“O convite para estreia no DFB Festival vem carregado de muito simbolismo e gratidão por estar ao lado de tantos estilistas veteranos talentosíssimos que admiro, pelo trabalho autoral e pelo destaque que dão à cultura nordestina. O DFB Festival é motivo de muito orgulho. É algo nosso, que hoje tem repercussão internacional”. As frases são de Theresa Montenegro, designer pautada pela inovação em sua marca homônima e que estreia na passarela do DFB Festival, o maior encontro da moda autoral da América Latina, conduzido com maestria por Claudio Silveira, e realizado entre os dias 25 e 28, no Aterro da Praia de Iracema, na capital cearense.
Nascida em Russas, Theresa viveu a maior parte do tempo na cidade Jaguaruana, ambas cidades do interior do Ceará. “Tenho raízes e princípios fortes, que trago da minha família. Fui criada por três mulheres e com elas aprendi que tudo posso. Basta querer e correr atrás”, destaca, acrescentando o poder criativo que é reverberado pelo Nordeste: “A minha região hoje tem uma significativa importância na economia da moda atual. Buscamos nosso espaço, através da nossa identidade própria. Fico orgulhosa em fazer parte disso e ver várias marcas nordestinas talentosíssimas conquistando o Brasil”.
Foi desta determinação que nasceu a marca Theresa Montenegro e, também, da vontade de criar peças autorais, exclusivas e atemporais para mulheres plurais e empoderadas que gostam de se vestir bem. Antes de ser estilista, formada em Jewelry Design pelo Instituto Europeo Di Design – SP e Firenze e estudar Branding ESPM/SP, foi modelo. “Nossa cliente é versátil. Ela é mãe, esposa, trabalhadora, mas ao mesmo tempo adora viajar, gosta de curtir bons momentos com a família. E nosso propósito é estar presente ao lado dela, em todos esses momentos, de forma especial e eternizando momentos de forma única”, observa.
Perguntamos à designer sobre a inspiração e os matérias que escolheu para o seu début no DFB: “Minha inspiração foi a mulher contemporânea, público-alvo da minha marca. Entre as pesquisas que fiz estão a forma com que ela se comporta e seus inúmeros motivos para comemorar a vida. Quero que a Theresa Montenegro seja uma amiga com quem ela possa contar, conviver e comemorar todos estes momentos únicos ao lado dela”.
Theresa acrescenta que, para celebrar essa mulher, looks para usar em todos os lugares e diferentes momentos. Em destaque a linha de Alfaiataria Premium. Tudo num mix equilibrado com plumas e bordados que fazem a sinergia perfeita para vestir essas mulheres únicas”.
Vidrilhos, canutilhos, miçangas, cristais e strass foram aplicados em tecidos que vão do crepe ao tule, passando pelo cetim de seda e zibeline para criar peças únicas. Metal e acrílico também marcam presença.
Na cartela de cores tons de elementos naturais trazem o frescor às noites de Verão em nuances de verde, azul, lilás, rosa numa composição com o dourado e o prata destacam macacão alfaiataria, conjuntos fashion, vestidos curtos, longos, mídi e assimétricos.
Fazendo tudo com muita paixão e dedicação, é ela quem pensa, idealiza e cria todas as peças e seus detalhes. Em seguida, a peça segue para moulage; para o corte; para a costura; e ganha o bordado. É um processo artesanal e manual e 99% dele é feito pela estilista e por outras mulheres incríveis compõem a equipe.
“Inovar é sempre um desafio diário, especialmente neste período em que tivemos que reinventar novas formas de atender as clientes. É preciso compreender os novos comportamentos, os novos pensamentos e as novas mudanças globais. No meu ponto de vista, mudanças sempre trazem algo bom. Então, é nisso que gosto de focar em como me atualizar e fazer parte do dia a dia desta mulher da atualidade”, pontua a designer.
E sobre a importância da nossa moda autoral, com o “made in 100% Brasil”, Theresa acredita que ela está em um de seus melhores momentos. “E fico muito feliz de ver a valorização e reconhecimento global em cima disso. Saber que o consumidor hoje entende e valoriza os detalhes minuciosos de uma peça, a exclusividade da pequena escala e, principalmente, a diferenciação e o significado que o trabalho autoral e manual tem. Também fico muito orgulhosa de fazer parte disso e poder seguir com o DNA da minha marca desta forma autoral, destacando o melhor do feito à mão. Do único e exclusivo”.
Uma marca hoje precisa estar em sinergia com processos sustentáveis e uma cadeia produtiva de ponta a ponta que seja pautada pela circularidade. “Procuramos explicar os benefícios da pequena escala. Também sempre procurar utilizar materiais sustentáveis. Nossos retalhos são doados para reaproveitamentos. E a marca tem por característica produzir peças atemporais, que podem ser usadas várias vezes, em diferentes ocasiões, e não vão sair de moda. Ao criar as peças, sempre buscamos pensar que ela pode ser usada por outra geração”, comenta.
Toda dedicação e o toque diferenciado deram amplitude nacional à marca, já nestes anos iniciais. Theresa Montenegro participou de editoriais de moda nacionais e vestiu celebridades como Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa, Maísa, Isabel e Temoteo, Silvia Braz, Juliette Freire, Mariana Rios, Tais Araújo, Paulinha Sampaio, Lala Noneto, Helena Lunardelli, Rafa Mallmann, Camilla de Lucas, Luísa Sonza, Anitta, entre outras.
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