*Por Karina Kuperman
Cada vez mais lojas de produtos orientais tem sido inauguradas em todo o mundo e o assunto já é um dos mais procurados na internet pelos apaixonados por beleza e skincare. Estamos falando das incensadas K-Beauty e J-Beauty! Pois bem, os termos referem-se às siglas para Korean e Japanese Beauty. Ou seja: falam da rotina de skincare das coreanas e japonesas – exemplo no que diz respeito à pele bem cuidada e responsáveis pelo maior índice de consumo de produtos de beleza no mundo.
Seja por conta das orientais ou não, o fato é que “skincare” virou um enorme gerador de lucro para a indústria nos últimos anos. Tanto é que até Kylie Jenner – apontada pela “Forbes” como a mais jovem bilionária selfmade – já investiu uma uma linha própria de cuidados com a pele: a “Kylie Skin”.
Mas, ao contrário do que pode parecer, cuidar da pele não é sinônimo de gastos exorbitantes. É verdade que a maioria das pessoas acaba investindo em produtos caros, mas o que popularizou a K-Beauty e a J-Beauty do lado de cá do oceano foi justamente a simplicidade do passo-a-passo diário de cuidados. Destrinchamos, aqui, cada etapa desse processo rumo à cutis de cinema.
Demaquilante
O primeiro passo da rotina é tirar a maquiagem e desobstruir os poros. Para isso, as coreanas fazem a double cleansing, uma espécie de “limpeza dupla” com óleo e um gel de limpeza ou tônico. E quem tem a pele oleosa não precisa fugir dessa etapa, pelo contrário! O óleo é a substância mais indicada justamente por amolecer as substâncias presas à pele com mais agilidade, facilitando o processo de remoção completa e profunda de impurezas. A japonesa Bioré tem seu óleo de limpeza que remove de forma sensível até o mais difícil cosmético à prova d’água e a coreana Banila Co oferece o óleo em forma de balm, o “Clean it zero”, que tem como promessa remover até as maquiagens mais resistentes sem ressecar a pele. A fórmula tem extratos de papaia e acerola, que prometem deixar a pele mais viçosa. O hype é tanto que a Clinique lançou sua versão, o “Take the day off Cleansing Balm”, que, como o próprio nome indica, é um balm demaquilante formulado para ser aplicado direto na pele, sem algodão, e, em seguida, removido com um lenço. A The Body Shop também acaba de incorporar à gama de produtos o balm e o óleo demaquilante da linha “Camomile”.
Em seguida, ressaltamos as espumas de limpeza. A Kao Cosmectics, mesma fabricante da Bioré, oferece a “Marshmallow Whip Foam Wash” em quatro versões: para peles sensíveis, mistas, acneicas ou normais. Quem não quiser ir tão longe pode optar por versões mais populares no Brasil, como a da L’Occitane, Caudalie, Nivea, Dermage e outras.
Esfoliante
Com o rosto já limpo, o passo seguinte é eliminar células mortas que tiram o viço da pele. Existem dois tipos de esfoliantes: físicos ou químicos. Os físicos – também chamados de esfoliação mecânica, se propõe a retirar as células mortas a partir do atrito físico. Para isso, são utilizados cremes com pequenos grânulos que podem ser de oleaginosos e outros ingredientes. A Shiseido, por exemplo, tem o “Waso Soft + Cushy Polisher”, formulado com tofu e feito de soja, para ajudar a esfoliar e tratar a pele.
Já a esfoliação química usa, como o próprio nome diz, agentes químicos com ação esfoliante, como os ácidos salicílico e retinóico e costuma ser ainda mais intensa do que a mecânica. A The Body Shop tem uma vasta gama de peelings líquidos, como o de “Vitamina C” e o “Drops of Youth”.
Tônico
A primeira observação que se deve fazer é: nenhum tônico deve ser à base de álcool. Lá atrás, muito se receitava “tônico adstringente” para jovens com tendência à acne, mas, atualmente, sabe-se que o álcool destrói a barreira lipídica da pele, que é sua proteção contra agentes agressores externos.
Pois bem, dito isso, o tônico é uma espécie da água que tem uma função simples: restaurar o PH da pele para que ela possa aproveitar os benefícios da hidratação que virá a seguir.
