DFB Festival: Designer Theresa Montenegro faz sua estreia com a potência do handmade deluxe em peças atemporais


A designer fala sobre a sua identidade ao criar as mais lindas peças para participar do DFB Festival, evento multiplataforma da sinergia entre moda, cultura, capacitação, empreendedorismo e música, realizado entre os dias 25 e 28 de maio, em Fortaleza (CE): “A inspiração é a potência e versatilidade da mulher contemporânea. Criei looks para usar em todos os lugares e diferentes momentos. Em destaque a linha de Alfaiataria Premium. Tudo num mix equilibrado com plumas e bordados que fazem a sinergia perfeita para vestir essas mulheres. Vidrilhos, canutilhos, miçangas, cristais e strass foram aplicados em tecidos que vão do crepe ao tule, passando pelo cetim de seda e zibeline para criar peças únicas. Metal e acrílico também marcam presença. Na cartela de cores, tons de elementos naturais trazem o frescor às noites de Verão em nuances de verde, azul, lilás, rosa em uma composição com o dourado e o prata, destacam macacão alfaiataria, conjuntos fashion, vestidos curtos, longos, mídi e assimétricos”

“O convite para estreia no DFB Festival vem carregado de muito simbolismo e gratidão por estar ao lado de tantos estilistas veteranos talentosíssimos que admiro, pelo trabalho autoral e pelo destaque que dão à cultura nordestina. O DFB Festival é motivo de muito orgulho. É algo nosso, que hoje tem repercussão internacional”. As frases são de Theresa Montenegro, designer pautada pela inovação em sua marca homônima e que estreia na passarela do DFB Festival, o maior encontro da moda autoral da América Latina, conduzido com maestria por Claudio Silveira, e realizado entre os dias 25 e 28, no Aterro da Praia de Iracema, na capital cearense.

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Theresa Montenegro estreia em grande estilo na passarela do DFB Festival: “Orgulhosa de poder seguir com o DNA da minha marca pautada pelo handmade” (Foto: Divulgação)

Nascida em Russas, Theresa viveu a maior parte do tempo na cidade Jaguaruana, ambas cidades do interior do Ceará. “Tenho raízes e princípios fortes, que trago da minha família. Fui criada por três mulheres e com elas aprendi que tudo posso. Basta querer e correr atrás”, destaca, acrescentando o poder criativo que é reverberado pelo Nordeste: “A minha região hoje tem uma significativa importância na economia da moda atual. Buscamos nosso espaço, através da nossa identidade própria. Fico orgulhosa em fazer parte disso e ver várias marcas nordestinas talentosíssimas conquistando o Brasil”.

“Crio para a mulher contemporânea e moderna que gosta de moda. E, principalmente, é empoderada e determinada. Nossa maior fonte de inspiração é a própria cliente” (Foto: Divulgação)

Foi desta determinação que nasceu a marca Theresa Montenegro e, também, da vontade de criar peças autorais, exclusivas e atemporais para mulheres plurais e empoderadas que gostam de se vestir bem. Antes de ser estilista, formada em Jewelry Design pelo Instituto Europeo Di Design – SP e Firenze e estudar Branding ESPM/SP, foi modelo. “Nossa cliente é versátil. Ela é mãe, esposa, trabalhadora, mas ao mesmo tempo adora viajar, gosta de curtir bons momentos com a família. E nosso propósito é estar presente ao lado dela, em todos esses momentos, de forma especial e eternizando momentos de forma única”, observa.

Theresa apresenta uma alfaiataria premium e looks repletos de plumas e bordados para as noites de Verão (Foto: Divulgação)

Perguntamos à designer sobre a inspiração e os matérias que escolheu para o seu début no DFB: “Minha inspiração foi a mulher contemporânea, público-alvo da minha marca. Entre as pesquisas que fiz estão a forma com que ela se comporta e seus inúmeros motivos para comemorar a vida. Quero que a Theresa Montenegro seja uma amiga com quem ela possa contar, conviver e comemorar todos estes momentos únicos ao lado dela”.

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Theresa acrescenta que, para celebrar essa mulher, looks para usar em todos os lugares e diferentes momentos. Em destaque a linha de Alfaiataria Premium. Tudo num mix equilibrado com plumas e bordados que fazem a sinergia perfeita para vestir essas mulheres únicas”.

Vidrilhos, canutilhos, miçangas, cristais e strass foram aplicados em tecidos que vão do crepe ao tule, passando pelo cetim de seda e zibeline para criar peças únicas. Metal e acrílico também marcam presença.

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Na cartela de cores tons de elementos naturais trazem o frescor às noites de Verão em nuances de verde, azul, lilás, rosa numa composição com o dourado e o prata destacam macacão alfaiataria, conjuntos fashion, vestidos curtos, longos, mídi e assimétricos.

Fazendo tudo com muita paixão e dedicação, é ela quem pensa, idealiza e cria todas as peças e seus detalhes. Em seguida, a peça segue para moulage; para o corte; para a costura; e ganha o bordado. É um processo artesanal e manual e 99% dele é feito pela estilista e por outras mulheres incríveis compõem a equipe.

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“Inovar é sempre um desafio diário, especialmente neste período em que tivemos que reinventar novas formas de atender as clientes. É preciso compreender os novos comportamentos, os novos pensamentos e as novas mudanças globais. No meu ponto de vista, mudanças sempre trazem algo bom. Então, é nisso que gosto de focar em como me atualizar e fazer parte do dia a dia desta mulher da atualidade”, pontua a designer.

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E sobre a importância da nossa moda autoral, com o “made in 100% Brasil”, Theresa acredita que ela está em um de seus melhores momentos. “E fico muito feliz de ver a valorização e reconhecimento global em cima disso. Saber que o consumidor hoje entende e valoriza os detalhes minuciosos de uma peça, a exclusividade da pequena escala e, principalmente, a diferenciação e o significado que o trabalho autoral e manual tem. Também fico muito orgulhosa de fazer parte disso e poder seguir com o DNA da minha marca desta forma autoral, destacando o melhor do feito à mão. Do único e exclusivo”.

Theresa Montenegro materializa sonhos nas mais lindas peças-desejo (Foto: Divulgação)

Uma marca hoje precisa estar em sinergia com processos sustentáveis e uma cadeia produtiva de ponta a ponta que seja pautada pela circularidade. “Procuramos explicar os benefícios da pequena escala. Também sempre procurar utilizar materiais sustentáveis. Nossos retalhos são doados para reaproveitamentos. E a marca tem por característica produzir peças atemporais, que podem ser usadas várias vezes, em diferentes ocasiões, e não vão sair de moda. Ao criar as peças, sempre buscamos pensar que ela pode ser usada por outra geração”, comenta.

Toda dedicação e o toque diferenciado deram amplitude nacional à marca, já nestes anos iniciais. Theresa Montenegro participou de editoriais de moda nacionais e vestiu celebridades como Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa, Maísa, Isabel e Temoteo, Silvia Braz, Juliette Freire, Mariana Rios, Tais Araújo, Paulinha Sampaio, Lala Noneto, Helena Lunardelli, Rafa Mallmann, Camilla de Lucas, Luísa Sonza, Anitta, entre outras.

Camilla de Lucas veste Theresa Montenegro em editorial: criações sofisticadas com a chancela do handmade (Reprodução/ Instagram)