Energia gera potencialidades, tanto na vida, como no trabalho. Sabemos que toda força motriz depende de empenho e ação. Esses e outros fatores corroboram cada vez mais para se colocar a sustentabilidade como pauta diária na indústria têxtil e de confecções. E vamos falar sobre o criar, renovar e ressignificar peças e materiais: o upcycling. A proposta se baseia em dar nova vida a produtos que seriam descartados, sejam roupas ou sobras da indústria têxtil, diminuindo tanto a quantidade de resíduos lançados no planeta quanto a necessidade de produzir matéria-prima. Recentemente, eu ouvi uma frase perfeita: “upcycling pode ser definido como ‘(re)design inteligente’ (upcycling = design + sustentabilidade)”. E, além de valorizar uma marca, cria vínculos sólidos com seu público. Marcas com propósitos verdadeiros e engajamento genuíno, além de terem a chance de devolver para a sociedade o que recebem dela, fortalecem seu posicionamento no mercado e contribuem para o bem-estar coletivo. Fazer o bem faz bem, meus caros!
A Enel Brasil, uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, está totalmente voltada para o incentivo à prática, e marca presença mais uma vez no DFB Festival com ações que reforçam o compromisso com a criação de valor para as comunidades em que está inserida e com o ideal de um progresso mais plural, com igualdade de gênero e geração de renda. Grande destaque da multiplataforma de moda + cultura, realizada no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE), o desfile de moda upcycling é mais uma das inovações do maior evento de moda autoral da América Latina, pilotado com maestria por Claudio Silveira. Mais? Vamos conferir uma exposição de peças feitas a partir do reaproveitamento de uniformes descartados. A ‘Coleção Energia‘ foi criada pelas mentes pensantes dos designers Bruno Olly e Marcelo Belisário, contando com curadoria e direção criativa de Claudio Silveira.
“A participação no DFB reforça nosso compromisso e sinergia com um conceito de sustentabilidade e empreendedorismo, que faz parte de todo o evento. As peças desta coleção foram criadas com estilistas e costureiras que apoiamos em nosso projeto de empreendedorismo, o Giro Social, a partir do reaproveitamento de uniformes descartados pela distribuidora”, diz Patrícia Varela, responsável de Comunicação da Enel Distribuição Ceará. A ideia é fazer com que peças que seriam descartadas ganhem vida nova através da modificação de suas formas e funções e do beneficiamento têxtil: técnicas de tingimento, estamparia e bordados incrementam os valores sintéticos e simbólicos de uma coleção criada 100% com base em upcycling.
Claudio Silveira também nos tinha antecipado que o evento é 100% neutro em carbono: “A totalidade do lixo gerado durante os 4 dias de programação é coletada de forma consciente, em parceria com a EcoEnel, devidamente separada e transformada em créditos de energia, que doamos para instituições beneficentes. Nós estimulamos nossos designers a investir nos princípios da economia criativa; e nosso Mercado Criativo também é a prova de que podemos construir alternativas mais conscientes de produção e consumo de moda”.
Desde 2012, a Enel Brasil é uma das principais apoiadoras do evento e sua participação reitera a visão do DFB Festival como epicentro da sinergia entre moda, sustentabilidade, empreendedorismo e as diversas facetas do ser cultural. “O desfile conta com 40 peças, entre masculinas e femininas, confeccionadas por meio da reciclagem de uniformes de eletricistas e de leituristas da empresa, e, na sequência, serão expostas nos manequins em um estande exclusivo da Enel. “Criei os looks femininos, e o Bruno Olly ficou com a parte masculina. Desenvolvi então, uma mini coleção cápsula que trouxesse a essência do upcycling na veia, trabalho que venho desenvolvendo há vários anos como criador e pesquisador”, conta o estilista e professor de moda Marcelo Belisário.
“Então a partir de resíduos de fardamentos usados na coleção anterior, ‘Recouture’, de recosturar, a nova começou a ganhar forma, e como são 22 anos de ‘Dragão’ (Dragão Fashion Brasil, o DFB) , peguei as referências desse animal para dar forma à ela. Começamos pela desconstrução da peças, para termos matéria- prima para trabalharmos e tivemos que lavar as peças, desmontar e reorganizar os moldes em cima, em um verdadeiro trabalho de ‘formiguinhas’. Tudo junto com as meninas do Giro Social. A empreitada foi grande para elaborar cada peça e não desperdiçar nada. Cada modelagem era repensada e analisada com todo cuidado para a melhor adaptação e aproveitamento”.
Sobre as composições elaboradas em prol do fazer coletivo e dos novos tempos que primam pela criatividade e respeito ao meio ambiente, ele acrescenta: “Cada look foi sendo montado nos Ateliês Luisa e MS Noivas, diante desta perspectiva do melhor aproveitamento. Depois os processos de beneficiamento têxteis, como lavagens amaciadas, destroyed, tyedie, delavê e muitos efeitos em laser, foram realizados pela Lavanderia Benatêxtil”, detalha Belisário.
“Já as peças feitas a partir de aproveitamento de telas de led, como joias, paetês, argolas, flores em PVC, e jeans; e também etiquetas termocolantes, foram feitas na Stampboard, trabalho impecável que veio agregar a sustentabilidade no ressignificação de materiais que iam para o lixo, e só Deus sabe quando iriam se deteriorar. Ou seja, a coleção é um misto de criatividade e ousadia e um novo recosturar de ideias que permitem através do upcycling inovar a passarela do DFB”.
Enel promove ação de coleta seletiva no DFB
Além disso, o Ecoenel, programa da empresa que concede bônus na conta de luz dos clientes por meio da troca de materiais recicláveis, atuará na garantia da limpeza dos arredores do evento. Para assegurar a limpeza da Praia de Iracema, em Fortaleza, atividades de coleta seletiva de materiais recicláveis serão realizadas em parceria com a ONG Poço da Draga. Os resíduos recicláveis recolhidos pelo Ecoenel serão convertidos em créditos, no formato de descontos na fatura de energia, para os clientes da comunidade Poço da Draga. Em 2019, a iniciativa recolheu cerca de duas toneladas de resíduos sólidos do DFB Festival, que foram destinadas à reciclagem.
As artesãs do Giro Social, apoiadas pelo projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, também participarão da campanha Estação Enel, que propõe o funcionamento de um showroom móvel para exibição do trabalho das artesãs. O veículo ficará estacionado na Rua dos Tabajaras, integrando a ação Street Design DFB. A exposição contará com diversas peças de trabalho artesanal, como bordados, crochês, bijuterias e marcenarias que ficarão disponíveis para comercialização.
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