Conforto, autoestima, representatividade e diversidade: Sizély é uma das marcas pioneiras no mercado ‘plus size’ de lingerie


Há 25 anos, a marca gaúcha valoriza a beleza de todas as formas femininas, com underwear confortável e que evidencia a personalidade da mulher contemporânea

Imagina criar lingeries femininas para todos os tamanhos no início dos anos 1990? Deveria ser simples, por ser tão vital, mas o mercado de moda brasileiro nem sempre colocou isso em prática com a diversidade de produtos necessária. Assim a Sizély surgiu, no desejo de promover soluções à mulher na autodescoberta de seu corpo. Para o criador da marca, Sidnei Antônio Simionato, era urgente sair daquela caixinha estagnada de padrões estéticos que não promoviam a inclusão. “Agora se fala muito em mercado plus size, mas nós, desde que iniciamos a fabricação, optamos por atender a todas as mulheres. Percebemos que existia essa necessidade. Estamos há 25 anos focando nas mulheres de todos os biotipos”, frisa.

A Sizély produz moda íntima do tamanho 40 a 56 desde 1993 (Foto: Divulgação)

Formado em administração, Sidnei sempre quis empreender em algum segmento, e não pensava inicialmente, que seria nesse nicho que iria alcançar sua maior conquista. “Surgiu a possibilidade dentro da indústria da confecção e fui avaliar. Percebi logo que existia um espaço, mas com poucos fabricantes. Também notei que se precisava criar produtos melhores, não só o que estava popular. Começamos fabricar com os melhores tecidos dentro desse segmento e eu fui trabalhando, enquanto gerenciava uma empresa de som, eletro e imagem, em paralelo. Investi na Sizély, comprando tudo à vista e aquilo foi tomando corpo. Então, chegou aquele momento. Tive que decidir entre as duas empreitadas. Segui com o meu sonho: ter um negócio próprio”, conta.

Coleção Beach Summer 2019 (Foto: Divulgação)

A fábrica começou na metade do porão de uma casa em Erechim, cidade do Rio Grande do Sul, em 1993, e foi avançando aos poucos. Hoje, algo surpreendente: a fábrica está instalada em um prédio moderno de 2.000m². Mas não só em termos de estrutura e equipe que a marca tem evoluído. Ela busca acompanhar o que há de novo na moda íntima e estar à frente na concorrência. Com a rapidez do mercado, encontrar o diferencial é sempre um desafio, mas a Sizély está disposta a se reinventar sempre que necessário. “Quando a microfibra foi disponibilizada, nós fomos a primeira indústria no Sul a utilizar na lingerie. Quando surgiu a onda do bojo, também. E assim por diante, sempre buscamos o que é de ponta no mercado. Na moda existe um dinamismo, a gente gosta muito disso. Queremos saber o que estão fazendo no mundo, e investir em tendência. Como produzimos um mix bem amplo, temos que estar inovando e lançando peças diferentes. É muito gostoso pesquisar e se atualizar sempre”, enfatiza Sidnei.

O casal Elaine e Sidnei Simionato, à frente da Sizély, na fábrica em Erechim (Foto: Divulgação)

O casal Eliane e Sidnei Simionato, à frente da Sizély, na fábrica em Erechim (Foto: Divulgação)

As lingeries são as primeiras peças que as mulheres vestem e estão associadas à relação com o corpo, com o bem-estar e autoestima. Pensar em diferentes tamanhos, formas e estampas é também valorizar a cada uma, ajudando no seu processo de reconhecimento dentro da sociedade. Durante muito tempo, o underwear para tamanhos plus size tinha pouca opção de modelo e até de cores. A situação mudou, mas ainda há muito o que avançar. A Sizély vem sendo apontada como uma das queridinhas por abraçar todas essas mulheres. A marca engloba peças do tamanho 40 a 56, com um catálogo amplo de moda básica, bechwear e fashion, visando um público feminino especial e exigente, que preza pela qualidade e beleza dos produtos. E que mulher especial é esta? “É uma mulher independente que deseja ser feliz hoje, se sente bonita, atraente e desejada. Uma pessoa segura de si, que vai atrás dos seus sonhos”, diz a diretora de criação e produção, Eliane Bianchini Simionato, casada com Sidnei, que traz seu toque feminino e inventivo à marca desde 2001.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar da Sizély alcançar várias faixas etárias, a empresa tem percebido que as mulheres dos 24 aos 44 anos são as que mais consomem seus produtos. “É muito importante a representatividade e temos percebido as mulheres têm buscado cada vez mais conforto aliado às tendências. Elas estão cada vez mais se aceitando como são, e é exatamente isso que a gente busca”, afirma Eliane. As peças de sucesso entre elas são as estruturadas, que deixam o busto com um visual bonito e confortável.

Biquíni da coleção Beach Summer 2019 (Foto: Divulgação)

Outra grande preocupação da marca é a modelagem e entregar uma lingerie superior com durabilidade e conforto. Nem sempre a pessoa é toda slim ou plus, às vezes é só o busto, ou a parte de baixo. Como a Sizély vende peças separadas, existe um leque de possibilidades para as consumidoras escolherem de acordo com seu gosto, que pode ser do mais básico ao mais luxuoso. “As mulheres têm dimensões diferentes entre busto e corpo. Nós valorizamos a questão de abraçar bem o busto e a circunferência. Isso tudo faz diferença. O ideal é que ela não sinta a peça ao vestir. Se está dividindo o seio, machucando, ou o arco está espetando… são indícios de que você está usando algo errado. Queremos mostrar que para todas as mulheres existem as peças ideais a cada uma”, enfatiza Sidnei. Para ele, o fundamental é que as mulheres se sintam felizes e bonitas com o produto, com a autoestima lá em cima.

