Da moqueca capixaba para a maçã de Manhattan, Ivan Aguilar desfila na Mercedes Benz Fashion Week!


Ausente das passarelas brasileiras há quase cinco anos, o estilista de Vitória lança sua primeira coleção feminina em Nova York!

Sábado é dia de dupla estréia. O fashion designer capixaba Ivan Aguilar lança sua primeira coleção feminina desfilando pela primeira vez na Mercedes Benz Fashion Week, dia 8 às 2030h, em Nova York. Depois de 20 anos de bons serviços dedicados à moda masculina, o estilista de Vitória, que costumava apresentar suas belas coleções no Fashion Rio até 2009, agora resolve encarar esse novo desafio, bem de acordo com seu temperamento efusivo.

Bamba na alfaiataria, ele é hábil em seduzir fashionistas e a imprensa especializada com seus jogos de cores e talho perfeito em ótimas propostas para homens, usáveis, mas com sopro de renovação. Tanto que consegue a proeza de vestir dois presidentes da república antagônicos, Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva, provando que a moda pode ser apartidária. Lula, inclusive, se diz declaradamente fã do estilista. Agora, ele cai de cabeça no feminino, com coleção inspirada na arquitetura de Barcelona, na arte barroca e nos minerais e pedras preciosas do solo brasileiro. Bom, o Espírito Santo, sua terra, concentra os maiores exportadores de mármore e granito do Brasil, e Aguilar sempre demonstrou curtir arquitetura através da elaborada construção de suas roupas. E, claro, a proximidade de Vitória com Minas credencia o designer a brincar com os conceitos da arte barroca, tão cara a ambos os estados. Logo, apesar do frio no estômago que pode estar sentindo nesta nova empreitada, ele navega por mares calmos, onde conhece bem os mapas cartográficos.

Confira os croquis desta coleção (divulgação)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dessa vez, ele opta por cinturas marcadas, formas que se alternam entre fluidas e estruturadas, valorizando golas e mangas, herança de quem sempre trabalhou com masculino e, por isso, precisa se deter nestes detalhes. Na cartela de cores: ouro, chumbo, carbono, lápis-lazuli, cobre e petróleo tingem tecidos como lã pura, linho, algodão, seda de rayon. Sua inspiração, mulheres que vão de Michele Obama a Kate Middleton, ou seja, ele é o power designer e curte o poder! E afirma: “Desfilar na Big Apple sempre foi um sonho e embarquei nessa viagem, embora seja maravilhoso também apresentar esta coleção feminina em solo nacional. Bem, nós do site, nos arriscamos e ressaltamos que ele deveria apresentar seu feminino por aqui, tanto quanto o masculino. SPFW tem o incrível João Pimenta, o Fashion Rio tem Ivan, um mestre. Volta, Ivan, volta!