Nos estandes das 900 marcas que estavam presentes na recente edição da Zero Grau, feira de calçados e acessórios realizada em Gramado/RS, na semana passada, os termômetros estavam bem altos quando o assunto era Natal e Copa do Mundo.
As notícias de economia dão conta que o varejo calçadista espera um aumento de 6% nas vendas natalinas. Os dirigentes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) depois de mergulharem nas análises sobre o Produto Interno Bruto (PIB), que, em 2014, deve crescer 2,3%, chegaram à conclusão de que o varejo de calçados pode crescer cerca de 5% em valores e 3% em quantidade de pares no mesmo período.
Sobre a Copa do Mundo, o site do Sebrae alerta que a indústria coureira calçadista “está entre os 30 setores da macro e microeconomia que se beneficiará com a realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil”. Lá dizia: “O impacto estimado é de R$ 242,70 milhões. Esse é um dos resultados das análises publicadas na série Brasil Sustentável, resultado da parceria da Ernst & Young com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que traz como tema os Impactos Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014”.
Fui conversar com o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, sobre o assunto e ele logo lembrou que até mesmo o calendário escolar será alterado nas escolas em função dos jogos. “Portanto, nos mais diversos setores a rotina de vida será modificada. Teremos milhares de turistas nas cidades nas quais os jogos serão realizados e, certamente, estas pessoas terão chances de consumir as criações da indústria calçadista. Sejam elas voltadas diretamente para o tema em seu design ou não”.
E que tal aproveitar e dar uma conferida no que as marcas que estavam com estandes na Zero Grau estão preparando para este período? Gerson Vacari, gestor de negócios do mega grupo Paquetá (leia-se também Dumond, Capodarte, Lilly’s Closet e Ateliermix), disse que pretende antecipar a chegada da coleção Inverno com um pré-lançamento em janeiro. “O consumidor terá um mix de produtos muito grande antecedendo a Copa e durante o período dos jogos”, afirmou. Já o empresário Marlin Kohlraush, presidente da Bibi Calçados, de Parobé/RS, garantiu que a campanha da Bibi Calçados será toda voltada para a Copa do Mundo e que as fotos e a gravação em vídeo foram feitas no bairro boêmio da Lapa, no Rio de Janeiro. “Optamos pelo Rio como forma de dialogar com o país como um todo, que estará super unido pela vitória do Brasil”, disse.
Paulo Schneider, da Sugar Shoes Ltda, que controla as marcas Diversão, Star Tech, Mundy, Galinha Pintadinha, Capricho, The Simpsons e Coca-Cola Shoes, disse que a intenção é focar em época de Copa do Mundo na marca Coca-Cola Shoes. As estampas vão remeter ao futebol, haverá muitos acessórios com as cores da bandeira brasileira e os pontos de vendas terão mimos para colecionadores com a simbiose Coca-Cola e Copa 2014.
Foto: Henrique Fonseca
Fui também ao estande da cobiçada Converse. Entre aqueles modelos que a gente ama desde sempre, como os legendários Chuck Taylor All Star e o Jack Purcell, verdadeiros ícones de estilo de vida de várias gerações, soube que o verde, amarelo, azul e branco (as cores da nossa bandeira) estarão presentes em mais de 30 modelos, “mostrando para o mundo a “emoção, energia e criatividade do povo brasileiro”. Os sneakers apresentam detalhes que celebram a brasilidade como o primeiro ilhós em dourado e uma pequena bandeira brasileira no calcanhar.
Fotos: Divulgação
O gerente de marketing da Converse, Samir Saueressig, além de Leila Frydman, que eu conheço há anooos, me acompanharam no périplo pelo verdadeiro show room montado na Zero Grau. Eu amei tudo!!! A coleção conta com variações do icônico Converse Chuck Taylor All Star e do Converse Cons Skidgrip, além de versões infantis.
Fotos: Henrique Fonseca
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