Foram quatro dias intensos em Nápoles, tudo graças ao evento planejado para a comemoração dos 30 anos de Dolce & Gabbana. Tudo começou com um coquetel e um jantar para o lançamento de sua Alta Gioielleria (a alta-costura inspirada na joalheria), na quinta-feira, 7. Já na sexta-feira, 8, o desfile de alta-costura inspirado em Sophia Loren parou a Via San Gregorio Armeno e causou comoção entre os moradores da cidade, que apareceram nas janelas da tradicional rua da cidade italiana para assistir de perto ao show. Na passarela, vestidos barrocos, góticos e estruturados, estampas florais, babados, homenagens aos figurinos dos filmes de Sophia Loren, referências ao Vaticano e alto catolicismo, arte popular e comidas típicas italianas conversavam harmoniosamente. Flores, laços de cetim, saias lápis e vestidos sensuais contrastavam com ternos pretos e casacos comportados – usados com boleros sensuais, claro. Porém, foram os jeans e camisetas – em uma coleção de alta-costura – que surpreenderam os convidados. Uma das t-shirts, em homenagem ao ex-jogador de futebol Diego Maradona, ganhou uma versão para lá de luxuosa. Uma das tops adentrou a catwalk com uma verdadeira obra-prima na cabeça: um chapéu com alusão a um santuário todo de ouro brocado.
A homenageada, claro, esteve por lá. Sentada em um trono de veludo marrom, Sophia Loren assistiu tudo ao lado de sua família. Ao final, uma chuva de papel dourado, muita champagne e música napolitana animaram os convidados. “Nós perguntamos a Sophia onde na Itália ela gostaria de mostrar essa coleção e, imediatamente, ela disse ‘Nápoles’” contou Domenico Dolce, que foi além: “Nápoles é, hoje, muito pobre, por um lado, mas tem essa incrível arquitetura barroca e a influência espanhola no outro. Há todos estes artesãos especializados com suas pequenas lojas aqui, as empresas familiares, cada um fazendo algo diferente. Isto é o que Stefano (Gabbana) e eu quisemos mostrar. É um lugar autêntico”, declarou. De fato: embora os modelos tenham referências históricas claras, as peças são extremamente atuais. A capacidade da grife em combinar estampas e silhuetas oferece diversas possibilidades de adaptação para looks que vão desde tapetes vermelhos às ruas.
Pois bem, um dia depois de levar a alta moda às ruas, Dolce & Gabbana lançou sua coleção masculina. Tendo a Baía de Nápoles como fundo, 93 modelos desfilaram smokings de crepe ou linho, peças de seda pura, lã fina, jaquetas e outras peças mais ousadas adornadas com lantejoulas de diversas cores. Assim como a coleção feminina, a masculina também teve uma inspiração para lá de histórica: James Bond. Kaftans estampados, tênis, camisas e shorts contrastavam com ternos que eram uma mistura de estilos entre formal e mergulhador – com uma clara referência às roupas de neoprene – e que foram desfilados por modelos que usavam máscaras de mergulho no alto da cabeça. Entre as estampas, muitas âncoras e barcos que contrastavam com listras e riscas de giz. Corridas de carro também inspiraram os estilistas para a coleção – e alguns dos modelos surgiram em trajes especiais com direito a capacetes nas mãos.
Um vídeo publicado por Dolce & Gabbana (@dolcegabbana) em
Para a festa final de Dolce & Gabbana em Nápoles, os dois designers escolheram o belo cenário Palazzo Donna Anna, que recebeu mais de 400 convidados e teve, como tema, o mambo italiano, inspirado, claro, por um filme de Sofia Loren, o “Pão, Amor e…”. Perto do mar, convidados dançavam ao som de um setlist especial e centenas de cidadãos italianos admiravam tudo de cima. Fogos de artifício fecharam o evento. Um verdadeiro show de luzes, cores e alto-astral.
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