Dell Anno Home Styling: consolidando a arquitetura fashion


Simbiose: moda é a arquitetura do corpo e pode ser traduzida para design e décor

A moda e a arquitetura de interiores sempre mantiveram uma conexão intrínseca que, nos últimos anos, vem se transformando em fascinação de ambas as partes. Movimentos que mudaram a cara do mundo como o barroco, o art déco e o art nouveau inspiram criações recentes de grandes estilistas ao mesmo tempo que marcas como Armani, Versace e Cavalli, por exemplo, passaram a criar linhas inteiras de produtos de decoração.

É dentro deste universo que a Dell Anno reforça sua relação com a moda, firmando-se como empresa pioneira no segmento de móveis planejados a explorar este conceito. “Nossa estratégia se baseia na união dos dois universos, e traduz o estilo de vestir para o luxo de viver”, diz Edson Busin, diretor de Marketing da marca.

Desde 2009, a Dell Anno investe nesta sincronia. Primeiro, com tops internacionais, como Alessandra Ambrósio, Raquel Zimmerman, Carol Trentini e Izabel Goulart estrelando as campanhas e, a partir de 2011, com grandes nomes da moda nacional desenhando padrões para serem aplicados nos móveis da marca, a exemplo de Reinaldo Lourenço, estilista que assinou para a marca a linha Chamalote, nas versões Clair e Noir.

Todos esses acabamentos são desenvolvidos com tecnologia alemã e contextualizados com a cultura brasileira. “Os elementos da moda e decoração remetem aos mesmos conceitos como cores, texturas e formas geométricas.  Para Dell Anno, pensamos nas diversas formas de humanizar os ambientes através de composições entre madeira, lacca, vidro e, sobretudo, leitura de tecidos”, diz Busin.

Depois do sucesso da parceria com o estilista Reinaldo Lourenço, a Dell Anno consagrou esta relação ao convidar a Animale para criar um padrão de mobiliário em sintonia com a coleção verão 2013 da marca. O resultado foi a bela estampa Ashanti, um animal print de traços zebranos que reflete a personalidade única e exclusiva das duas empresas e consegue transmitir atributos estéticos de inovação e design. A inspiração para o time de criadores da Animale, comandado pela estilista Priscilla Darolt, foi a África. “Não a visão estereotipada do continente, pelo contrário, fizemos uma leitura que foge do banal e do convencional”, diz Luis Fiod, diretor criativo do desfile. Denominada Ashanti em homenagem a um grupo étnico de Gana com tradição milenar em tecelagem manual, a estampa incorpora a cartela de produtos Dell Anno desde 2012.

Esse posicionamento inédito levou a marca a figurar como uma empresa bastante dinâmica no cenário nacional. “Após um processo de reposicionamento que iniciou há cerca de cinco anos, a Dell Anno percebeu que queria ser uma marca diferente, ultrapassando as questões da forma e funcionalidade para “vestir a casa”, ou seja, fazer com que a moradia fosse a extensão do estilo de vida das pessoas”, afirma Edson Busin, diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento da Dell Anno.

O projeto envolveu, além das melhorias em produto, uma nova identidade para a rede de lojas, investimentos acompanhados de pesquisa sobre comportamento de consumo e atualização completa do parque fabril, hoje um dos mais modernos da América Latina. Paralelo a isso, o reforço de marca está voltado para ações de exclusividade e diferenciação como o patrocínio da Mostra Black e também da Design Weekend em São Paulo, grande festival urbano de design com projeção ascendente no cenário nacional.

E 2014 vem aí com a promessa de outras boas novidades em campanha, produto e parcerias, com um novo estilista assinando mais um produto diferenciado. Novidades que reforçam a marca como expoente da arquitetura fashion, indo cada vez mais além na sintonia entre moda e design.