De Megan Fox a Juliana Paes, Lethicia Bronstein é a estilista que toma conta do carnaval de luxo no Brasil


Queridinha de dez entre dez fashionistas, a designer fala com HT sobre sua carreira, o relacionamento com os admiradores, a exclusividade de suas peças e o reality show que está filmando

*Por João Ker

Dizer que Lethicia Bronstein é uma das estilistas brasileiras mais procuradas para festas, bailes de gala ou casamentos é pura verdade. Desde que seus vestidos feitos sob medida e dignos dos maiores tapetes vermelhos do mundo caíram nas graças de famosas como Sabrina Sato, Marina Ruy Barbosa, Juliana Paes e até Megan Fox, o ateliê do Jardim Paulistano não para. Na tarde desta quarta-feira (4/1), quando Lethicia bateu um papo com HT, o ritmo da produção andava um pouco mais acelerado do que o normal: era véspera do Baile da Vogue, no qual ela assinava o look de 16 mulheres, entre elas Anitta, Luciana Gimenez, Wanessa Camargo e Alicia Kuczman.

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“Eu adoraria que as pessoas se programassem com antecedência, mas não tem jeito. Sempre chega alguém de última hora querendo vestido. Por isso já deixo a agenda livre nessa época do ano”, comenta a estilista, que normalmente precisa de dois meses para confeccionar uma dessa peças. A alta demanda no período pré-carnaval é algo que se intensificou nos últimos dois anos, após ela ter assinado o look de Megan Fox para o Camarote da Brahma, na Sapucaí. Este ano, ela está voltando sua atenção para outra musa da folia: Juliana Paes, a embaixatriz do Camarote da BOA. “Será um look por dia”, ela adianta, sendo que o público já teve uma prévia do que está por vir durante a coletiva de imprensa do evento (que você viu aqui).

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Para Lethicia, o grande momento onde as coisas mudaram e o público começou a prestar mais atenção em seu trabalho foi em 2009, quando Sabrina Sato compareceu ao aniversário de sete anos do Pânico na TV com uma de suas criações: “Era um vestido preto e todo mundo ficou perguntando de onde era. É um dos modelos mais copiados até hoje”, ela lembra. Outro ponto alto e que chamou ainda mais atenção para sua marca foi durante a Copa do Mundo, quando Cláudia Leitte presenteou Jennifer Lopez com uma peça avaliada em R$11.800. “Eu não esperava que ela fosse usar, porque foi um presente que a Cláudia deu antes do show. Logo depois, ela já estava usando o vestido na coletiva de imprensa. Foi um susto! É o máximo você ter alguém da importância dela usando uma peça sua na abertura do mundial”, comenta.

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A estilista acredita que o sucesso de suas criações vem do seu toque único na hora de trazer para os looks o glamour sensual de peças que combinam patchwork, renda, pedraria, aplicações e um jogo de transparências bem arquitetado. “Essa mistura de rendas que eu fazia nos vestidos de noiva e comecei a trazer para as peças de festa não existia antes. Quando eu tive essa sacada, as pessoas começaram a prestar atenção e eu pensei: ‘É esse o caminho! É esse meu diferencial!'”. Outro ponto que a diferencia das demais marcas? Lethicia não costuma seguir muito as tendências e suas peças românticas parecem feitas tanto para um princesa da Disney quanto para uma femme fatale irresistível. “Eu acredito muito em uma moda atemporal. Quero que as pessoas vejam um vestido meu feito hoje ou um de cinco anos atrás e não enjoem”.

Por essas e outras, Lethicia diz que é difícil medir o impacto que uma celebridade pode ter na venda de um vestido – com exceção de J. Lo, é claro. “As pessoas guardam algum recorte de revista e aparecem anos depois no ateliê pedindo um parecido”. A solução para isso? O “Armário das Estrelas”. A designer conta que guarda todos os modelos usados pelas famosas ali. “São os vestidos que eu nunca tiro da coleção. Por mais que uma renda x pare de  ser vendida, eu substituo por uma y – com o aval da cliente”, diz a estilista, que também é avessa aos calendários de moda e, desde setembro de 2013, vem lançando seus desfiles uma vez por ano, em épocas distintas. “Lanço meio quando dá na telha”, brinca.

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A relação one-on-one com a clientela também é uma marca registrada do processo de quem passa pelo Ateliê Lethicia. “Eu tenho muito cuidado com cada vestido que faço. Os de noiva, eu penso como se fossem para o meu próprio casamento! Elas me escutam muito. Até as que não me conhecem e chegam pelo nome confiam muito no meu trabalho. Quando você se propõe a fazer peças sob medida, você tem que ser uma boa ouvinte. Eu não quero que elas se fantasiem de Lethicia. Quero que sejam elas mesmas, com a melhor roupa Lethicia possível”, explica.

A relação tanto com a clientela quanto com os admiradores de seu trabalho é mantida rigorosamente através das redes sociais, onde Lethicia Bronstein coleciona 239 mil seguidores no Instagram, que ela diz ser sua forma principal e preferida de contato. “Eu sou muito visual, então a informação e o que eu preciso comunicar vem muito nesse formato. Eu acho ótimo para desconstruir essa imagem que as pessoas têm de que o estilista é aquela figura cool e inacessível. Não é porque eu faço um trabalho artístico que eu não tenho uma vida normal! Ali eu compartilho meus vestidos, mas também mostro um pouco do meu dia-a-dia, falo do meu “projeto verão”, férias etc. Muitas chegam aqui no Ateliê dizendo: ‘Nossa, parece até que eu já te conheço’. E eu acho isso muito legal. Claro, tem que saber usar e aceitar a crítica, mas eu adoro”.

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O Instagram e o blog não são mais o único meio pelo qual seus admiradores conseguirão saber um pouco mais sobre o trabalho de Lethicia. Desde o ano passado, ela tem gravado episódios de um reality-show que estrelará (ainda sem data de estreia), mostrando o mundo por trás de suas criações tão cobiçadas, inclusive a suposta coleção que assinará para a Riachuelo. “O objetivo é mostrar o dia-a-dia do ateliê, a história de algumas noivas, o que acontece durante todo esse processo etc. Vai contar os bastidores de uma forma muito bacana, mostrando o quanto é trabalhoso, mas prazeroso ao mesmo tempo. Acho que será ótimo para valorizar o trabalho do estilista”, comenta. Se depender do talento e da simpatia de Lethicia Bronstein, o público já pode esperar um sucesso de audiência tão grande quanto seus vestidos exclusivos.