Peças coloridas e com estampas diversificadas também são a força da empresa (Foto: Divulgação)

Os materiais utilizados nas peças são de alta qualidade e tecnologia, uma prioridade da empresa. “A gente utiliza a microfibra amni, que é um tecido tecnológico da Rhodia, a microfibra mais macia que existe em questão de toque. Utilizamos alguns produtos com maior compressão, como na moda praia. Temos um viés de seis camadas, três de cada lado, para deixar o arco de suporte prisioneiro, fazendo com que a peça tenha mais durabilidade. No regulador de alças, utilizamos o poliacetal, que é flexível e tem travamento, quando você regula a alça, ele não sai do lugar. Fomos evoluindo e buscando os melhores materiais. Hoje, a gente consegue distinguir bem isso também nas modelagens”, conta o diretor Sidnei. Mas para a avaliação precisa dos produtos, a pesquisa e troca com as clientes é essencial. “As consumidoras nos dão o retorno. A gente quer sempre saber como elas estão vestindo, como está a amplitude da lateral, que é muito importante para a pessoa que tem um corpo maior, se tem que abraçar mais, ou ser mais ampla. Todos esses detalhes são importantes”, afirma.

O toque de modernidade e ousadia também está presente (Foto: Divulgação)

Além da abrangência de tamanhos, levar às prateleiras coleções criativas, solares e diversificadas, faz parte da pluralidade da Sizély. Por isso, elas são divididas em três categorias de moda íntima: básica, para o dia-a-dia, com soluções específicas, como calcinhas corte a fio para não marcar, peças shape para modelar o corpo, lisas de tons discretos; fashion, que acompanha as tendências em cores e design, e são lançadas a cada seis meses; e beachwear, que é a soma de pesquisas internacionais junto às preferências do público, desenvolvidas com tecidos de proteção UV 50+ resistentes ao cloro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A coleção nova que promete abalar o verão que está chegando no país foi batizada Summer Picnic, que já está disponível e tem referências europeias, dando um traço sofisticado e único às peças. “Nos inspiramos nos piqueniques franceses ao ar livre, onde as mulheres se reúnem para se divertir, seja com a família, namorado, amigos, em seus momentos junto à natureza e com as pessoas que amam. As modelagens possuem recortes retrôs, porém com tecidos tecnológicos. As estampas estão lindas e modernas, além de utilizarmos as cores de comemoração de final de ano”, explica Eliane. Uma linha recente, que a marca já pretende aumentar é a fitness, que tem um cuidado especial com a saúde da cliente. “São peças com tecidos tecnológicos de última geração, que melhoram a circulação e reduzem medidas”, explica a diretora de criação e produção.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Sizély possui representantes em grande parte do Brasil, e vende através dos clientes lojistas, alguns deles são atendidos direto da fábrica em Erechim, e para consumidor final também pela loja virtual. Com 25 anos de estrada, a marca conseguiu se firmar expressivamente em vários estados do país e conquistou espaço inclusive no cenário internacional exportando seus produtos para países como Alemanha, Egito, Espanha, Portugal, Venezuela, Costa Rica, Chile, Paraguai, Itália e França, sempre de olho nas novidades do tão badalado universo fashion.  “Pretendemos estar cada vez mais conectados ao nosso público e trabalhar estratégias junto ao lojista, promovendo o sucesso de ambos”, argumenta o diretor Sidnei.

A coleção Fashion Summer 2018, busca tendências e revela a sofisticação da mulher (Foto: Divulgação)

A coleção Fashion Summer 2018, busca tendências e revela a sofisticação da mulher (Foto: Divulgação)

“O grande desafio é manter o nosso produto desenvolvido com toda a estrutura e com nossos valores agregados. A qualidade que possuímos faz o diferencial em qualquer situação que o país enfrente. Como empresários, procuramos achar soluções, nos mantermos firmes, acreditar e encarar o trabalho”, afirma Eliane.

Maiô da coleção Beach Summer 2018 (Foto: Divulgação)

A Sizély consegue alcançar mulheres com todos os shapes, personalidades, estimula a diversidade e a própria identidade feminina. O que prova mais uma vez, que moda, sempre teve um papel social. Sobre o que a marca ainda almeja, o casal Eliane e Sidnei têm muitos planos. “Que seja cada vez mais desejada com todo o leque que apresentamos. Queremos expandir e que as pessoas tenham a experiência de uso dos nossos produtos, e assim, se mantenham com a gente. Temos um trabalho muito legal nas redes sociais, procuramos estar sempre conectados com esse público que nos ensina muito nessa troca. E claro, atender a mulher contemporânea cada vez mais, com o que ela anseia”, conta a diretora.

Rua Almirante Tamandaré, 86 – Bairro Linho, Erechim – RS – CEP 99704-444 – Brasil, Telefone: (54) 3321 4310 Acompanhe a Sizely no Instagram: @sizely.lingerie e no Facebook: https://bit.ly/2Ng2Qxo