a China e o povo chinês”, escreveu a marca no Twitter.
Mas esta história de contas hackeadas não foi muito aceita pelos seguidores. A repercussão negativa fez com que o desfile de mais de 500 looks da grife no Xangai Fashion Show fosse cancelado. Modelos que iriam participar e celebridades chinesas convidadas para assistir ao evento anunciaram o não comparecimento. De acordo com o “China Daily”, a atriz chinesa Dilraba Dilmurat deletou todas as publicações relacionadas à marca e publicou uma mensagem dizendo: “Te amo, meu país mais querido, a China”.
Mais uma polêmica para a coleção da grife italiana!
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