Em um mercado competitivo, o diferencial, que pode ser o mais simples, é o plus importante para o sucesso. E é isso que a Green by Missako vem provando há 30 anos no mercado da moda infantil. Com o pensamento de que tudo sempre pode ser possível, a médica e empreendedora Márcia Oura administra a grife com muito otimismo e determinação. Entre todas as ações e provas que explicitam esse diferencial mais do que especial da Green nos cenários da moda infantil nacional e internacional, está a consciência social. Em entrevista exclusiva ao site HT, Márcia, que abriu mão da carreira de médica pediatra em função do sonho de combinar conforto e estética em uma moda infantil que respeite a anatomia do corpo das crianças, contou sobre o recente projeto da grife com ONG’s brasileiras.
Para a coleção Verão 2017, a Green by Missako se inspirou no trabalho realizado por quatro ONG’s brasileiras. Batizadas de “O Bem Faz Bem”, as criações da grife são pautadas nas ações das organizações paulistas Vaga Lume, Flor Gentil e Cidades Sem Fome e da pernambucana, Noronha, Eu Amo Eu Cuido. Segundo Márcia Oura, o processo de escolha pelas ONG’s, que foram inspiradoras para a coleção de verão da Green, foi marcado por uma vontade de dar visibilidade às iniciativas que não são tão conhecidas ainda. “Quando tivemos a ideia de trabalhar com as ações dessas organizações, eu quis privilegiar aquelas que ainda necessitam de muita ajuda e divulgação das ações. Apesar de eu saber e concordar que sempre é importante ajudar essas ONG’s, eu quis dar lugar àquelas que ainda não ganham milhões de reais mensais para seus projetos. Eu acho que se eu escolhesse organizações que já possuem certa estabilidade financeira, a minha ajuda não estaria sendo tão importante e necessária quanto àquelas que ainda não possuem essa manutenção”, explicou a empresária que destacou que qualquer possibilidade de divulgação do trabalho dessas quatro ONG’s é extremamente importante e necessária para a continuação dos projetos.
Mas engana-se quem pensa que esta foi a primeira iniciativa social da Green by Missako. Na coleção passada, a grife de Márcia Oura foi parceria do GRAACC, o Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer. Na ocasião, a marca reverteu 50% do lucro obtido na venda das peças para o grupo que atua há 25 anos no cuidado de crianças e adolescentes. “No momento em que eu mergulhei no universo do GRAACC, eu fique encantada e impressionada com os valores da ONG. A instituição, que é referência na América Latina, acredita que os tratamentos a esses pacientes não devem ser marcados como se eles fossem doentes ou coitados. As crianças e adolescentes não podem ser vistas como indefesos. Para isso, existe um trabalho de autoestima muito forte por trás das ações que permitem um super empoderamento dessas crianças”, contou Márcia.
Em comum, as quatro iniciativas desta coleção e a GRAACC possuem uma preocupação sustentável. Além de todas as ações importantes e necessárias dessas instituições para ajudar as pessoas, a empresária destacou a questão do meio ambiente. “Eu acho que esses trabalhos precisam ter, indispensavelmente, uma preocupação sustentável. Não adianta criar uma ONG com inúmeras ações interessantes que, nos bastidores, não se atente às necessidades do meio ambiente”, ressaltou.
Engajada e preocupada com essas questões, Márcia Oura explicou que não existe um retorno imediato para a Green com as ações em parceria com as ONG’s. Segundo a empresária, o resultado destas coleções, por exemplo, será obtido no futuro com a imagem que a marca terá no mercado da moda infantil. “Eu acho que essas ações que nós temos ajudam a mostrar melhor quem são as pessoas que estão por trás da produção daquele vestido ou daquela camisa que estão sendo vendidos nas lojas. E essas pessoas, que somos nós, possuem a força de vontade e o otimismo como fator comum. Eu acredito muito que tudo pode ser possível, por mais difícil que possa parecer. O impossível, para mim, só existe na cabeça de quem acredita nisso. E nós passamos essa ideologia para as crianças também. Os pequenos que consomem nossas roupas acreditam que tudo pode ser possível”, afirmou.
E a relação da Green by Missako com o terceiro setor, que é a união dessas organizações sem fins lucrativos, vai muito além. Como Márcia destacou, essas propostas são pautadas e definidas em valores que a própria empresária acredita e defende. Por isso, mais que uma coleção em prol de determinada iniciativa, as parcerias da marca são para a vida. “Eu acho que não são projetos que falam exclusivamente com esse terceiro setor. A cada coleção, nós temos um valor diferente que é transparecido a partir de diferentes iniciativas. Dessa forma, a gente mostra às crianças que tudo é possível, basta querer e acreditar. Esse é o nosso objetivo”, contou a empresária que acrescentou que a Green “sempre terá” projetos com outras ONG’s. “A gente já tem um foco para a coleção Verão 2018 da marca, mas ainda é segredo. O que eu posso adiantar é que é um tema maravilhoso que será divulgado em março do ano que vem”, disse Márcia.
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