O tônico da coreana Son & Park, chamado “Beauty Water”, é um dos mais famosos em todo o mundo. Segundo a marca, a Beauty Water é mais que um tônico facial: é um “tônico inteligente” que serve para limpar, tonificar, hidratar e esfoliar a pele, tudo em um produto só. Ele é recomendado para todos os tipos de pele e pode ser usado em um algodão ou diretamente na pele.
Além dele, outro coreano queridinho das apaixonadas por K-Beauty é o “Wonder Pore Freshner”, da Etude House. Esse é especialmente pensado para as peles oleosas e, de acordo com a marca, limpa profundamente, controla a oleosidade, diminui a aparência dos poros, clareia, confere elasticidade, hidrata e balanceia o pH da pele.
Pelas farmácias brasileiras também temos uma infinidade de opções como as marcas Simple, Dermatus, Avène, Vichy, Skinceuticals e outros.
Sérum
Produto de consistência aquosa, textura fluída e não gordurosa e profunda absorção, o sérum já é bem conhecido aqui no Ocidente e é parte essencial da rotina de cuidados das orientais. Ele pode servir para diversos fins, devido a sua variabilidade de ingredientes, por isso, nessa etapa, são problemas específicos que começam a ser tratados.
Os séruns podem ter ação hidratante, clareadora, antioxidante, anti-idade, servem como firmador da pele e ajudam na prevenção de sinais de envelhecimento.
Bastante concentrados, eles são apresentados, geralmente, em fracos com conta-gotas e apenas uma ou duas gotinhas bastam para o rosto todo. A coreana Missha tem o famoso “Time Revolution Night Repair New Science Activator Ampoule”, que melhora a elasticidade da pele e a aparência dos sinais da idade, como as linhas finas e rugas.
Popular na internet, a linha “The Ordinary”, da canadense Deciem, também apresenta séruns para todos os gostos: desde ácidos para diversas funções até vitaminas, antioxidantes e outras moléculas concentradas. A “The Ordinary” ficou famosa justamente pelo que seu nome já adianta: ser uma marca “comum”, que oferece produtos baratos se comparados a outras marcas do mercado. Isso porque os séruns contam com uma fórmula que leva apenas o ingrediente ativo. Ou seja: a Deciem cortou todos os outros custos e criou uma gama de produtos de skincare com eficácia comprovada e preços em conta. Vale a pesquisa.
Hidratante
A hidratação é o maior objetivo de toda a rotina de skincare. Não pense que peles oleosas devem fugir dessa etapa, pelo contrário: os processos anteriores servem para preparar a pele para receber uma hidratação eficaz e potencializada.
As coreanas e japonesas sabem: uma pele hidratada é sinônimo de luminosidade, viço e beleza. Elas utilizam, no mínimo, dois hidratantes em sequência: a emulsão, que tem uma fórmula mais leve, e um hidratante mais potente por cima, fora os hidratantes líquidos (os “mists”), fórmulas que vem em frascos de spray para serem espirradas no rosto ao longo do dia.
As máscaras hidratantes da coreana Dr. Jart fazem sucesso pelos ingredientes concentrados e, claro, apresentações exóticas e curiosas, como a máscara de borracha, que vem em uma embalagem com dois passos: uma ampola com o líquido, em si, e uma sheet mask de borracha, que adere bem à pele para garantir que os ingredientes da ampola sejam bem absorvidos.
Protetor Solar
Por último e não menos importante: proteção solar. Passo fundamental para proteger a pele da radiação, principalmente para quem adotou ácidos na rotina de beleza. A japonesa Bioré tem diversas apresentações de protetor solar, como o “Aqua Rich”, fórmula gel aquosa com filtros UV encapsulados que garante textura ultraleve e máxima proteção contra os raios UVA e UVB, e o “Perfect Milk”, que tem partículas ultra finas e filtros físicos que protegem a pele dos raios UV e UVB, além, é claro, de ser bem leve e líquido. Esse produto se torna matte assim que espalhado e não deixa a pele esbranquiçada.
Nas farmácias brasileiras também encontra-se uma vasta gama de protetores solares eficientes, como o “Anthelius”, da La-Roche Posay, o “Minesol”, da Roc, e outros.
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