De Porto Alegre para Londres: estilista Barbara Casasola estreia na London Fashion Week com parceria com Manolo Blahnik


Ao som de Os Mutantes, designer desfilou coleção inspirada nos artistas modernistas brasileiros.

Por Beatriz Medeiros

No início dos anos 2000, Barbara Casasola deixou a casa da família, em Porto Alegre,  rumo às salas de aula das renomadas escolas de moda Central Saint Martins, em Londres, e Istituto Marangoni, em Milão. Após alguns anos de estudo e trabalho nos ateliês do italiano Roberto Cavalli e de Gabriele Greiss, em Paris, a estilista aterrissou na White Cube Gallery, na London Fashion Week, nesse fim de semana, com o seu desfile de estreia nas passarelas britânicas.

Para a coleção, além de seus característicos vestidos mídi, Barbara apostou em peças separadas pela primeira vez em sua carreira, tudo em seda pura nude, preta, pink e vermelha. Guiada pelas formas e traços dos artistas modernistas brasileiros, a designer trabalhou os contrastes entre transparência e opacidade, acabamentos polidos e foscos, aplicações e recortes geométricos e formas orgânicas.

Todos os looks foram arrematados com sapatos assinados por Manolo Blahnik, inspirados no trabalho em metal da artista brasileira Lygia Clark. Estreia forte, elegante e com a leveza e frescor que o Verão pede.