Comitê Olímpico Brasileiro e Lenny Niemeyer apresentam uniformes dos Jogos Olímpicos: “Tudo clássico e atemporal”


A estilista, que acumula 37 anos de profissão, contou que criar as peças talvez tenha sido o mais marcante trabalho de sua carreira: “Nada mais emocionante para uma estilista do que representar seu país em um evento desse tamanho”

Se tem algo que não vai faltar aos brasileiros durante os Jogos Olímpicos é estilo. Afinal, os uniformes que serão usados durante a cerimônia de abertura das Olímpiadas no Rio de Janeiro foram desenhados por ninguém menos do que Lenny Niemeyer que, em uma parceria com a rede de fast fashion C&A, propôs roupas de tecidos leves e modelagens clássicas, mas com muita bossa. Explicamos: é que todas as peças têm os tons da bandeira nacional e estampas que remetem a pássaros e flores tropicais – uma inspiração clara na natureza e na diversidade do país.

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Os atletas com os uniformes que serão usados na cerimônia de abertura (Foto: Marcello Sá Barreto/AgNews)

Em entrevista coletiva nessa quarta-feira, 6, no Parque Lage, Lenny contou um pouco sobre o processo: “Foi um desafio criar roupas para atletas. É preciso buscar algo que fique bem em todo mundo, pois temos atletas que vão de 1,20m de altura a outros de 2,5 m. Fizemos tudo muito clássico e atemporal. Mas tem que ser assim. Uma Olimpíada sediada no Brasil vai ficar na história, nós temos que poder olhar para tudo daqui a 20, 30 anos e ainda achar tudo bonito”, explicou. Segundo a estilista, foi necessário quase um ano para que o projeto fosse concluído. “Foram 15 dias só pensando, para traduzir tudo que o Brasil representa: diversidade cultural, natureza, fauna. Tudo mesmo. Conseguimos um produto na moda e, ao mesmo tempo, bonito para todos”, disse.

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Quatro atletas serviram de modelo no evento: Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves, da canoagem, Marcus D’Almeida, do tiro com arco, e Aline Silva, da luta olímpica. Vale lembrar que, apesar de a delegação contar com quase mil integrantes, apenas metade deles representarão o país no desfile da cerimônia de abertura do torneio, que acontece no dia 5 de agosto, no Maracanã. A outra metade estará focada na reta final de preparação. Veja, na galeria abaixo, a campanha criada para o lançamento da coleção com fotos de Henrique Gendre e styling assinado por Pedro Sales.

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De acordo com Lenny, que acumula 37 anos de carreira, exporta peças para diversos países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Dubai e outros e é conhecida como a rainha do beachwear carioca, esse foi o trabalho mais marcante de sua trajetória. “Talvez tenha sido o momento mais importante de minha trajetória profissional. Nada mais emocionante para uma estilista do que representar seu país em um evento desse tamanho. A ideia era que os atletas entrassem no desfile no Maracanã e nem precisassem de identificação. É a cara do Brasil”, ressaltou. Quem melhor do que ela para dizer?